Pesquisar este blog

sábado, 3 de agosto de 2019

Sermão - 013


O que acontecerá com os ímpios?



As pessoas sem conhecimento de Deus andam segundo seus próprios entendimentos! 
Não desejam seguir a Deus ou a Jesus seu filho. 
Fazem o que desejam, ou seja, tudo que lhe apraz e, quase sempre, tudo errado. 
Não ouvem conselhos e são tragados pela sua própria ignomínia (grande desonra infligida por um julgamento público; degradação social; opróbrio). 
Caminham por lugares tortuosos de acordo com seus próprios interesses. 
Buscam a alegria falsa e temporária. 
Eles acham que tem vitória, mas se enganam por que o que eles comemoram são vantagens materiais adquiridas com roubo, falsidade e astúcia. 
Atributos do próprio diabo.
Depois de falar todas estas coisas fortes pergunto: Será que somos ímpios?
Importante mostrar o conceito de ímpio: "... que ou aquele que não tem fé ou que tem desprezo pela religião."
 
Isaias 9:17 ” por isso o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadecerá dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda a boca profere doidices; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. ”
 
Quando estamos na igreja de Jesus nos acostumamos a ouvir que somos a Israel de Deus. Que somos a “videira braba” enxertada na videira verdadeira e é verdade. E as promessas para nós são claras em várias partes de Sua palavra, mas Deus deixa ainda mais claro o destino de pessoas que não são seu povo, ou seja, que pertencem a outro povo que não deseja estar com Deus.
 
 
Temos a parte boa e para refrescar nossa mente veremos no texto de Isaias!
A esperança de Israel
“Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida (escurecido); envileceu (humilhou) nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu (engradeceu) junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.
Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.
Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”
 
Como é mesmo o nome do sermão? O que acontecerá com os ímpios?
O texto que exalta e mostra para a Israel de Deus o caminho da salvação segue informando claramente a condenação dos ímpios.
 
 
Vamos deixar? Permitir que eles se entreguem condenação? Ficaremos de braços cruzados e sem informar o que espera por eles? Qual a melhor forma de apresentá-los ao Salvador? Nosso redentor? 
 Nós somos a Israel de Deus! Temos que fazer algo...
O que acontecerá com os IMPIOS? Isaías 9:8-21. Esta nação no texto apresentada é a mesma nação de Israel, longe da presença de Deus.
 
 
“8 - O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ela caiu em Israel.
9 - E todo este povo o saberá, Efraim e os moradores de Samaria, que em soberba e altivez de coração, dizem:
10 - Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas em cedros as mudaremos.
11 - Portanto o Senhor suscitará, contra ele, os adversários de Rezim, e juntará os seus inimigos.
12 - Pela frente virão os sírios, e por detrás os filisteus, e devorarão a Israel à boca escancarada; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
13 - Todavia este povo não se voltou para quem o feria, nem buscou ao Senhor dos Exércitos.
14 - Assim o Senhor cortará de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia
15 - (O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda).
16 - Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos.
17 - Por isso o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadecerá dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda a boca profere doidices; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
18 - Porque a impiedade lavra como um fogo, ela devora as sarças e os espinheiros; e ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão em espessas nuvens de fumaça.
19 - Por causa da ira do Senhor dos Exércitos a terra se escurecerá, e será o povo como combustível para o fogo; ninguém poupará ao seu irmão.
20 - Se colher à direita, ainda terá fome, e se comer à esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço.
21 -1Manassés a Efraim, e Efraim a Manassés, e ambos serão contra Judá. Com tudo isto não cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
 
Eis a condenação dos ímpios, ou dos que estão afastados  de Deus:
 
1)      Temos uma palavra de aviso: o Senhor diz a Jacó e tomou conhecimento Israel. Deus lembra que o nome original de seu povo é enganador ao mesmo tempo em que reforça que foi alterado para príncipe de Deus. Verso 8
 
2)      A soberba dos ímpios -  eles cativos em Samaria não guardavam a palavra de Deus e acreditavam que poderiam fazer tudo. E assim que as pessoas vivem no mundo acreditam que são alguma coisa, mas são cativos do mundo. Verso 9-10
 
3)      A mão de Deus será contra eles e levantará contra eles inimigos do bem. Inimigos surgem contra os que não seguem os conselhos de Deus – verso 11
 
4)      A guerra surge de todos os lados. Quantos enfrentam problemas que parecem surgir de todo lugar. E não somente isto, mas são derrotados diversas vezes – verso 12
 
5)      A falta de senso e arrependimento – Deus avisa. Mostra o seu poder e através da boca dos profetas mostra um caminho melhor, mas eles preferem sofrer seguindo sues próprios projetos... verso 13
 
6)      A vingança de Deus. Quem guia o ímpio para estupidez? Quem levou o povo de Israel a se afastar de Deus. Eram lideres e profetas falsos. Acaso é diferente nos tempos de hoje? Quantos são os que têm desviado o povo da presença de Deus? Verso 14 e 15
 
7)      Guias enganadores. Deus fala claramente que estes líderes e profetas estão levando o povo a destruição. Muitos dizem que importa adorar a figurações? "Vamos ver os minerais e os poderes sobrenaturais... Vamos ver as cores e reverencias as plantas e animais  belos." Ora são tudo criaturas de Deus, mas não são maiores que Deus. Verso 16
 
 

 
 
8)      O desprezo de Deus pelos ímpios!
 
a)      Deus se entristece e não mais pode se regozijar nos jovens. A tristeza de Deus é por que claramente deveria ter alegria com os jovens da nação. E não tem...verso17a
b)      Deus desejava cuidar das viúvas e órfãos, mas estes são de um mesmo povo imprudente e afastado. Portanto não receberão o cuidado de Deus.
 
 
O poder de Deus!
1)      O Senhor invocará com o fogo – queimara tudo que estiver a frente - verso 18
2)      Queimará não somente árvores, mas o povo que vive na terra será como combustível... – verso 19
3)      Desastre atrás do outros, mas havendo alimento a fome não se afastara das pessoas ao ponto de devorarem sua própria carne, ou seja, loucura -  verso 20
4)      Guerra entre irmãos, Efraim e Manasses sãos os filhos de José que é irmão de Judá, portanto povos irmãos lutando uns contra os outros – verso 21
 
 
 (A figura mostra a estrutura do inferno de Dantes, uma alegoria)
 
O que acontecerá com os ímpios?
De que povo você deseja fazer parte?
Queres ser da Israel obediente a Deus?
Ou participar da congregação dos ímpios?                           
 
A escolha é sua! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!