Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Sermão - 015


Nossos pedidos são atendidos?
 
 

Quando vamos a uma pessoa importante, no reino humano, fazemos com respeito com intuito de sermos atendidos. Se achamos que temos um direito e então vamos a justiça clamamos para conseguir aquilo que é nosso por direito. Pedimos. No reino espiritual também é assim os pedidos podem ser realizados. Mas dependem de algumas condições importantes.
 
Na justiça: uma petição, feita por advogado, um número de assinantes, uma votação num congresso e por fim a assinatura do presidente, que pode vetar. Há muitas formas de se conseguir... Mas tudo passa por caminhos. 
 

 
 
Pedir é nosso direito. Obter depende de nosso merecimento.
 
Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.
Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
Esdras 8:21-23

Nossos pedidos são atendidos?
 
Quando Esdras já havia obtido uma vitória que foi ser liberado para cumprir a ordem de Deus ele se deteve lembrando que havia outros inimigos que os rodeavam. As pessoas que moravam nas redondezas não desejam permitir que Israel se reerguesse e que o templo fosse reconstruído. Esdras preparou para fazer parte do processo de reconstrução do templo. Havia anunciado aos reis o que se precisava fazer e obtivera autorização. Inclusive para obter materiais e bens para a conclusão do templo.
 
O rei Artaxerxes decretou que ajuda seria dada aos homens que seguiam Esdras.
 
Ora então por que Esdras decretou um jejum? Visto que tudo já se havia concedido.
 
 
 
Às vezes nos cometemos este erro achar que tudo já esta pronto. Deus nos protege? Sim. Cuida de nós? Sim. Alimenta-nos. Sim. Mas há situações em que precisamos estar ainda mais atentos. Ainda mais seguros, muito mais preparados para enfrentar.
 
Este relacionamento mais próximo, mais profundo com Deus exige um esforço extra de nós. Jejum e oração.
 

 
 
Esd 8:21 – Apregoou um Jejum. Não uma somente pessoa, mas um grupo de pessoas em prol de uma situação comum. E não somente o jejum, mas um ato de humilhação diante daquele que pode atender. E claro a petição.
O próprio Jesus nos dá um ensinamento profundo sobre algumas questões. Quando Ele mandou seus discípulos a curar um menino e eles voltam sem obter êxito e perguntam por que não conseguiram? 
 
E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?
E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.
Marcos 9:28,29
 
Se olharmos o texto antes quando Jesus repreende o demônio diz que ele é mudo e surdo.
 
Nossos pedidos são atendidos?

 
 
Há situações especiais e que exige treinamento especial, leitura especial da bíblia, mais orações, mais jejum.
Quando Ester precisou falar com o rei e sua vida estava em risco ela pediu que todo o povo da cidade entrasse em jejum e oração pela sua vida. Obteve sucesso? Sim. Mas houve uma paga. Precisamos entender melhor e mais profundamente as regras do reino espiritual.
 
É ótimo entendermos que algumas situações precisam de mais atenção ao reino espiritual e ações praticas de nossa parte. Como perceber quando fazermos jejum?
 
Há uma tendência nossa de ligarmos as nossas orações, petições e jejuns aquilo que vai satisfazer nossos desejos. 
 
Neste momento caímos na armadilha da palavra de Tiago: pedi e pedis mal...
 
Nossos pedidos são atendidos?
 
Observem que Esdras já estava com tudo pronto, porém ele mesmo disse ao rei: nosso Deus está conosco e iremos bem. A continuidade do texto em Esdras nos mostra que apesar dele ter dito isto ele desejou solicitar ao rei uma guarda. Tudo certo. Tudo bem, mas ele disse que Deus os daria segurança. Esd. 8:22. 
 
Isto me lembra que muitas vezes os crentes desfazem da fé e da palavra de Deus pedindo coisas aos homens do mundo, quando deveriam estar pleiteando a Deus. 
 

 
 
É o caso de uso do advogado errado. Esdras estava correto na sua interpretação se ele disse Deus iria com protegendo como seria agora solicitar guardas ao rei? Pediu a Deus.
Nós cometemos muito este erro. Dizemos Deus vai me ajudar e tudo vai dar certo! E logo depois já esta se metendo a deus. Querendo fazer do seu jeito. 
 
Oração e jejum. Humilhar-se diante de Deus.
Para obter este alinhamento com Deus. Este entendimento quando orar, quando jejuar, quando devemos fazer sozinhos, quando devemos fazer em grupo carece de muita intimidade com Ele. Nos falta este item.
 
Nos passos seguintes está a chave para a vitória. 
 
Fazer! Sim dizer que vai orar não resolve. Tem que orar. 
 
 
 
Dizer que vai jejuar não é suficiente. O jejum tem que acontecer.
De acordo com o que foi prometido.
No tempo que foi prometido.
Na qualidade que foi prometido.
O jejum é você dizer para sua carne quem manda!
 
Podemos determinar um jejum de diversas formas: na parte da manhã até 10 hs, até 12 hs; até 14 hs. Até 18 horas. Somente com líquidos. Somente se alimentando de verduras.
Somente não corra o risco de votar e não puder cumprir. 
 
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
Eclesiastes 5:4,5
 
Cumpra os acordos com Deus e ele certamente cumprirá a parte d Ele... Sempre. A verdade é Que Deus já nos cuida mesmo sem merecermos. Mas sempre tem algo especial que podemos pleitear. No caso de Esdras ele precisa de segurança para si, para seus conterrâneos, seus familiares, seus bens. Quando lemos a história diz que eles estavam carregando ouro e prata em grande quantidade.
Nossos pedidos são atendidos?
Sim.
 
Esd. 8:2 - Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
 
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou

Marcos 9:26,27 E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

  Zc 8:22  Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos, e a suplicar o favor do Senhor.
 
 "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci."
 
 

4 comentários:

  1. Gostei da clareza, da abordagem. Parabéns!
    E eu, na minha ignorância, acha que ao fazer jejum só seria permitido o uso água. ����️

    ResponderExcluir
  2. Paz e Saúde! Obrigado pela visita, leia outros sermões, recomendo o 003; O exemplo forte de Jejum que não seria somente com ausência de alimentos é de Daniel, Hananias, Misael e Azariasl. Lembra que Daniel pediu para não comerem outra coisa senão legumes e Vegetais... Mas sempre pergunte ao seu líder como fazer! OK?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Apresenta de forma bastante clara o papel do jejum na vida dos servos de Deus. Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Estes retornos são importantes para incentivo e obviamente, se necessário, também correção.

      Excluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!