Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2019

Sermão - 023

Quando?



Muitas profecias têm se cumprindo desde antes da vinda de Cristo. E há ora tristeza ora alegria no meio do povo de Deus. 
Um dos princípios que precisamos observar é: Quem é o povo de Deus? Seremos nós o povo de Deus? Como tem agido o povo de Deus? Ou os que se dizem ser de Deus? Que tipo de ação ou movimento deve ser feito? 
Mas Deus não escolheu somente os Hebreus? E agora somente eles veriam a salvação? O que Cristo nos mostra? 

As perguntas são feitas. Entender as profecias é encontrar o caminho que Deus deseja para nossos corações e assim também perceberemos como Ele, nosso Deus, pretende nos ajudar no processo de transformação de nossas vidas. Ele se interessa e muito por cada um de nós eu não tenho dúvida disto. 
 
As profecias e os profetas indicam tantos caminhos que nos levam a Deus, mas no fundo não existe uma variedade de caminhos. Há uma variedade de palavras que no fundo falam sempre uma coisa somente, ou mostra claramente um caminho. 

Se eu perguntar quem de vocês não saberiam responder? Qual é o caminho?
 
Fácil. Mas eu acho que nos às vezes fazemos as perguntas com um pouco de erro. Talvez nós devêssemos perguntar:  
QUANDO? Quando certas coisas irão acontecer no meio do povo de Deus? Se as profecias já estão ai claramente nos anunciando boas novas. 
 
Quando realmente poderemos desfrutar das profecias que falam de boas novas para um povo chamado Judeu, mas que por misericórdia se estende a nós gentios? Quando a árvore se ajustar!?
 

 
Sofonias 3:13
13 - O remanescente de Israel não cometerá  iniquidade, nem proferira mentira, nem na sua boca se achara língua enganosa.
Serão apascentados, deitar-se-ão e não haverá quem os espante.
14 – Canta alegremente, ó filha de Sião, rejubila, ó Israel!
Regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém!
15 – O Senhor afastou o teu castigo, lançou fora o teu inimigo. O Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu já não verás mal algum.
16 – Naquele dia se dirá a Jerusalém: não temas, o Sião, não se afrouxem as tuas mãos.
17 – O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar. Ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

De uma coisa tenho certeza: Não é mais problema de Deus. Parece-nos claramente que quem está retardando certas coisas acontecerem como sempre... Somos nós. Os humanos, os Judeus, os gentios, as criaturas, os convertidos e não , católicos, crentes, ateus, idólatras, budistas, espíritas, outros pensamentos e filosofias. 
 
TODOS nós temos feito ações que ao invés de ajudar no processo de cumprimento das profecias como a de Sofonias tem retardado e atrapalhado o mover de Deus para os homens. Quando! Quando nós iremos procurar ficar mais atentos aos detalhes que nos levam a conhecer de verdade os caminhos de Deus para nossas vidas? Jonas foi para outro lado, e você?
 
 
Jonas sendo jogado ao mar conforme seu próprio pedido! Veja o livro!
 
O povo guiado por Moisés no deserto faria o caminho num período longo, de certa forma, algo em torno de alguns meses, pois forravam a terra com sua presença, eram mais de um milhão de pessoas, caminhando a pé para uma terra desconhecida e haviam jovens, velhos e crianças, mulheres além dos animais... Não seria possível ser rápido... Quanto tempo demorou a, realmente, tomar posse da terra prometida? 40 anos! Com este tempo, 40 anos, seria possível andarem pela Ásia, Europa e África.

Quando? Vocês desejam entrar nas vossas terras prometidas? Olha bem o que promete Sofonias?
A alegria do cumprimento da profecia se integra ao estado de obediência. Quem de nós realmente tem obedecido a Deus 100%. Misericórdia Senhor! A profecia se cumpre na obediência e a obediência nos leva a caminhos tranquilos que nos reforça a ideia de cuidados por Deus. Ajuntados para perto de Deus e alimentados por Ele. Que isso? 
 



Quando? Depende de nós e não mais de Deus. O caminho foi ensinado... Diversas vezes. Por que será que o povo de Israel ainda não foi todo arrebatado para Deus? Pelo mesmo motivo que nós gentios (videira brava enxertada na videira verdadeira) também não...

Quando estaremos tão fieis a Deus que provocaremos o ciúme necessário ao povo judeu? Quando?
Estamos olhando para a palavra e até entendemos a palavra, mas estamos perdendo tempo com muitas coisas que nos afastam do alcançar as profecias. Quando?
 

 
Quando o seu louvor alcançar os ouvidos de Deus tão forte (e não é volume), mas quebrantamento. “Canta alegremente o filha de Sião...” Olhemos para nós mesmos e perguntemos nosso  louvor foi ouvido por Deus hoje?

Acho estranho quando alguém não consegue nem cumprir um: Feche os olhos! Será que pensa que será roubado? Ou te derrubarão? Ou sei lá o que pensam! Parecem crianças rebeldes que não entendem que mesmo com os olhos fechados ainda lhe faltam tanto para ser ouvido por Deus. Por que os olhos se fecham mais e os ouvidos?

Olho para vocês e percebo em mim como se fôssemos gado quando o dono chama e suas orelhas viram para o local do chamado. Quando será que murcharemos nossas orelhas e ouviremos tão somente o suave som do Espírito de Deus? Ai sim nossas canções serão de alegria pois cantaremos para o Senhor não mais para: o vizinho, o pastor, as crianças, homens, mulheres, o patrão ou para o mundo. 
 


Quando? Cantaremos com quebrantamento o suficiente para atrair a presença do Espírito em nosso louvor? Às vezes sinto! Muitas vezes não. Infelizmente a maioria é não.

Deus já fez a parte d’Ele. Quando faremos a nossa? 
 
O Senhor afastou o seu castigo, Jesus te perdoou? Sim... Sim Jesus venceu o seu inimigo e te livrou dele? Sim sim. Mas Ele está no meio de nós?  O que temos feito para que se cumpram as profecias? Quando estaremos aptos a receber promessas escritas claramente... Neste momento quando entendermos e louvarmos as palavras se materializarão em nossas vidas e simplesmente não veremos mais nenhum mal. 


Como isto nos parece bom. Ou não? Não seria bom estar livres de castigo, livres do inimigo, Jesus no meio de nós, e todo mal afastado de nós... Quando?
Precisa repetir? Ou vocês já entenderam... Nós já entendemos?
 
"16 – Naquele dia se dirá a Jerusalém: não temas, o Sião, não se afrouxem as tuas mãos.
17 – O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar. Ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.”

Vamos tentar louvar a Deus agora? Fechem seus olhos e tapem seus ouvidos. Aqueles que não estiverem interessados, por favor, saiam... Podem ignorar o texto (sermão) e fazer outra coisa. Vão olhar a rua, a lua, o movimento, vai olhar os políticos!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!