Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Sermão - 007



Esperarei por ti!



A palavra esperar tem dois sentidos:
·  1. transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo ter esperança em, contar com. "e. um milagre"
·  2. transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo não agir, não tomar decisões, não desistir de algo, até a efetuação de um evento que se tem por certo, ou provável, ou desejável.

Há muitos falsos deuses por ai. Olhando para a nossa realidade no Brasil cuja maioria é católica percebemos que apesar de dizerem que creem em Deus eles adoram as imagens daqueles que dizem que são santos. Fico espantado como eles confiam em seres e objetos que eles mesmos tem que carregar em suas mãos. Que não falam, não andam e dependem deles para tudo? É loucura depender de um deus que espera por eles e não o contrário!
 
 

 

E os espíritas? Afinal quem faz o que para quem? Se os espíritos “iluminados” dependem dos homens para se comunicar com as pessoas.  Ora se são deuses não deveriam providenciar no seu poder fazer alguma coisa? Não importa o que seja. Mas não podem...

E as religiões orientais? Eles olham para Buda como se fosse deus. Todavia nem o próprio Buda disse que era deus.  E se Buda fosse alguma coisa não seria necessária colocarem sua imagem para lá e para cá. E a imagem é feita de pedra, de madeira, de metal. Eu olho os objetos e vejo que estes não podem fazer nada por si como farão algo por eles?
 

 

São deuses que esperam pelos homens! No sentido de depender dos homens. Precisam dos homens.
 
 
A outra forma de esperar chamada – longanimidade.

18 Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes. Juizes 6:18

Eu não sei vocês, mas eu espero que tenha um Deus que possa fazer algo por mim e não o contrário? Se quiser um milagre o meu esforço é convencer o meu Deus que eu mereço este milagre. 
 
Mas ele não precisa que eu ligue o disjuntor da luz que o ilumine num canto empoeirado da parede para fazer o milagre! Ele olha para mim com misericórdia e simplesmente o faz!

Ainda mais espetacular é saber que mesmo que eu não mereça Ele tem feito maravilhas e até mesmo espera por mim! E espera não que eu possa fazer, mas que eu esteja pronto para receber a sua graça.
 
Não, ele não espera para que possa carregá-lo, ou para fazer um objeto para ele, ou mesmo para acender uma vela ou uma lâmpada. O que Deus faz através de nós não é por que depende de nós. Não! Ele o faz para que possamos participar do seu propósito. Vocês percebem a diferença. Quando Ele nos espera é o máximo de sua longanimidade.
 



Quando olhando para Gideão Deus diz esperarei por ti. Dando a ele a esperança de que algo grande poderia acontecer! E sabemos que aconteceu.
O esperar de nosso Deus é diferente Ele espera para nos abençoar. Os outros deuses, esperam, contam com os homens, para que façamos algo para eles. 
 
O nosso Deus espera para fazer por nós!
 
Deus fala a Gideão e diz: Homem valente. O que responde Gideão? “Euuuu?” Eu não! Mas Deus começa a fazer Gideão compreender algumas coisas dizendo: Esperarei por ti! Ele é Deus e nos diz esperarei por ti!

Esperarei por ti Gideão, que tu se prepares, melhores suas condições, tu aprendas, tu possas ver como Eu vejo. 
 
Que Deus é este que não depende de nós, mas espera por nós?
 
 
Os outros deuses exploram seus súditos. Cobram alguma coisa, fazem pactos terríveis que destroem uma parte da pessoa para “consertar” a outra. Que exige sangue de pessoas e até mesmo a vida da própria pessoa no futuro.
 
Como é nosso Deus? Ele deu sua própria vida. A vida de seu único filho para nos salvar e nos dar a vida eterna. Sangue do Cordeiro Cristo Jesus!

Ele espera por nós... Como esperou por Gideão. Para nos favorecer!
 
Nosso Deus disse a Gideão: esperarei por ti. Será que Deus não teria outras coisas a fazer? Sim com certeza. 
 
Mas eu sei por que Ele pode fazer isto e esperar por todos nós. Mesmo com nossa descrença! Por que nos ocorreu tal coisa? perguntamos! O que eu fiz para merecer isto? Há medo (invadidos pelos Midianitas), há receio (minha família é a menor), há atraso (Novelo de Lã). 
 
Sabes por quê? Ele é DEUS!
 
Onipresente, Onipotente e Onisciente. Não precisa que você o carregue. Ele te leva para todos os lugares... Fez isto com o Felipe

E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Atos 8:39,40

Nós deveríamos fazer um fila enorme para esperar o atendimento d’Ele, Isto sim seria justo. Ma não é assim. Que Deus é este?

18 Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.


Esperou Por Noé:
Vocês acham que Deus precisava esperar Noé? Não, mas esperou por que desejava que ele se salvasse. Não tem na palavra, mas será que Deus não esperou que algo acontecesse no coração daqueles cabeças duras. Mas somente Noé achou salvação!

Esperou por Abraão

E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;
E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
Gênesis 18:3-5

Poderia o Senhor dizer: "olha Abraão obrigado pela sua hospitalidade, mas tenho duas cidades para queimar (Sodoma e Gomorra)! MAS NÃO DISSE!
Deus não tem prazer na morte do ímpio. Abraão ainda argumentou sobre a salvação daquelas cidades mas não havia esperança naquele povo e todos morreram, exceto Ló e sua família.

E a luta de Jacó com o anjo. Mas a palavra e os ensinamentos dizem que na realidade contendeu Jacó com Deus e prevaleceu. Não quero desfazer de Jacó, mas ganhar de Deus numa luta... Somente se Deus permitir. Ainda mais é ficar a noite toda lutando! Deus esperou por Jacó e queria saber até quando ele insistiria. Recebeu sua bênção e um joelho machucado. As vezes Deus marca a pessoa.
A gente impacientemente não espera nem pessoas, nem amigos, nem parentes, nem Deus. Ficamos agitados com nosso cotidiano medíocre achando que somos alguma coisa e Ele que é Deus até espera por nós.
 

 

Assim como o amor de Deus se equilibra com a sua justiça a longanimidade de Deus também se equilibra com a justiça. Lembra da taça da ira? Ou da taça da bênção?
 
Voltando a historia de Gideão. Deus esperou pelo povo e eles se afastaram d’Ele. Então os midianitas passaram a roubar este povo e Deus permitiu por que ele havia esperado ate a taça da ira se encher.
 
O povo clama a Deus e Ele vai a Gideão para fazê-lo forte para salvar o povo. Apesar de dizer "não sou forte." Deus esperou por ele. E aceitou sua oferta. Ainda mais do que isto. Depois que Gideão cumpriu suas tarefas. Colocou baal para fora de Israel então Deus disse que levaria Gideão a vitória. Mas Gideão achou pouco e testou Deus com novelos de Lã.

Deus poderia ter dito quem este Gideão pensa que é? Para fortalecer a Fé de Gideão aceitou os desafios e claro fez o que Ele queria com o orvalho!
Se você acha que Deus te esperar não é suficiente. Ele te dá vitória de 300 contra 120.000.
Nos não merecemos, mas Deus espera por nós! Aleluia.
 
A longanimidade de Deus se equilibra com sua Justiça. Não faça Deus esperar muito!

Agradeça sempre Sua longanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!