Pesquisar este blog

domingo, 10 de maio de 2020

Sermão - 062


Ouvir a Deus II



Há outros sermões onde vocês vão ver este mesmo tema: ouvir a Deus. Uma vez falamos de ouvi-lo e num outro falei de muitas vozes... 
 
Agora gostaria de chamar atenção de todos para uma coisa óbvia, todavia muitos são os que acham que estão ouvindo e na realidade estão surdos para a palavra de Deus. 
 
As vezes pergunto a mim e ao Espírito Santo: Sou eu! Assim como os discípulos perguntaram a Jesus: Sou eu mestre? Também pergunto a Deus se tenho ouvido a voz d’Ele. Ou estou vagando minha mente em outros caminhos? E vocês a quem tem dado ouvidos? Quem tem guiado o seu caminho? Quem tem dito “verdades” para vocês... São verdades? Ao ouvir o que você tem mencionado a outros? A Verdade?

"Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram."

Mateus 13:15-17

Há neste texto e palavra de Jesus uma imensa quantidade de informações... Quero primeiro alertar que ouvir nem sempre significa que você guardou aquela palavra!  Era disto que Jesus estava falando: ouvem de malgrado, não prestam atenção... e fecham seus olhos e não dão atenção correta para o que estavam vendo... E nem sempre ver e entender o que está adiante de si e levar adiante a imagem.
 
Será que todos querem ouvir a palavra de Deus?
 
A resposta deveria ser direta e um sim ecoaria pelo espaço..., Mas será que, realmente, todos querem ouvir a palavra de Jesus? Jesus disse que muitos ansiaram por ouvir aquelas palavras e não as ouviram! Mas muitos estavam desprezando.... No fim ele deixa sua mensagem...
 
Quem quer ouvir a Jesus? Então:
 
i)                    Vamos transformar estes corações de pedra. É preciso retirar este coração de pedra que muitas vezes temos na caixa do peito e colocar no lugar aquele que Deus deseja nos dar, retirarei de vos este coração de pedra e vos darei um coração de carne. Nós podemos responder, mas eu tenho um coração de carne. Tenho sentimentos! Quando você olha para a pessoa que te roubou, machucou, te xingou, riscou o seu carro, falou mal de seus parentes, cuspiu em você, te trapaceou, etc. com este coração ai! Ele é de carne? Responda para si. Lembra! Deus já te ouviu!
 

 
 
ii)                   Abra os seus ouvidos para ouvir com atenção – as vezes nós encontramos alguém na rua, na sarjeta, e ele quer falar conosco e nós ignoramos. Nem sempre as pessoas estão somente pedindo algo! Quando um parente nosso deseja falar, desabafar, aliviar suas magoas... Quando um irmão da igreja deseja que nós estejamos dando um pouquinho de atenção a suas palavras... Quando Deus que falar conosco e na nossa pressa eclesiástica simplesmente ignoramos. É preciso acalmar nosso coração para ouvir com o coração. Algumas vezes vamos ouvir coisas vãs sim... Mas deixa Deus te usar para ouvir diligentemente.
 

 
 
iii)                 Abra os seus olhos – Espirituais. Vemos muitas coisas nas mídias, na TV, nas ruas, mas não estamos mais valorando o que é preciso. Porque? É muita informação que ocupa nossa mente. E a partir deste amontoado de coisas passamos a não importar mais com o que vemos! Pronto ficou cego! É disto que Jesus estava falando;
 

 
 
iv)                 Entenda a Profecia e faça a sua parte – Olha que o texto é uma profecia que sucedeu de imediato. Jesus disse “Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, ”... Muitos dos escribas, fariseus e dos saduceus não entenderam. Embora fossem entendidos da palavra de Deus, do Pentateuco, não perceberam que as palavras do livro estavam mencionando Jesus! E surdos e cegos não viram o Messias! E o Crucificaram! E o que Jesus queria... 
 
v)                   Veja o que está adiante de ti – Veja com os seus olhos que o Redentor de vossa alma, já chama! Que o Advogado já está ai diante de ti! Que Ele clama que apenas VEJA e passe a realizar em sua vida o que Ele deseja; então...
 
vi)                 Ouça com os seus ouvidos – na realidade a palavra certa seria escutar, por que escutar significa “estar consciente do que está ouvindo”. E diante desta consciência você guarda a mensagem e a transforma em algo útil na sua vida e na vida de outras pessoas. 
 
vii)               Ouça com o coração - Ele queria que a mensagem da Cura chegasse a muitos.... Através daqueles que estavam perto dele... Para ouvir guardar a mensagem e fazê-la alcançar a muitos. Para isto era preciso ouvir com uma dimensão especial. Uma vez que você entenda adequadamente uma mensagem aí passamos para outro nível;
 

 
 
viii)              Se converta – Alguns vão dizer, mas já somos convertidos. Como pode ser isto. Os escribas, saduceus e fariseus eram convertidos. Mas não seguiram a Jesus. Porque? Por que não ouviram, não viram, não guardaram em seus corações e simplesmente ignoraram a Jesus e não se converteram a nova realidade de Deus. Então eram cegos e surdos espiritualmente. Como estamos nós neste quesito? Por que agora pode vir o melhor...
 
ix)                 Se cure – Ou melhor deixa Jesus te curar -  Jesus disse: “, e eu os cure. ” A intenção de Jesus é que eles ouvindo, vendo, e obviamente, compreendendo o reino se curassem de suas cegueiras espirituais. De seus problemas de compreensão, da surdez e de muitas outras enfermidades que estão bloqueando a visão do povo para isto acontecer é seguir os passos de Jesus e tudo ele fará;
 
Bem-aventurados vós os que ouvem e veem, por que muitos no passado e no presente não tem visto nem ouvido tais mensagens... 
E desejam no fundo de seu coração tais palavras e não as tem. Muitos procuram a luz da palavra de Deus e não conseguem vê-la. 
 
Eles até desejam... simplesmente não as tem. E nós que a temos com abundância o que temos feito com toda esta palavra derramada em nossos corações?
 

 
 
O que nós temos feito com tudo que tem sido dito e mostrado para nós? Estamos iguais aos fariseus e saduceus e escribas. Surdos e cegos para a verdadeira palavra de Deus? Estamos ouvindo ZAP e Facebook e outras mídias e perdendo o gosto pela palavra de Deus. Quando foi que você buscou na fonte (Bíblia) pela última vez?
 
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
 
Selá!

4 comentários:

  1. verdade,minha verdade pelo menos, tenho que aprender a ouvir mais a voz do Senhor,preciso abrir meus ouvidos, meus olhos, assim meu coração também vai se abrirá.

    ResponderExcluir
  2. Percebendo que a voz de Deus anuncia boas novas o tempo todo! Claro também emite sentença! Afinal Deus é Deus! O amor d´Ele por nós é grandioso, mas precisamos ler sua palavra e ouvir a Sua voz!

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade! Eu mesma preciso buscar mais da fonte" a Bíblia". Abrir meus olhos e ouvir mais a palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e bom dia Luciana, Importante saber da percepção de vocês sobre o sermão. Estamos continuamente atualizando para melhor ser compreendido por todos. Vejo como uma forma de Deus falar com todos. Abraço.

      Excluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!