Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Sermão - 016


O Jejum de Ester!   ---   Ester 4:16a



Quando poderemos ver de forma prática e grandiosa o favor de Deus? Quando lemos a palavra e ouvimos as histórias de: Abraão, Isaque, Raquel, Israel, Moisés, Miriã, Josué, Gideão, Debora, Davi, Salomão, Esdras, Neemias, Ester e tantos outras que viram maravilhas como fica o nosso coração? Acaso nós somos diferentes destes homens e mulheres ao ponto de não poder ver mais os milagres de Deus?
 
Deus afirma: 
Isaías 59-  Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.”. 
 
O que nos falta? O que podemos fazer? Qual exemplo de vida precisamos para adentrar nesta possibilidade de ver as maravilhas de Deus?
 
Acho que: uma parte importante é saber se queremos ver maravilhas devemos compreender que não é somente para nós. Ver que na Bíblia além dos milagres individuais ocorreram os coletivas ou ainda os altruístas. Onde alguém do povo pensava no povo e em outras pessoas. Pensar o coletivo.
 
 
 
Ester 4:16
16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

O ato de procurar o favor do rei humano, passa pela intensa procura do favor do Rei principal. E pode ser feito sozinho ou em grupo.
Neste caso Ester todo o povo FOI conclamado e mobilizado a tomar parte de um a decisão importante para ela e para eles. Todos precisavam de um milagre. Eles nem necessitaram perguntar, foram instados a fazer algo. Caberia a eles obedecerem ou não ao chamado de Ester!
 


A sentença de morte para Ester era prévia. Havia decreto informando que qualquer pessoa que invadisse o palácio para estar diante do rei sem ser chamado deveria ser morto!
O milagre ainda não existia. Precisou ser construído por uma pessoa ou várias! Como fazer? Jejum...
Quer ver milagres? Jejum, mas pensando em outras pessoas não em si mesmo. No coletivo!
Não é pecado  jejuar por si, mas milagres são frutos de mobilização altruístas por um ou vários motivos. Por muitas pessoas.

Quem quer ver milagres? Jejum...
A palavra Jejum no latim (Jejunus) sua origem nesta forma é “seco, vazio, sem comer, magro”. O que indicaria esvaziar-se. No Hebraico o termo  é anah nepheshque significa afligir a alma.
O intento e abster-se de algo que demonstre que você pode controlar seu corpo e sua alma. 




As consequências do Jejum de Ester foram:
 
A)     Ester 5:2 – agradou ao rei! Humano e Espiritual por quem muda o coração é Deus! Não foi a beleza de Ester. Por que se assim fosse pessoas belas não seriam sujeitas as violências que infelizmente vemos ocorrer. O que fez Ester agradar o rei humano foi ter agradado ao Rei Espiritual;
 
B) 5:2b – A sentença de morte se foi, se esvaiu, desapareceu... o milagre começa a se formar e o Cetro do rei e do Rei são erguidos para o nosso favor!
 
C)     5:2b e c – Se aproximar do rei e do Rei – tu poderás não somente ter agradado ao rei/Rei, e viver por que O agradou, mas também ousadamente se aproximar d´Ele.
 
 

 
D)     5:3a – Obterá favores do Rei, espirituais e físicos – O Rei pergunta: o que queres? Com Ester o rei disse e até metade do meu reino lhe será concedido. O nosso Rei apesar de sermos indignos nos oferece o reino inteiro. Não merecemos nem estar vivos e Ele nos concede bênçãos sem limite. Selá!
 
E)      5:3b – o Rei te oferece um milagre – um rei pagão oferecer a uma mulher judia e estrangeira metade de seu reino é extraordinário! Sabem o que é isto? Nada... Diante do que o Rei pode nos oferecer... Como Ele diz uma alma vale mais que o mundo inteiro! Com Deus é assim!
Queres ver milagres? Jejum
 
F)      7:2 – Vida e até vingança – a palavra diz claramente que a vingança pertence ao Senhor. Não precisamos fazer nada a não se agradar ao Rei – o milagre foi crescendo com Ester quando o rei reforça o seu interesse por ela em agradar. Mas a sentença de morte sobre Ester ainda estava ativa. O decreto contra os judeus ainda está ativo e Ester pediu ao rei dá-me vida!
 
 

G)     8:11 – Agora o milagre – a vida não somente é concedida pois todos teriam suas vidas e acaso fossem ameaçados poderiam defender-se inclusive causando grande dano a seus perseguidores. Neste ponto aqueles que queriam ser inimigos dos judeus passaram a se fazer judeus para não sofrer dano.

O milagre de Deus esta à porta para se realizar da melhor forma possível. Cabe a nós materializar os favores do Rei através de ações que possam agradar a Deus.

Agradar a Deus passa pelo sacrifício simples de não agradar a carne. Afligir a carne é o significado do jejum. Para a morte. Sim no sentido espiritual do processo de matar a carne para que possamos obter favores do Rei e por fim vermos nosso milagre.
 
 

 
Bibliaonline.com.br

4 comentários:

  1. ...E poderoso para fazer infinitamente mais! Muitas vezes desejamos confiar em pessoas "poderosas" para nos ajudar! Entenda! Deus é suficientemente poderoso para fazer qualquer coisa por nós! Creia!

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!