Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Sermão - 027


Qual a melhor bênção?
 
 
Ser rico? José
Ter muitos amigos? Casos de hoje - internet
Saber muitas coisas? Salomão
Um bom trabalho? Fazer o que gosta não importa o quê.
Ser pastor? Levar a palavra de Deus!
 
Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros;

Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai.
Gênesis 49:1,2

Há nesta nação um ato que todos deviam imitar. Abençoar as pessoas, principalmente os filhos. Mais qual a melhor bênção que pode acontecer com alguém? Riqueza, amigos, conhecimento, trabalho, servir a Deus!
 
Sei que se perguntasse a vocês... Vocês responderiam rápido (se forem cristãos): servir a Deus. E seria verdade que esta seria a maior bênção... Mas muitos fingem que servem a Deus. E outros tantos servem a Deus sem saber o que estão fazendo. Outros servem ao dinheiro (Mamom).
 
 

 
Mas nós poderíamos escolher as riquezas! Poderia construir igrejas, creches, dar trabalho a muitas pessoas, ensinar, criar escolas, etc. etc. Poderia ser como José o governador mais importante do Egito abaixo de Faraó e levar alimento não somente a minha nação mais a muitos povos ao redor. Saciar a fome de tantos, de multidões e até mesmo da nossa família! Àqueles que nos venderam como escravo. Claro por que não? Sim, se eu tiver um coração guiado por Deus eu usaria bem as minhas riquezas e ajudaria o reino de Deus! Mas... Mas... 
 
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9
 
 
 
Vamos tentar de novo! Talvez se eu tivesse muitos amigos... Poderia fazer tudo que a riqueza permite, por que usando de minha rede de amizade moveria as pessoas a fazerem tudo àquilo que citei antes e também funcionaria. Faria escolas, doaria alimentos, construiriam casas, campos de futebol. Tudo utilizando uma rede de amigos. Mobilizaria uma chacina, levantaria um motim, convocaria uma rebelião ou quem sabe não promoveria uma ditadura numa nação por causa da rede de amigos. Ou criaria uma moda estranha e incutiria na mente das pessoas, ou espalharia um boato perverso... Leia de novo Jer 17:9
 
Acho que não é sempre bênção!
 
 
 
Mas podemos começar de outra forma. E seu fosse o homem com maior conhecimento do planeta! Agora sim... Como Salomão sábio e inteirado de muitas formas de entender e poderia solucionar os problemas das sociedades, das nações! Fome, miséria, falta de moradia, saúde. Segurança, educação... E ai eu poderia usar o meu conhecimento: criaria uma rede de amizade e até mesmo usando minhas riquezas. Ora um homem assim logo fica rico.
 
Como fala os jovens: “só que naum!”
Qual a melhor bênção então? Não é riqueza, não são os amigos, não é o conhecimento... Tudo isto ajuda... Amém? Mas não é a maior bênção!
 
 
 
Quem sabe se eu tivesse o bom trabalho. Sabe aquele lugar que você faz o que gosta e ainda ganha para isto. É bom demais. Com trabalho vem riqueza, vêm os amigos, vem mais conhecimento, e agora sim desta vez sendo um bom trabalhador um homem respeitado por ser honrado agora vai... Agora vai... É bom mais ainda não vai...
 
Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
Eclesiastes 1:1-5

Continue trabalhando o trabalho dignifica o homem.
 
 
 
Eu poderia ser Pastor e levando a palavra de Deus a toda criatura! Sim isto é uma bênção. Conheceria pessoas, pessoas boas ricas, de conhecimento, que tem muitos amigos, e que trabalham e me ajudariam na obra... Tantas coisas poderiam fazer. Sim mas ainda não é isto. Vocês têm visto o que “pastores” tem feito em nosso país e no mundo inteiro? Uma miséria atrás da outra. Com a desculpa de levar a palavra de Deus estão comercializando a fé. Graças a Deus não são todos.
Nós podemos ser a melhor bênção de todas que existe na terra. Gen 49:1,2
 
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
Gênesis 49:8-12

Quem é o descendente de Davi? De que família veio Davi? Quem é o nosso Senhor? A que tribo vocês querem pertencer? 

Vocês querem pertencer à tribo dos ricos?
Vocês querem pertencer a tribo dos famosos, cheios de “amigos”?
Ou talvez se forem como Salomão; foi muito importante, mas...?
Quem sabe vocês não prefiram ser bons trabalhadores...?
Querem frequentar as reuniões dos pastores, serem pastor é uma bênção... Mas não é suficiente...
Vocês precisam ser descendentes da tribo de Judá, filhos de Davi, pela fé filhos de Abraão. Precisam ser Como Cristo é... 
 
Ser Jesus. Ser como Jesus é!
 
 
Veja também:
 
 

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Sermão - 026


O que afasta Deus dos homens?



Nas histórias que ouvimos dos diversos personagens da Bíblia ouvimos falar de pessoas especiais que Deus escolheu e colocou a frente de seu povo. Para orientá-los, ajudá-los, guiá-los, acompanhá-los em sua jornada, governar, etc. São homens escolhidos por Deus que buscaram em sua caminhada mostrar para Deus que poderiam ser confiáveis.

Quantos de nós buscamos estar nesta mesma situação? Muitos. Acredito que todos. Mas o que ocorre com nós homens que nos faz decepcionar Deus em muitas áreas de nossa vida?
Por que Deus muitas vezes simplesmente se afasta de nós?
 

 
Dentre as muitas pessoas que tiveram contato com Deus temos Davi, um guerreiro, um salmista, um rei! Como imaginar que o rei poderia estar muitas vezes decepcionado consigo mesmo diante de Deus?
Deus se afastou dele? Sim e não ocorreu o mesmo com Jó? Sim...

1- Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
2 - Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
3 - Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
4 - Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
5 - Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.
6 - Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.
7 - Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto.

Homens como Davi e como Jó que são exemplos de vida na Bíblia de repente passam por situações complicadas e são provados para serem aprovados por Deus!
Em que você acha que Deus pode estar provando você?




O homem que havia derrotado Golias estava visivelmente perturbado com sua condição. Carregava um fardo difícil sentia na alma um desespero que parecia não mais terminar. Um rei, um sacerdote, um filho de Deus derramando seu coração diante do Pai. Ele estava enfermo e sendo perseguido por muitos inimigos, inclusive internos.
Nossa rápida decisão quanto a esta situação é imediatamente dizer: tem pecado?
Mas Jó nos mostra que Deus deseja mais do homem... Sempre! Não é somente pecado... mas em pecado nascemos...

O que afasta Deus dos homens?
O que afastou Deus deste homem chamado David? Verso cinco ele confessa que não anda exatamente com o Deus deseja. ESTULTÍCIA E PECADOS
O que é estultícia?
s.f. Qualidade, particularidade, característica daquilo que é estulto; que demonstra estupidez ou se comporta de maneira estúpida; tolice, parvoíce.
(Etm. do latim: stultitia.ae)
e Pecado? O que é?
s.m. Religião. Desrespeito à algum preceito religioso; transgressão da lei de Deus ou dos mandamentos da Igreja.

Vocês já sabem o significado de pecado, talvez não conheça o sentido de estultícia...

O que afasta Deus dos homens? Estupidez e transgressão de suas leis...
Davi conhecedor que era um homem falho, embora buscasse a Deus, secou sua garganta em clamor a Deus!
Quando perguntamos a vocês como estão? É arguindo como está você com Deus. Quanto de obediência a sua palavra esta em seu coração? Ou em nosso coração?

 
 
Davi já não era uma criança e como rei governava um povo. Uma multidão de pessoas. Não era um cidade mais várias cidades que estavam sobre o seu controle. Pesava sobre ele a responsabilidade de conduzir um povo segundo a vontade de Deus. Ele ouvia a Deus e a seus mensageiros. Ele próprio era também sacerdote e profeta.

Nós temos a mesma responsabilidade. Quando falhamos não estamos apenas prejudicando a nós mesmos. Existe uma multidão de pessoas: pequena ou grande que serão atrapalhados pelos nossas falhas!
 

 
Isto preocupava Davi e certamente deve nos preocupar também! Verso 6 ele afirma que não deseja envergonhar as pessoas que estão ao seu redor. Mas como? Se ele havia pecado?
Ele afirma e clamava a Deus para que não fosse ele pedra de tropeço para outros. Pois eles buscavam o caminho de Deus, mas olhavam para o seu Rei. Davi chega a falar com Deus sobre pecados que ele mesmo desconhece...
Vocês acham que o seu pecado fica somente entre você e Deus? NÃO É ASSIM. O seu pecado está interferindo na vida das pessoas a seu redor. Acontecia com Davi e certamente conosco também. Por isto clamou Davi para que os outros não fossem confundidos e continuassem buscando a Deus.


Quando nossas vidas estão afastadas de Deus várias coisas podem acontecer:

a) sua família pode se afastar de Deus;
 b) sua igreja pode se afastar de Deus;
c) sua rua pode se afastar de Deus ou a sua cidade, estado, país.

Esta nossa decisão apontada para o pecado e a estultícia prejudica muita gente.
É nossa responsabilidade e Davi sabia disto.
Este Salmo ficou para nos olharmos para dentro de nós, vermos nosso relacionamento com Deus e abandonarmos o pecado e a estultícia por amor a Deus e aos outros.
E não são estes os mandamentos de Jesus? Amar a Deus sobre todas as coisas e a próximo como a ti mesmo?
Davi nos ensina a insistência em buscar a Deus. Para que nosso Pai celestial possa nos restaurar.

Pecamos? Infelizmente sim... Mas temos um Deus perdoador!
.
Bibliografia

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sermão - 025


Quem é Jesus? A importância de Jesus
 

 

Quanto poderia falar para descrever quem é Jesus? Não caberia nas bibliotecas do mundo sua descrição. Contentamo-nos com o pouco que temos da possibilidade de descrevê-lO. Como foi o nascimento de Jesus? Todos já conhecem a história, mas é importante a cada dia mais entendermos um pouco mais.
 
Mateus 2
1 ¶ E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
9 ¶ E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.
11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
12 E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
 
A importância de Jesus – Parece “chover no molhado” falar da importância de Jesus para as vidas, pois muitos creem n´Ele e assim são salvos por Ele. Sua história é conhecida no mundo todo.
Mas a nossa visão deve se elevar e perguntar quantos mais precisam entender como Jesus é importante para eles? Quantos estão comemorando o seu aniversário, que na realidade nem é neste dia (25), sem conhecer de verdade o aniversariante? Jesus não é arvore, nem velhinho, nem bolas coloridas.
 

 
 
N’Ele se cumpre diversas profecias: Miqueias 5:2; Os 11:1; Isais, etc. – Jesus não nasceu como um de nós. Embora haja um santo processo para que cada um de nós viesse a viver o Santo e Justo Jesus foi preanunciado por milhares de anos. Até que veio! N’Ele se cumpre o propósito de Deus de ter uma grande família no seu reino eterno.
 

 
 
Nasceu sendo chamado de Rei – quando as pessoas viam mulheres grávidas naquela época seu filho obedeceria à regra comum da sociedade, ou seja, nascida uma criança de pessoas simples, sem poder, sem ostentação deveria ser uma criança comum e simples no seu viver. Mas precisamos atentar para uma verdade ainda mais absurda sobre a vida de Jesus: quem disse que Ele era Rei foram estrangeiros, que não conhecia sua família, mas que por profecia foi atrás daquele que viria a Ser e reinaria sobre Israel. Ninguém compreendeu naquela época, nem Herodes que tentava eliminar um “concorrente”! Veio para os seus e estes o rejeitaram, por que não entendiam quem Ele verdadeiramente É e qual o seu Reino. Será que nós entendemos o suficiente o seu Reino?
 

 
 
Uma estrela indicou o lugar de seu nascimento – as pessoas que nascem hoje têm festas também: lembrancinhas, bolos, comidas, bombons, presentes. Acredito que neste mundo louco tem quem solte fogos, anuncie nas rádios. Para os “famosos” a mídia faz a divulgação de graça. Mas o nosso Jesus teve um anuncio bem gigantesco. Uma estrela anunciou sua chegada. Vocês sabem realmente o que é uma estrela? Quem é este JESUS?!
 

 
 
Reinos o temeram; e ainda era criança – Naquela época quando uma criança de linhagem real nascia, havia problemas, principalmente se o reino estivesse em disputa. Mas Jesus era filho de um carpinteiro, apesar de ser da linhagem de Davi não fora anunciado pelos parentes como rei. Lembre-se que foram estrangeiros que o anunciaram. Mas foi o suficiente para despertar raiva naqueles que estavam no poder, pois acharam que o reino d’Ele era na terra. Que engano!
 
Muitos se alegraram com Ele ainda menino; Louvaram sua Existência – Os estranhos alegraram-se com Ele e os seus tiveram a notícia do Salvador. Os relatos de que era o menino o Messias se espalhava pela região. Mas nem todos se alegraram com sua vinda Herodes intentou matá-lo.  
 
Reverenciaram-nO e o adoraram - Pois é Deus; Era a promessa de Deus para a salvação do homem. Desde Gênese quando foi dito a Eva que da descendência dela nasceria aquele que pisaria a cabeça da serpente, passando por Davi e a promessa que seu reino seria eterno, ou seja, de Davi sairia o Messias. E assim se cumpriu.
 
Presentearam com: Ouro, Incenso e Mirra; Rei – o ouro é um símbolo de realeza, de pureza; era chegado o reino do Messias sobre a vida das pessoas; o Incenso era símbolo de sacerdócio. Eis a missão de Jesus sacerdote santo a anunciar o evangelho para todos ao seu redor. Mirra é uma árvore que ao ser ferida produz uma substância perfumada. Mas para Jesus a Mirra significava sua morte para nossa vida eterna. A doação de sua vida por todos nós.
 

 
 
Não o delataram quando criança, pois havia de se cumprir sua missão; - Aqueles magos poderiam ter voltado a Herodes e delatado Jesus. Porem não o fez. Ele havia de cumprir sua missão ser o primogênito de muitos filhos para Deus no reino. O primeiro que em seu sacrifício nos trouxe a vida eterna. 
 

 
 
Nossa missão
Agora também nós devemos utilizar de nosso sacerdócio real na pregação do evangelho, levando ao conhecimento de muitos que Cristo Jesus reina sobre nós em Espírito e deseja fazer crescer o seu reino com muitos que o seguem; 
 
E aqueles que se manifestam interessados no reino de Deus tornam-se também sacerdotes e ministros do evangelho levando a boa nova da Salvação a outro;
 
E passando pelos sofrimentos por se declarar como cristãos e filhos do Deus vivo, assumimos a missão de Cristo e tomamos a nossa cruz para que o nome d’Ele seja engrandecido.
 
Jesus Cristo não está mais pregado na cruz e não é mais o menino, mas será sempre o nosso Salvador!
 
Leia também!
 

Este também...

https://sermaoadisposicao.blogspot.com/2019/07/sermao-005-normal-0-21-false-false.html

domingo, 25 de agosto de 2019

Sermão - 024


Quanto de Deus nós temos?



Se eu perguntar a cada um de vocês quanto de Deus você acredita que está em vocês como responderiam? Metade, um terço, 10%, uma perna, uma mão...

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Gênesis 9:6

O que de Deus esta em nós?
Quando Adão foi feito alma vivente era perfeito como os anjos de Deus, porém com a liberdade de fazer tudo que quisesse. Havia uma ressalva apenas: Não buscar o conhecimento do bem e do mal...
Quanto de Deus estava no homem naquele momento? Praticamente tudo, exceto o conhecimento do bem e do mal. Porque como o próprio Deus diz imagem e semelhança d’Ele fomos feito. A queda retirou de Adão quase tudo, mas Deus ainda estava nele.
 


 

E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
Gênesis 5:3

Um pouco de Deus que restou foi transferido para Sete...
Mas a maldade humana ocupou a terra e a terra se corrompia rapidamente. Coisas terríveis estavam acontecendo e Deus desejou exterminar o homem, mas viu alguém que ainda buscava sua presença. E por causa de um homem: Noé, Deus fez apenas uma faxina na terra com muita água.
 
Quanto de Deus estava no homem naquele momento? Retidão e Integridade são os atributos de Deus vistos  em Noé. Foi suficiente para que Deus o separasse para povoar a terra. É certo que outros atributos estavam no coração de Noé, mas ele foi destacado pela sua integridade e retidão.
 
Quanto de Deus está em você?
 
O tempo passou e o homem cobriu novamente a terra com suas criações, seus feitos, mas também com sua maldade, perversidade, falta de amor e muitas outras coisas ruins.
Deus sempre procura sua porção dentro do homem. De repente Deus encontra Jó. 

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Jó 1:8

Viste meu servo Jó: homem íntegro, reto e temente... Disse Deus ao inimigo.
No tempo em que o inimigo estava cirandando sobre a terra, como nos tempos de hoje. Deus mostrou para ele que alguém guardava seus mandamentos. 
 
Alguém representava Deus aqui na terra. E você? Representa Deus aqui na terra com o que?
Jó era além dos atributos de Noé acumulava o temor a Deus. Com este temor Jó esperou sabendo que o seu Redentor vivia e iria acudir. Jó esperou, sendo por isto considerado o homem de paciência, aguardou e mudou o seu entendimento sobre Deus. E falou: Eu conhecia Deus de ouvir falar agora meus olhos viram a Deus. Jó 42:5
 
Quanto de Deus está em você, agora?
 

 
 
Novamente Deus deseja separar homens para que O represente aqui na terra falou a Abrão e pediu que ele saísse de sua terra.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Gênesis 12:1

Imaginem só um homem houve uma voz que se diz Deus e então simplesmente a segue. Nós chamamos isto de fé. Eis a característica de Abraão. Homem de fé. Neste tempo também os homens buscavam mais o seu próprio bem do que o de outros. Ouviam mais os seus próprios princípios do que os princípios de Deus. Deus novamente achou alguém com quem pudesse contar na terra. Pelos atos de Abraão sabemos que ele era íntegro, reto, temente e tinha fé. Era um bom representante de Deus aqui na terra. Deus também sabia disto. E o chamou para dizer-lhe:
 
“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
Gênesis 12:2
 
Como Deus te chamaria se encontrasse com você?
 
 Quanto de Deus está em você?
 
 
A nação já se formara e já enchia a terra, mas não obedecia de todo o Senhor e ficaram escravos no Egito. Mas Deus como sempre deseja ter o homem perto de si e chamou a Moisés para tirar o seu povo da escravidão.  Eles eram grande povo e certamente se tivessem em Moisés um guerreiro haveria ali grande carnificina e o povo sairia da escravidão, mas se tornaria um pequeno povo. Deus precisava de um homem que tivesse outra característica importante: mansidão:

E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Números 12:3

Esta mansidão fez com que ele levasse o povo até Canaã.  E você tem sido manso?
 
Quanto de Deus está em você?
 


 

O povo pediu para si um rei e Deus atendeu as suas súplicas, mas os castigou dando-lhes e um rei louco: Saul. Mas houve um homem corajoso e que levava consigo a presença de Deus.
Já rei era Saul, mas aborrecia a Deus. Então chamou o profeta e disse-lhe:

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:7

A este que seria rei de Israel Deus tomou para si e o considerou um homem segundo o seu coração.
Não era somente isto que carregava Davi em seu coração, mas esta característica chamou a atenção de Deus!
Quanto de Deus existia neste homem: o coração
Quantos querem ter um coração como o de Deus? Sejam como Davi esperem o tempo de Deus, faça a justiça de Deus...
 

 

Quantos outros personagens da Bíblia eu poderia mostrar para vocês e perguntar : quanto de Deus está  dentro de ti agora? Mas vou lhes apresentar o último desta noite!
 
Qual o nome d’Ele? JESUS
 
JESUS...Quanto de Deus havia no homem Jesus? TUDO! 
 

 
 
Assim com Adão Jesus era cheio de Deus, mas ele não cometeu o erro de Adão ao contrário consertou este erro. Adão pecou e ficamos todos destituídos da glória de Deus. Jesus não pecou e nos concedeu tomar novamente a gloria de Deus em nossas vidas! Aceitando como nosso Senhor e Salvador!

Quanto de Deus está em você?

Se vós estais com Jesus: Seu amor, sua justiça, sua mansidão, seu coração, paciência, sua amizade, sua plenitude, integridade, integridade, retidão... Tudo mais vai estar contigo.
 
 

 

sábado, 24 de agosto de 2019

Sermão - 023

Quando?



Muitas profecias têm se cumprindo desde antes da vinda de Cristo. E há ora tristeza ora alegria no meio do povo de Deus. 
Um dos princípios que precisamos observar é: Quem é o povo de Deus? Seremos nós o povo de Deus? Como tem agido o povo de Deus? Ou os que se dizem ser de Deus? Que tipo de ação ou movimento deve ser feito? 
Mas Deus não escolheu somente os Hebreus? E agora somente eles veriam a salvação? O que Cristo nos mostra? 

As perguntas são feitas. Entender as profecias é encontrar o caminho que Deus deseja para nossos corações e assim também perceberemos como Ele, nosso Deus, pretende nos ajudar no processo de transformação de nossas vidas. Ele se interessa e muito por cada um de nós eu não tenho dúvida disto. 
 
As profecias e os profetas indicam tantos caminhos que nos levam a Deus, mas no fundo não existe uma variedade de caminhos. Há uma variedade de palavras que no fundo falam sempre uma coisa somente, ou mostra claramente um caminho. 

Se eu perguntar quem de vocês não saberiam responder? Qual é o caminho?
 
Fácil. Mas eu acho que nos às vezes fazemos as perguntas com um pouco de erro. Talvez nós devêssemos perguntar:  
QUANDO? Quando certas coisas irão acontecer no meio do povo de Deus? Se as profecias já estão ai claramente nos anunciando boas novas. 
 
Quando realmente poderemos desfrutar das profecias que falam de boas novas para um povo chamado Judeu, mas que por misericórdia se estende a nós gentios? Quando a árvore se ajustar!?
 

 
Sofonias 3:13
13 - O remanescente de Israel não cometerá  iniquidade, nem proferira mentira, nem na sua boca se achara língua enganosa.
Serão apascentados, deitar-se-ão e não haverá quem os espante.
14 – Canta alegremente, ó filha de Sião, rejubila, ó Israel!
Regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém!
15 – O Senhor afastou o teu castigo, lançou fora o teu inimigo. O Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu já não verás mal algum.
16 – Naquele dia se dirá a Jerusalém: não temas, o Sião, não se afrouxem as tuas mãos.
17 – O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar. Ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

De uma coisa tenho certeza: Não é mais problema de Deus. Parece-nos claramente que quem está retardando certas coisas acontecerem como sempre... Somos nós. Os humanos, os Judeus, os gentios, as criaturas, os convertidos e não , católicos, crentes, ateus, idólatras, budistas, espíritas, outros pensamentos e filosofias. 
 
TODOS nós temos feito ações que ao invés de ajudar no processo de cumprimento das profecias como a de Sofonias tem retardado e atrapalhado o mover de Deus para os homens. Quando! Quando nós iremos procurar ficar mais atentos aos detalhes que nos levam a conhecer de verdade os caminhos de Deus para nossas vidas? Jonas foi para outro lado, e você?
 
 
Jonas sendo jogado ao mar conforme seu próprio pedido! Veja o livro!
 
O povo guiado por Moisés no deserto faria o caminho num período longo, de certa forma, algo em torno de alguns meses, pois forravam a terra com sua presença, eram mais de um milhão de pessoas, caminhando a pé para uma terra desconhecida e haviam jovens, velhos e crianças, mulheres além dos animais... Não seria possível ser rápido... Quanto tempo demorou a, realmente, tomar posse da terra prometida? 40 anos! Com este tempo, 40 anos, seria possível andarem pela Ásia, Europa e África.

Quando? Vocês desejam entrar nas vossas terras prometidas? Olha bem o que promete Sofonias?
A alegria do cumprimento da profecia se integra ao estado de obediência. Quem de nós realmente tem obedecido a Deus 100%. Misericórdia Senhor! A profecia se cumpre na obediência e a obediência nos leva a caminhos tranquilos que nos reforça a ideia de cuidados por Deus. Ajuntados para perto de Deus e alimentados por Ele. Que isso? 
 



Quando? Depende de nós e não mais de Deus. O caminho foi ensinado... Diversas vezes. Por que será que o povo de Israel ainda não foi todo arrebatado para Deus? Pelo mesmo motivo que nós gentios (videira brava enxertada na videira verdadeira) também não...

Quando estaremos tão fieis a Deus que provocaremos o ciúme necessário ao povo judeu? Quando?
Estamos olhando para a palavra e até entendemos a palavra, mas estamos perdendo tempo com muitas coisas que nos afastam do alcançar as profecias. Quando?
 

 
Quando o seu louvor alcançar os ouvidos de Deus tão forte (e não é volume), mas quebrantamento. “Canta alegremente o filha de Sião...” Olhemos para nós mesmos e perguntemos nosso  louvor foi ouvido por Deus hoje?

Acho estranho quando alguém não consegue nem cumprir um: Feche os olhos! Será que pensa que será roubado? Ou te derrubarão? Ou sei lá o que pensam! Parecem crianças rebeldes que não entendem que mesmo com os olhos fechados ainda lhe faltam tanto para ser ouvido por Deus. Por que os olhos se fecham mais e os ouvidos?

Olho para vocês e percebo em mim como se fôssemos gado quando o dono chama e suas orelhas viram para o local do chamado. Quando será que murcharemos nossas orelhas e ouviremos tão somente o suave som do Espírito de Deus? Ai sim nossas canções serão de alegria pois cantaremos para o Senhor não mais para: o vizinho, o pastor, as crianças, homens, mulheres, o patrão ou para o mundo. 
 


Quando? Cantaremos com quebrantamento o suficiente para atrair a presença do Espírito em nosso louvor? Às vezes sinto! Muitas vezes não. Infelizmente a maioria é não.

Deus já fez a parte d’Ele. Quando faremos a nossa? 
 
O Senhor afastou o seu castigo, Jesus te perdoou? Sim... Sim Jesus venceu o seu inimigo e te livrou dele? Sim sim. Mas Ele está no meio de nós?  O que temos feito para que se cumpram as profecias? Quando estaremos aptos a receber promessas escritas claramente... Neste momento quando entendermos e louvarmos as palavras se materializarão em nossas vidas e simplesmente não veremos mais nenhum mal. 


Como isto nos parece bom. Ou não? Não seria bom estar livres de castigo, livres do inimigo, Jesus no meio de nós, e todo mal afastado de nós... Quando?
Precisa repetir? Ou vocês já entenderam... Nós já entendemos?
 
"16 – Naquele dia se dirá a Jerusalém: não temas, o Sião, não se afrouxem as tuas mãos.
17 – O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar. Ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.”

Vamos tentar louvar a Deus agora? Fechem seus olhos e tapem seus ouvidos. Aqueles que não estiverem interessados, por favor, saiam... Podem ignorar o texto (sermão) e fazer outra coisa. Vão olhar a rua, a lua, o movimento, vai olhar os políticos!