Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2019

Sermão - 024


Quanto de Deus nós temos?



Se eu perguntar a cada um de vocês quanto de Deus você acredita que está em vocês como responderiam? Metade, um terço, 10%, uma perna, uma mão...

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Gênesis 9:6

O que de Deus esta em nós?
Quando Adão foi feito alma vivente era perfeito como os anjos de Deus, porém com a liberdade de fazer tudo que quisesse. Havia uma ressalva apenas: Não buscar o conhecimento do bem e do mal...
Quanto de Deus estava no homem naquele momento? Praticamente tudo, exceto o conhecimento do bem e do mal. Porque como o próprio Deus diz imagem e semelhança d’Ele fomos feito. A queda retirou de Adão quase tudo, mas Deus ainda estava nele.
 


 

E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
Gênesis 5:3

Um pouco de Deus que restou foi transferido para Sete...
Mas a maldade humana ocupou a terra e a terra se corrompia rapidamente. Coisas terríveis estavam acontecendo e Deus desejou exterminar o homem, mas viu alguém que ainda buscava sua presença. E por causa de um homem: Noé, Deus fez apenas uma faxina na terra com muita água.
 
Quanto de Deus estava no homem naquele momento? Retidão e Integridade são os atributos de Deus vistos  em Noé. Foi suficiente para que Deus o separasse para povoar a terra. É certo que outros atributos estavam no coração de Noé, mas ele foi destacado pela sua integridade e retidão.
 
Quanto de Deus está em você?
 
O tempo passou e o homem cobriu novamente a terra com suas criações, seus feitos, mas também com sua maldade, perversidade, falta de amor e muitas outras coisas ruins.
Deus sempre procura sua porção dentro do homem. De repente Deus encontra Jó. 

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Jó 1:8

Viste meu servo Jó: homem íntegro, reto e temente... Disse Deus ao inimigo.
No tempo em que o inimigo estava cirandando sobre a terra, como nos tempos de hoje. Deus mostrou para ele que alguém guardava seus mandamentos. 
 
Alguém representava Deus aqui na terra. E você? Representa Deus aqui na terra com o que?
Jó era além dos atributos de Noé acumulava o temor a Deus. Com este temor Jó esperou sabendo que o seu Redentor vivia e iria acudir. Jó esperou, sendo por isto considerado o homem de paciência, aguardou e mudou o seu entendimento sobre Deus. E falou: Eu conhecia Deus de ouvir falar agora meus olhos viram a Deus. Jó 42:5
 
Quanto de Deus está em você, agora?
 

 
 
Novamente Deus deseja separar homens para que O represente aqui na terra falou a Abrão e pediu que ele saísse de sua terra.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Gênesis 12:1

Imaginem só um homem houve uma voz que se diz Deus e então simplesmente a segue. Nós chamamos isto de fé. Eis a característica de Abraão. Homem de fé. Neste tempo também os homens buscavam mais o seu próprio bem do que o de outros. Ouviam mais os seus próprios princípios do que os princípios de Deus. Deus novamente achou alguém com quem pudesse contar na terra. Pelos atos de Abraão sabemos que ele era íntegro, reto, temente e tinha fé. Era um bom representante de Deus aqui na terra. Deus também sabia disto. E o chamou para dizer-lhe:
 
“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
Gênesis 12:2
 
Como Deus te chamaria se encontrasse com você?
 
 Quanto de Deus está em você?
 
 
A nação já se formara e já enchia a terra, mas não obedecia de todo o Senhor e ficaram escravos no Egito. Mas Deus como sempre deseja ter o homem perto de si e chamou a Moisés para tirar o seu povo da escravidão.  Eles eram grande povo e certamente se tivessem em Moisés um guerreiro haveria ali grande carnificina e o povo sairia da escravidão, mas se tornaria um pequeno povo. Deus precisava de um homem que tivesse outra característica importante: mansidão:

E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Números 12:3

Esta mansidão fez com que ele levasse o povo até Canaã.  E você tem sido manso?
 
Quanto de Deus está em você?
 


 

O povo pediu para si um rei e Deus atendeu as suas súplicas, mas os castigou dando-lhes e um rei louco: Saul. Mas houve um homem corajoso e que levava consigo a presença de Deus.
Já rei era Saul, mas aborrecia a Deus. Então chamou o profeta e disse-lhe:

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:7

A este que seria rei de Israel Deus tomou para si e o considerou um homem segundo o seu coração.
Não era somente isto que carregava Davi em seu coração, mas esta característica chamou a atenção de Deus!
Quanto de Deus existia neste homem: o coração
Quantos querem ter um coração como o de Deus? Sejam como Davi esperem o tempo de Deus, faça a justiça de Deus...
 

 

Quantos outros personagens da Bíblia eu poderia mostrar para vocês e perguntar : quanto de Deus está  dentro de ti agora? Mas vou lhes apresentar o último desta noite!
 
Qual o nome d’Ele? JESUS
 
JESUS...Quanto de Deus havia no homem Jesus? TUDO! 
 

 
 
Assim com Adão Jesus era cheio de Deus, mas ele não cometeu o erro de Adão ao contrário consertou este erro. Adão pecou e ficamos todos destituídos da glória de Deus. Jesus não pecou e nos concedeu tomar novamente a gloria de Deus em nossas vidas! Aceitando como nosso Senhor e Salvador!

Quanto de Deus está em você?

Se vós estais com Jesus: Seu amor, sua justiça, sua mansidão, seu coração, paciência, sua amizade, sua plenitude, integridade, integridade, retidão... Tudo mais vai estar contigo.
 
 

 

9 comentários:

  1. A grande questão hoje é o não discernir o chamado para o esvaziamento de si , para poder experimentar o " sede cheios do Espírito Santo" o não sois de vós mesmos e o lembra de onde tu caístes.

    ResponderExcluir
  2. Há muitos que acham que podem se encher "de Deus" por suas próprias forças. fazendo "manobras espirituais". Além de estarem enganados... Não entendem o que Deus deseja deles... As vezes o que precisamos fazer é: nada! É deixar Deus agir e nos guiar...

    ResponderExcluir
  3. O princípio sempre será o mesmo: quanto menos de mim existir ( obra da carne) muito mais de Deus estará em mim ( fruto do Espírito).
    O caminho é ensinado pelo próprio Senhor Jesus... Tome sua cruz,negue-se a si mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Excelente... Como diz o Louvor: Mais de Ti menos de mim... Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Os atributos comunicáveis de Deus são transmitidos ao homem pelo relacionamento com o Eterno e pela contemplação de Sua Glória. O quanto de Deus está em nós depende do quanto estamos nEle. Sermão muito edificante.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado como em tão tênues palavras, com toda a nossa dificuldade percebemos nossa infinita necessidade de Deus! Obrigado pela sua participação! Vamos crescendo, as vezes devagar, as vezes mais um pouco... Deus seja a nosso favor!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu amigo pelo sermão, as pessoas hoje vive apenas para satisfazer seu desejos carnais.

    ResponderExcluir
  8. Esta é uma percepção válida. Nós temos que, na medida do nosso possível, apresentar as mudanças de Deus em nós. Para que sendo exemplo para outras pessoas possamos representar o Reino.

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!