Pesquisar este blog

domingo, 28 de julho de 2019

Sermão - 011


Ver e Ouvir



Existem muitas formas de ver e ouvir Deus! As nossas experiências são as mais diversas e claro cada um tem o seu íntimo com o Senhor. Para cada um Ele responde segunda uma necessidade ou tratamento. Cabe a Deus definir o como, o quando e o porquê.
 
Quanto mais você interage com as pessoas mais elas se abrem para você. Não é assim no mundo físico? No mundo espiritual também e muito parecido. Quando mais atenção você concede ao mundo espiritual mais haverá interação deste mundo espiritual contigo. 
 
Mas há duas formas de interagir como o mundo espiritual: 
A boa e a ruim. 
 
Os espíritas, os feiticeiros, os adivinhos, e outros interagem com o mundo espiritual. Precisamos saber se é bom ou ruim!
Também os filhos de Deus interagem com o mundo espiritual. Buscam de Deus respostas, clamam para que obtenham a prometida salvação e esperança. E Deus já nos promete ainda neste mundo um cem número de possibilidades.
 

 
 
Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna. Lucas 18:30
 
Mas Jesus nos leva a uma dimensão primordial de contato e interação. Falar com Deus (Jesus), e ser ouvido, não é para todo mundo.
Todavia há privilegiados pois, creio, conhecem a palavra, recebem a palavra muitas vezes, podem ler a Bíblia, recebem muitos milagres e tem a Historia da Bíblia nos ensinando tempo a tempo.
 
Mas será que estão realmente vendo e ouvindo? 
 
Mateus 13:16
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Mateus 13:16,17

Quando Jesus disse esta frase dirigindo-se aos seus contemporâneos, ou seja, as pessoas que O conheceram em vida na terra, desejava que eles tivessem uma compreensão mais perfeita da vontade de Deus. Eles estavam diante de uma oportunidade única. Nenhum de nós aqui presente ou que viveu antes deste tempo poderá ter uma experiência tão próxima a não ser no tempo vindouro do Reino dos Céus!
 

 
 
Eles viram Jesus, a promessa – O Messias. Eles ouviram o filho de Deus. Eles tocarão n’Ele. Não precisa ir muito longe ao próprio texto de Mateus e verificamos que Ele propõe a parábola do semeador.
Jesus fala, e alerta, de que muitas pessoas enxergam, mas não veem e escutam, mas não ouvem. Tem diferença?
 
O que vocês acham? Tem diferença?
 
Fiquei curioso e como sempre fui buscar no dicionário:
Enxergar – “perceber pela visão, com dificuldade; divisar, entrever.”
Ver – “perceber pela visão; enxergar.”
Escutar – “estar consciente do que está ouvindo.”
Ouvir – “perceber (som, palavra) pelo sentido da audição; escutar.”
 
Os sentidos das palavras têm pequenos nuances de diferença, mas enxergamos muitas coisas. Todavia não vemos tudo. Muitas coisas passam diante de nossos olhos e não percebemos. Com a audição não é diferente escutamos: Falas, músicas, ruídos. Entretanto o que realmente ouvimos e apreendemos, ou seja, guardamos em nossa memória ou damos atenção?
 
Em resumo a parábola diz: a) Existem os que ouvem e ignoram (esquecem rápido); b) Ainda os que ouvem e desistem; c) E também os que ouvem mais preferem outras coisas...
 
O que significa isto?
 
Mas será que estamos realmente vendo e ouvindo?
Jesus não falou isto sem motivo. Ele estava diante de gente como a gente que obstinada preferiu outros caminhos. Ele alertou as pessoas que o escutavam que precisam sair do dilema de simplesmente escutar e passar para a profunda dimensão de ouvir!
Se diante do próprio Jesus ouvindo os seus ensinamentos muitos prevaricaram contra a fé ensinada... Quando mais nos agora no tempo da leitura e explanação.
O Poderoso Jesus avisa da importância do que era dito afirma em seguida no verso 17
 
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
 

 
 
Olhamos para o Antigo testamento e muitos profetas falam ansiosos pela vinda de um Rei, um Salvador, um Messias para consertar todas as coisas. Para ajustar a vida do povo de Israel. E quando ele chega... Eles não O vêm e nem O ouvem!
Somos diferentes? Pergunte a si mesmo. Quantos realmente têm visto e ouvido dos muitos sermões que aqui foram ministrados?
Qual é nossa dificuldade?
 
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4
Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure. João 12:40
 
Há neste mundo, neste século, nos tempos de hoje... Algo que cega e deixa surdo. Sim muitas pessoas, ideias, coisas... Afastam os fieis da visão de Deus.
Como ver e ouvir Deus?
 
1)      Olhar para os profetas e justos e tomar da força deles para que venhamos a fazer o que eles não puderam fazer: Ver e Ouvir Jesus!
 
 


 
a.       Isaías 7:14: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho,” Isaias não viu mas cria!
b.      Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação” Zacarias anunciou o Rei e Justo;
c.       Daniel 9:25 – Sabe e entende: desde de saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe...”
 
2)      Olhar para a palavra e clamar para ver e ouvir como foi concedido a alguns;
 
 
 
a.       Moisés - 13 Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Ex. 33:13 e 18. “18 Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. E Deus mostrou!
b.      Antes Jacob lutou com um anjo. “29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber, o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.”
c.       Abrão negociou com Deus! Senhor se tiver 50, 45, 30, 20 e 10. E ouviu a resposta de Deus;
 
3)      Olhar para dentro de si e perguntar primeiro a você e depois a Deus. O que falta para te ver e ouvir?
 
 
 
a.       Creia no sobrenatural. Não se assuste havia discípulos que duvidavam do que estavam vendo face a face: Filipe pergunta: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!" (João 14,8); No que Jesus responde “Filipe, há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces? Quem me vê, vê o Pai” (João14,9).
b.      Estabeleça intimidade com Deus. "O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo" (Êxodo 33,11). Portanto seja AMIGO DE DEUS!
c.       Nunca interrompa a busca. - Hb: 1:1 "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, 2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho,” Jesus fala contigo o tempo todo.


Mas será que estamos realmente vendo e ouvindo?
Será preciso perseguir a igreja para que Jesus fale contigo?
 
“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.
Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
Atos 9:3-5
 
Ou talvez estaríamos com aqueles que estavam no caminho de Emaus e o próprio Tomé?
 
"Vede as minhas mãos e os meus pés que sou eu mesmo; apalpei e vede que um espírito não tem carne nem ossos, como vede que tenho..."
 
Em Gênesis, Ele é chamado de "semente da mulher".
Em Êxodo, Ele é o cordeiro pascal.
Em Levítico, Ele é apresentado como sumo sacerdote.
Em Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.
Em Deuteronômio, Moisés fala dEle como sendo profeta.
Em Josué, Ele é o líder da nossa salvação.
Em Juízes, Ele aparece como nosso juiz e legislador.
Em Rute, Ele é resgatador.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!