Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Sermão - 019


Nós falhamos e Deus… Continua nos amando…



Quantos erros nós comentemos por dia? Na última hora? E em uma semana? Muitos erros. Muitos pecados.
O que nos faríamos se fôssemos Deus, ou se estivéssemos no lugar de Deus? Seriamos duríssimos. Esta é a verdade.
Mas Deus não age como nós. A misericórdia de Deus é o motivo de não sermos consumidos...

(Lamentações 3:22)

O povo de Deus Israel falhava continuamente contra Deus. 
É bem verdade que há paciência para tudo, mas uma hora há também uma paga. 
Esta é uma situação para a qual nós devemos ter muita atenção.  O fato de Deus nos amar e nos AMA! Não anula a justiça d’Ele.
 
E tudo tem limite: Não é assim que falamos com nossos filhos? Parentes, amigos, colegas, irmãos?
 
Tudo tem limite:

16 - Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, pois eles voltarão da terra do inimigo.
17 - E há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus termos.
18 - Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o Senhor meu Deus.
19 - Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.
20 - Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o Senhor.
Jeremias 31:16-20

O profeta Jeremias sofria junto com o povo como maravilhoso intercessor de um povo rebelde que não estava disposto a ouvir a vos de Deus. Era como diz a palavra: Casa rebelde. Primeiro Israel, depois  Judá. Ambas caíram diante de seus inimigos. 
 
Uma hora a casa cai. Deus continuará nos amando, mas teremos que pagar pelos nossos erros. Devemos assumir as consequências do pecado e de nossas falhas! Reconhecer o erro um passo importante para entrarmos na dimensão do arrependimento.
 

 
 
No arrependimento e que mostraremos o que disse o profeta: Converter-me-ei!
Não estamos livres de falhar. O que ocorreu no passado distante com Judá ocorreu no passado mais recente com nossos antepassados, com muitas nações no mundo. Acontece hoje conosco.
 
Mas há uma diferença entre os povos que receberam sentença pesada pois estiveram rindo de Israel e de Judá no seu sofrimento e do próprio povo de Deus na época antiga e nos tempos de hoje.

Arrependimento.
 
 
O povo que desfez de Judá e não se arrependeu sofreu com a mão pesado de Jeová. Sempre há esperança. Até quando emite sentença Deus pensa na possibilidade de mudança da sentença se houver arrependimento. Vejamos Ezequiel:
 

Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniquidade, morrerá nela.
E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles.
Ezequiel 33:18,19

Há neste texto uma sentença de libertação através do arrependimento. Deus é misericordioso. Havendo um coração arrependido e quebrantado Ele ouvirá!
Quando lemos o livro de Jeremias e de Ezequiel percebemos que o povo não retornou de seus erros ao contrário permanecia e insistia idolatrando a ídolos e cometendo injustiças.
Com Deus as coisas são tão simples que Ele chega a dizer:

Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.
Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz,
Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
Oséias 6:4-6




Misericórdia é o pedido de Deus ao seu povo. Mas cometemos nossos erros, pecados, não sofremos sozinhos, mas fazemos sofrer alguém que está conosco em nossa jornada pela terra. Acaso pecamos somente contra Deus? Decerto que não... Erramos contra o nosso próximo e invalidamos as duas leis de Deus de uma vez somente: Amar a Deus e ao próximo.
Que faremos então. Como perguntaram aqueles varões diante de Pedro.

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Atos 2:37,38

Arrependei-vos, há esperança para vos: Jeremias 31:17 - 17 - E há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus termos.
Nós falhamos e Deus nos perdoa. Se mudarmos a nossa direção. Nosso comportamento, nossa vida. Sim Ele nos perdoa.
Jeremias 31:18 - Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o Senhor meu Deus.
 
Converta-se de seus maus caminhos Ele ainda é nosso Senhor! Ele ainda te ama ou pequenino bichinho de Jacó.
Deus tem um carinho especial pelo povo d’Ele... Convertam-se a Ele todos os dias.



A conversão leva o arrependimento e a percepção dos erros voluntários e involuntários que temos realizado. Efraim, nas palavras de Jeremias pretendia trilha um novo caminho e mostra a palavra que há consequências pelos erros, mas a salvação esta disponível sempre. 
 
19 - Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.
 
O opróbrio é a paga pelos erros cometidos.  Vai ter paga mas vai ter presença de Deus e vitória! Pois Deus continua nos amando. Esperando por nós.



Nós erramos e Deus continua nos chamando de filhos! Que amor absurdo e este?
 
O povo de Judá abandonou a Deus, idolatrou a imagens, cometeu erros terríveis, assim como nos cometemos e Deus diz:

20 - Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o Senhor.

Deus conhecia os erros de Efraim, de Judá como conhece os nossos erros mesmo assim nos ama.
Que amor é este! Quando você teve comovidas suas entranhas por Deus? Mas Ele tem por ti!
Nós erramos, falhamos, pecamos, e 
 
Deus continua nos amando!


Um comentário:

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!