Pesquisar este blog

domingo, 28 de julho de 2019

Sermão - 010



Poderei subir ao monte?
 
 

Uma pergunta interessante? Alguns de vocês vão achar que estou falando de condição física, e se perguntariam: Tenho estrutura para subir uma montanha?  Lembro dos tempos passados quando eu e meu irmão Manoel resolvemos subir o monte Ibituruna (Governador Valadares)! Mais de 800 metros de altura era uma caminhada árdua. Todavia era jovem.... Então foi, relativamente, fácil. 

Entretanto quanto a minha pergunta temos uma outra dimensão a analisar! A quem pertence o monte? Então se o dono do monte disser não poderás subir? Então, se de repente, ao tentar subir encontrássemos um muro e um aviso: Propriedade particular! Não teríamos subido. Subimos por que não tinha avisos! Fica esta segunda pergunta: Que será entendida e respondida no texto abaixo: De quem é o monte?


 
1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
2  Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu.
3 Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
4  O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.
5  Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

Salmos 24:1-5
 Salmos 24:1-5
 
Pergunte-se a si mesmo: poderei eu subir ao monte?
 
 


 
E ao seu irmão do lado? Não precisa responder... Guarde cada um para si a sua resposta!
A grandiosidade de Deus é exaltada neste Salmo a Ele pertence tudo, Ele criou a terra e a povoou. Ele que no abismo das águas disse que ajunte-se a porção de terra...
 
Mas Deus nos faz um desafio neste Salmo! Quem subirá ao monte? Quem confrontará este desafio, quem obterá esta vitória, quem alcançará esta bênção? Há alguém que deseja tal grandiosidade? Quem está preparado para esta caminhada?
Quando você imagina que pode responder o primeiro desafio Ele propõe o segundo! Quem há de permanecer no seu santo lugar...

Pergunte-se a si: permanecerei eu no santo lugar?
 
 

Existem características importantes para quem deseja permanecer no santo lugar:

a) Limpo de mãos – o que tem feito nestes dias que não permite que tu mostres suas mãos? Há algo em suas mãos que impeça de mostrá-las. Provocastes com suas mãos o mal a alguém, ou tomastes com suas mãos algo que não é seu?
DIGA: SENHOR LIMPE AS MINHAS MÃOS!
 

 

b) Puro de coração – como está o seu coração, diz a Bíblia que boca esta cheia do que fala o coração Mateus 12:34  Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. Ainda diz que somente os puro de coração verão a Deus. Tens cuidado adequadamente do teu coração? Tens buscado limpá-lo para que não acha nele manchas que te envergonhe?
Diga: Senhor purifique meu coração!
 

 

c) Que não entrega sua alma a falsidade – falsidade é uma palavra pesada! No dicionário Houaiss significa qualidade do que é falso; característica do que é contrário à verdade ou que dela se aproxima apenas na aparência... Aparência! Falsidade é igual a mentira e a FAKE NEWS. Será que temos visto muitas pessoas que gostam de viver de aparência? Entregar a alma à falsidade é viver na mentira, viver de mentira e proferir mentiras! Existem diversas formas pequenas de se cometer estes deslizes! Se cuidar para não viverdes desta forma!
Diga: Deus me ensina Suas verdades!
 

 
d) Nem jura dolosamente – dolo é uma outra palavra interessante – No mesmo Dicionário Houaiss diz procedimento  fraudulento por parte de indivíduo(s) em relação a outrem; fraude, velhacaria. Má fé. Observe se o seu comportamento no dia-a-dia pode conter situações e promessas que tens feito e não cumpriu? Pense um pouco! Será que aquilo que falei sobre o meu: vizinho, colega, amigo, irmão, parente, pai, mãe etc. É a exata verdade? Será que tenho cumprido os meus acordos? Pago as minhas dívidas (todas). Muitas dívidas não envolvem dinheiro... Prometeu visitar! Visite! Prometeu falar! Fale! Prometeu fazer! Faça! Prometeu pregar! Pregue!
 
Fale comigo: Jesus Amado daí-me forças para cumprir tudo que prometo!

Mas o que ganho sendo diferente das pessoas do mundo? Se subo ao monte e permaneço nele qual será minha recompensa? Pois é tem recompensa!
Anote: quem não tiver caderno guarde na mente!

5  Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.
 
Quem deseja ser abençoado?
 
Vá a frente de uma igreja, ou se preferir, tenha um tempo em silêncio com Deus para estar na presença de Deus em arrependimento...
 
cuide de estar com mãos limpas, coração puro, livre de mentiras e cumprindo suas obrigações!
Oração de arrependimento – mãos limpas, coração puro, verdade e cumprir obrigações

6  Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó.
7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.
8  Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas.
9  Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.
10  Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.
Salmos 24: 6-10 


2 comentários:

  1. Temos que estar sempre vigilantes, devemos sempre buscar fazer o que é correto, estar com mãos limpas e coração puro, é o começo da busca por viver uma vida digna,vida sem mentiras, uma vida com Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta luta! Pois é uma luta! Manter-se na presença de Deus e fazer a vontade d´Ele é difícil. Falar é fácil! Mas agir conforme Ele deseja... Como estamos longe disto! Infelizmente. Pior de tudo isto é ver líderes espalhando mentiras e formando ministérios com base em mentiras e fake news! Terrível! Clamemos a Deus por misericórdia!

      Excluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!