Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Sermão - 017


O que esperamos de Deus?



Que tu queres que vos faça? - Marcos 10:36, Mateus 20:32, Lucas 18:41
 
O que vocês desejam de Deus? Podeis pedir... Não sejais tímidos... 
 
Oração de petição poderíeis fazer. Faça-o agora! 
 
Quando Jesus disse aos discípulos, aos leprosos e ao cego: Que tu queres que vos faça? De nenhuma forma era uma pergunta em vão! 
 
O que esperamos de Deus? 
 
O que desejamos que Ele nos faça? Pedimos tantas coisas... Por que temos muitas necessidades! É verdade. 
 
Às vezes pedimos bem... Às vezes não! Mas pedir como dizia um colega meu “pedir é um direito universal” e o mesmo colega falava: “Não também é resposta.”
 
Mas o vosso Deus deseja cuidar de vos e pretende dizer sempre sim... Mas tudo depende de: arrependimento e relacionamento com Ele.


Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor.
O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.
O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Sofonias 3:12-17

Antes vamos ler ainda Sofonias 3 no início:
 
Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora!
Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no Senhor; nem se aproximou do seu Deus.
Sofonias 3:1,2




Um alerta é dado a uma cidade, a um povo. Este povo que já se encontrava em grande parte escravizado insistia em fazer o que não agrada a Deus. Deus olhando para o todo encontra um remanescente de pessoas que poderia ser tratado e assistido por ele. Poderia melhorar em seu comportamento e buscando a Deus encontrariam misericórdia d´Ele.

O que esperamos de Deus? A resposta depende mais de nós mesmos do que d´Ele.
Deus olha para nós com olhar de misericórdia todos os dias, melhor dizendo o tempo todo. E a palavra diz que:

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22




É simplesmente lindo assim. Então o que precisamos fazer? A resposta é tão óbvia que eu poderia ficar em silencio e vocês mesmos saberiam a resposta.
Como diz o professor Raimundo da escolinha vou ajudar vocês. Vou mudar apenas o final da frase: vocês merecem!
É o nosso comportamento, a nossa falta de humildade e arrogância que tem nos afastado de Deus. Sim também isto. E ele afirma ainda um povo pobre. Mas não é pobreza material vejam outras versões:

12 Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor.” E ainda: “12 Deixarei subsistir no meio de ti um povo humilde e modesto, que porá sua confiança no nome do Senhor.”.

Em outras situações temos pessoas simples... E neste sentido é o contrário de complicado. 
 
Muitas vezes nos complicamos nosso relacionamento com Deus. É não é somente com os outros como fazemos sempre complicamos também com Deus. Ele deseja simplesmente nos atender, conquistar nosso coração e nos fazer o bem. 
 
Ele diz: “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.” 
 
E nos como agimos? Será que assim de vez em quando a iniquidade em nosso coração? Será que sem querer proferimos mentiras? E às vezes querendo? Será que temos em nos língua enganosa? Que isto?
Mas Ele deseja nos apascentar, nos fazer deitar em local seguro e ninguém nos espantará!
 
Eu amo este Deus e vocês?
 

 

Achas pouco este amor? Mas Deus tem muito mais para cada um de nós. Assim como ele tratou Israel, Judá e Jerusalém com a melhor intenção. Com desejo de salvá-los, de resgatá-los e cuidar deles. Deus pretende fazer o mesmo com a gente. 
 
Todavia nós fazemos o contrário do que sua palavra nos pede: “Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.”. Murmuramos reclamos e sabe La o que mais nos fazemos contrário a este versículo. 
 
Glorificar o nome de Deus não dói, não gasta e às vezes pode te fazer passar vergonha. Sim talvez seja verdade.
 
Você se envergonha de ser cristão? Como cantará alegremente o Israel, com vergonha de seu Deus?
Glorificar o nome de Deus é o caminho para alcançar o coração d´Ele e ai é somente esperar por que Deus deseja agradar o seu coração.


O que esperamos de Deus?
 
Queremos que ele nos livre das armadilhas do inimigo: humano e espiritual. Mas confiamos n´Ele? Como agimos? Entrega tua causa a Deus e espera o seu mover por que a palavra de Deus afirma que a solução esta n´Ele. Por que ainda teme o teu coração?
 
“O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.”
 
Quando esta palavra se tornará uma realidade na sua vida? Hoje! Comece hoje e vá adiante não temas o pequenino bichinho de Jacó o Senhor é contigo.




“Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.”
 
As palavras de Deus são como ordem positiva que nos leva a alegria e a certeza da salvação. O que nos falta então para entrarmos de cabeça neste propósito? Arrependimento e relacionamento com Deus!
 
Quando um filho apronta alguma coisa errada, e engraçado até mesmo os cachorrinhos fazem assim, ficam se escondendo dos pais, do dono... de Deus!
Nós aprontamos contra Deus e ficamos nos escondendo! Adianta alguma coisa? Pergunta retórica. Eu sei que não, e você também sabe que não, mas cadê a prática? 
 




Calma povo de Deus!... Já fazemos algumas coisas. Precisamos melhorar. 
 
Deus sabe de tudo! Ele ouve, vê, e conhece! Vocês acham que estão escondendo de quem? 
 
Suas mãos se enfraquecem por que tentamos nos afastar de Deus como se fosse possível. Não é possível se esconder de Deus. Pronto! 
 
Deus que fortalecer suas mãos, mas deixa-O agir em sua vida tomes a tua decisão de mudança real. Clame a Ele por misericórdia nas áreas em que você tem sido derrotado. Peça a Ele que se cumpra Sofonias em sua vida, mas dê oportunidade... 
 
Faça a sua parte deixe esta bênção de transformação alcançar sua vida.

O que esperamos de Deus?



O que esperamos de Deus?
 
“O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.”
 
O Senhor nosso Deus, nosso Pai, nosso Salvador... Tem alegria em nos conceder tudo que queremos... Tudo que esperamos...

2 comentários:

  1. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo por nós deixado um manual escrito que nos conduzirá ao reino dos céus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua participação. Deus seja o teu professor!

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!