Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sermão - 025


Quem é Jesus? A importância de Jesus
 

 

Quanto poderia falar para descrever quem é Jesus? Não caberia nas bibliotecas do mundo sua descrição. Contentamo-nos com o pouco que temos da possibilidade de descrevê-lO. Como foi o nascimento de Jesus? Todos já conhecem a história, mas é importante a cada dia mais entendermos um pouco mais.
 
Mateus 2
1 ¶ E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
9 ¶ E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.
11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
12 E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
 
A importância de Jesus – Parece “chover no molhado” falar da importância de Jesus para as vidas, pois muitos creem n´Ele e assim são salvos por Ele. Sua história é conhecida no mundo todo.
Mas a nossa visão deve se elevar e perguntar quantos mais precisam entender como Jesus é importante para eles? Quantos estão comemorando o seu aniversário, que na realidade nem é neste dia (25), sem conhecer de verdade o aniversariante? Jesus não é arvore, nem velhinho, nem bolas coloridas.
 

 
 
N’Ele se cumpre diversas profecias: Miqueias 5:2; Os 11:1; Isais, etc. – Jesus não nasceu como um de nós. Embora haja um santo processo para que cada um de nós viesse a viver o Santo e Justo Jesus foi preanunciado por milhares de anos. Até que veio! N’Ele se cumpre o propósito de Deus de ter uma grande família no seu reino eterno.
 

 
 
Nasceu sendo chamado de Rei – quando as pessoas viam mulheres grávidas naquela época seu filho obedeceria à regra comum da sociedade, ou seja, nascida uma criança de pessoas simples, sem poder, sem ostentação deveria ser uma criança comum e simples no seu viver. Mas precisamos atentar para uma verdade ainda mais absurda sobre a vida de Jesus: quem disse que Ele era Rei foram estrangeiros, que não conhecia sua família, mas que por profecia foi atrás daquele que viria a Ser e reinaria sobre Israel. Ninguém compreendeu naquela época, nem Herodes que tentava eliminar um “concorrente”! Veio para os seus e estes o rejeitaram, por que não entendiam quem Ele verdadeiramente É e qual o seu Reino. Será que nós entendemos o suficiente o seu Reino?
 

 
 
Uma estrela indicou o lugar de seu nascimento – as pessoas que nascem hoje têm festas também: lembrancinhas, bolos, comidas, bombons, presentes. Acredito que neste mundo louco tem quem solte fogos, anuncie nas rádios. Para os “famosos” a mídia faz a divulgação de graça. Mas o nosso Jesus teve um anuncio bem gigantesco. Uma estrela anunciou sua chegada. Vocês sabem realmente o que é uma estrela? Quem é este JESUS?!
 

 
 
Reinos o temeram; e ainda era criança – Naquela época quando uma criança de linhagem real nascia, havia problemas, principalmente se o reino estivesse em disputa. Mas Jesus era filho de um carpinteiro, apesar de ser da linhagem de Davi não fora anunciado pelos parentes como rei. Lembre-se que foram estrangeiros que o anunciaram. Mas foi o suficiente para despertar raiva naqueles que estavam no poder, pois acharam que o reino d’Ele era na terra. Que engano!
 
Muitos se alegraram com Ele ainda menino; Louvaram sua Existência – Os estranhos alegraram-se com Ele e os seus tiveram a notícia do Salvador. Os relatos de que era o menino o Messias se espalhava pela região. Mas nem todos se alegraram com sua vinda Herodes intentou matá-lo.  
 
Reverenciaram-nO e o adoraram - Pois é Deus; Era a promessa de Deus para a salvação do homem. Desde Gênese quando foi dito a Eva que da descendência dela nasceria aquele que pisaria a cabeça da serpente, passando por Davi e a promessa que seu reino seria eterno, ou seja, de Davi sairia o Messias. E assim se cumpriu.
 
Presentearam com: Ouro, Incenso e Mirra; Rei – o ouro é um símbolo de realeza, de pureza; era chegado o reino do Messias sobre a vida das pessoas; o Incenso era símbolo de sacerdócio. Eis a missão de Jesus sacerdote santo a anunciar o evangelho para todos ao seu redor. Mirra é uma árvore que ao ser ferida produz uma substância perfumada. Mas para Jesus a Mirra significava sua morte para nossa vida eterna. A doação de sua vida por todos nós.
 

 
 
Não o delataram quando criança, pois havia de se cumprir sua missão; - Aqueles magos poderiam ter voltado a Herodes e delatado Jesus. Porem não o fez. Ele havia de cumprir sua missão ser o primogênito de muitos filhos para Deus no reino. O primeiro que em seu sacrifício nos trouxe a vida eterna. 
 

 
 
Nossa missão
Agora também nós devemos utilizar de nosso sacerdócio real na pregação do evangelho, levando ao conhecimento de muitos que Cristo Jesus reina sobre nós em Espírito e deseja fazer crescer o seu reino com muitos que o seguem; 
 
E aqueles que se manifestam interessados no reino de Deus tornam-se também sacerdotes e ministros do evangelho levando a boa nova da Salvação a outro;
 
E passando pelos sofrimentos por se declarar como cristãos e filhos do Deus vivo, assumimos a missão de Cristo e tomamos a nossa cruz para que o nome d’Ele seja engrandecido.
 
Jesus Cristo não está mais pregado na cruz e não é mais o menino, mas será sempre o nosso Salvador!
 
Leia também!
 

Este também...

https://sermaoadisposicao.blogspot.com/2019/07/sermao-005-normal-0-21-false-false.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!