Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Sermão - 026


O que afasta Deus dos homens?



Nas histórias que ouvimos dos diversos personagens da Bíblia ouvimos falar de pessoas especiais que Deus escolheu e colocou a frente de seu povo. Para orientá-los, ajudá-los, guiá-los, acompanhá-los em sua jornada, governar, etc. São homens escolhidos por Deus que buscaram em sua caminhada mostrar para Deus que poderiam ser confiáveis.

Quantos de nós buscamos estar nesta mesma situação? Muitos. Acredito que todos. Mas o que ocorre com nós homens que nos faz decepcionar Deus em muitas áreas de nossa vida?
Por que Deus muitas vezes simplesmente se afasta de nós?
 

 
Dentre as muitas pessoas que tiveram contato com Deus temos Davi, um guerreiro, um salmista, um rei! Como imaginar que o rei poderia estar muitas vezes decepcionado consigo mesmo diante de Deus?
Deus se afastou dele? Sim e não ocorreu o mesmo com Jó? Sim...

1- Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
2 - Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
3 - Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
4 - Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
5 - Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.
6 - Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.
7 - Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto.

Homens como Davi e como Jó que são exemplos de vida na Bíblia de repente passam por situações complicadas e são provados para serem aprovados por Deus!
Em que você acha que Deus pode estar provando você?




O homem que havia derrotado Golias estava visivelmente perturbado com sua condição. Carregava um fardo difícil sentia na alma um desespero que parecia não mais terminar. Um rei, um sacerdote, um filho de Deus derramando seu coração diante do Pai. Ele estava enfermo e sendo perseguido por muitos inimigos, inclusive internos.
Nossa rápida decisão quanto a esta situação é imediatamente dizer: tem pecado?
Mas Jó nos mostra que Deus deseja mais do homem... Sempre! Não é somente pecado... mas em pecado nascemos...

O que afasta Deus dos homens?
O que afastou Deus deste homem chamado David? Verso cinco ele confessa que não anda exatamente com o Deus deseja. ESTULTÍCIA E PECADOS
O que é estultícia?
s.f. Qualidade, particularidade, característica daquilo que é estulto; que demonstra estupidez ou se comporta de maneira estúpida; tolice, parvoíce.
(Etm. do latim: stultitia.ae)
e Pecado? O que é?
s.m. Religião. Desrespeito à algum preceito religioso; transgressão da lei de Deus ou dos mandamentos da Igreja.

Vocês já sabem o significado de pecado, talvez não conheça o sentido de estultícia...

O que afasta Deus dos homens? Estupidez e transgressão de suas leis...
Davi conhecedor que era um homem falho, embora buscasse a Deus, secou sua garganta em clamor a Deus!
Quando perguntamos a vocês como estão? É arguindo como está você com Deus. Quanto de obediência a sua palavra esta em seu coração? Ou em nosso coração?

 
 
Davi já não era uma criança e como rei governava um povo. Uma multidão de pessoas. Não era um cidade mais várias cidades que estavam sobre o seu controle. Pesava sobre ele a responsabilidade de conduzir um povo segundo a vontade de Deus. Ele ouvia a Deus e a seus mensageiros. Ele próprio era também sacerdote e profeta.

Nós temos a mesma responsabilidade. Quando falhamos não estamos apenas prejudicando a nós mesmos. Existe uma multidão de pessoas: pequena ou grande que serão atrapalhados pelos nossas falhas!
 

 
Isto preocupava Davi e certamente deve nos preocupar também! Verso 6 ele afirma que não deseja envergonhar as pessoas que estão ao seu redor. Mas como? Se ele havia pecado?
Ele afirma e clamava a Deus para que não fosse ele pedra de tropeço para outros. Pois eles buscavam o caminho de Deus, mas olhavam para o seu Rei. Davi chega a falar com Deus sobre pecados que ele mesmo desconhece...
Vocês acham que o seu pecado fica somente entre você e Deus? NÃO É ASSIM. O seu pecado está interferindo na vida das pessoas a seu redor. Acontecia com Davi e certamente conosco também. Por isto clamou Davi para que os outros não fossem confundidos e continuassem buscando a Deus.


Quando nossas vidas estão afastadas de Deus várias coisas podem acontecer:

a) sua família pode se afastar de Deus;
 b) sua igreja pode se afastar de Deus;
c) sua rua pode se afastar de Deus ou a sua cidade, estado, país.

Esta nossa decisão apontada para o pecado e a estultícia prejudica muita gente.
É nossa responsabilidade e Davi sabia disto.
Este Salmo ficou para nos olharmos para dentro de nós, vermos nosso relacionamento com Deus e abandonarmos o pecado e a estultícia por amor a Deus e aos outros.
E não são estes os mandamentos de Jesus? Amar a Deus sobre todas as coisas e a próximo como a ti mesmo?
Davi nos ensina a insistência em buscar a Deus. Para que nosso Pai celestial possa nos restaurar.

Pecamos? Infelizmente sim... Mas temos um Deus perdoador!
.
Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!