Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Sermão - 009



Arrogância leva a queda!



Há uma ministração que foi levada ao conhecimento de todos com muito cuidado meses atrás:
Sermão - 008. Na ministração lhes passei o texto na Bíblia que diz: “sois deuses”.

Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Salmos 82:6

A palavra de Deus ainda diz pouco menor do que Deus fostes feito. Há poder ou autoridade na humanidade. Sim, Deus nos fez sua imagem e semelhança e com todo o cuidado tem nos mantido na terra. Mas devemos sempre ponderar no limite de tudo que podemos fazer debaixo do sol, como afirma os provérbios de Salomão. 
 

 
 
A grande armadilha que tem tomado muitas vidas e afastado grande multidão de Deus se chama ARROGÂNCIA! 
 
Arrogância: “qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez”
Esta palavrinha tinhosa não é nada, mas o comportamento das pessoas com base nela é um perigo. O arrogante não houve os outros! Acha que é dono da verdade. Na Bíblia temos um exemplo clássico de um ser arrogante!

Is 14:13
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Isaías 14:13,14

Eis ai aquele que se acha! Não há nenhum problema em você “se achar”. Eu sou bonito. Eu conheço futebol. Analiso bem as finanças. Sei fazer uma cadeira de excelência. Sei fazer pão de queijo!
 

 

Apresentar um conhecimento e uma habilidade não tem problema. A perturbação está no limite! Quando suas pretensões de mostrar suas qualidades ultrapassam os limites... Ai começam as inquietações. Quando o ser humano acha que é melhor do que os outros e não vê fronteira... Eis o juiz... Eis a queda.

Podemos julgas as pessoas? Temos o direito de achar que a congregação A é melhor do que a igreja B? Podemos comparar o que somos e o que pensamos com outras pessoas? E comparar achando que os outros são menos justos do que nós? Menos sábios do que nós?
Entendam a diferença entre ser melhor na opinião de outros e a ser melhor em nossa própria opinião!

Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3:7

A arrogância precede a queda:

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18

Mas falávamos de um certo ser (satanás) que tentou ocupar de forma arrogante um espaço que não era seu!
Satanás e seus anjos desejaram coisas que não pertenciam a eles! As consequências nós veremos adiante. Mas a pergunta que se deve fazer ao seu coração: 
 
Estou sendo arrogante? 
 
Estou desejando ocupar o lugar que não me pertence? Estou sendo sábio aos meus próprios olhos?
 
 

Vejamos o que desejou o inimigo?
 
a)  Desejou subir ao céu. Interessante que se tomássemos esta frase sozinha: Seria bom, verdade e agradável ao coração de Deus. Ele deseja que todos se salvem. Mas o céu não pode ser invadido. Há uma necessidade de merecimento para subir ao céu. Ninguém vai ao céu senão aquele que de lá veio!

a.       Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. João 3:13

b)    Acima das estrelas de Deus. Ora que este desejo maldito que fez cair satanás, não era somente de invadir o céu, queria estar acima de tudo, inclusive das estrelas.
Pense que este pensamento de estar acima das estrelas é muito mais comum que todos achamos que seja. A isto chamamos arrogância. Desejar ser e estar acima dos outros em decisões, pensamentos, feitos, etc. se olharmos para o mundo de hoje esta forma de pensar esta em todos os lugares! Melhor casa, melhor carro, melhor emprego, melhor pensamentos, melhor ideia, melhor igreja, melhor músico, melhor voz, melhor Youtuber! É o campo onde o diabo mais faz festa olhando para o coração humano!

c)    Exaltarei o meu trono – subir, subir alto e lá de cima dizer eu sou o rei! Todos são meus súditos. É muita arrogância! A perversidade do inimigo não termina ai ele avança nesta sanha (fúria) de desejar ocupar o lugar de Deus. No fim deste versículo afirma o inimigo conforme a palavra de Deus que queria ser semelhante o Altíssimo!

Poderíamos perguntar a nós mesmos: mas não é isso que precisamos fazer? Sim! E não! Explico: imitar a Cristo em Cruz e não necessariamente em poder!

Não se engane o coração do homem é terrível e enganoso.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9




Os desejos citados acima como que sendo de satanás já se encontra no coração de todo ser humano. Esta malícia, perversidade, desejo mal, esta doença incurável que somente tem um remédio: Jesus estar no coração do homem a partir do momento em que Adão e Eva pecaram contra Deus.
O que foi oferecido para Eva?

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gen 3:5

A oferta era boa. Mas o inimigo não disse o que estava escrito nas letras miúdas do contrato! Já viram? Ou naquele texto que passa rápido na televisão. Ou na frase: este medicamento tem contra indicação no caso de...”.
Foi oferecido o mesmo veneno e contaminação assimilada pelo caído! Ofereceu arrogância, poder ilimitado, falta de ponderação e cuidado.
Deus nos deu tudo e pediu apenas uma ponderação:

3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Gen5:3
 

 

Para pertencer ao reino dos céus é preciso seguir as regras do Dono dos céus! Simples assim. Se ele disse não coma do fruto... Não coma. Se Ele pede humildade de coração...  Então seja humilde.

a)  Queres subir ao céu – Que ótimo. Não há como invadir... Existem regras, “estatutos e mandamentos de Deus” obedeça-os e poderá encontrar o caminho da salvação em Cristo e consequentemente o reino dos céus!

b) Queres subir ao céu – É bom. Também este é o desejo de Deus que todos se salvem. Mas largue esta ideia de que você e melhor do que os outros! Acima das estrelas! Estrelas das estrelas como o mundo julga e define. Não sois do mundo, embora esteja no mundo. Tudo que sobe desce... Na verdade cai!

c)  Queres subiu ao céu – Maravilha. Não tente invadir o trono do dono dos céus. É d´Ele. No máximo, se houver galardão o suficiente, sentarás ao seu lado. Deveremos nos contentar de estar aos seus pés – Jesus!

O contrário de arrogância é humildade, submissão.
Não aos homens, mas principalmente e somente a Deus. Quem é o seu Senhor?
 

 

https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=sois+deuses
https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-2/html/index.php#3

2 comentários:

  1. Muito verdadeiro, profundo e desafiador para quem não quer correr o risco de se " querubinizar " .
    Que o Eterno me ajude e eu aceite a mesma.
    * Não entendi: : Jesus estar no coração do homem a partir do momento em que Adão e Eva pecaram contra Deus?

    ResponderExcluir
  2. Profundo, atual, desafiador e uma alerta bem pertinente para o momento atual.
    Texto para quem tem a coragem de si examinar. Que o Eterno tenha misericórdia de mim , e eu saiba aproveitar a misericórdia oferecida.
    Obs. Não entendi...Jesus estar no coração do homem a partir do momento em que Adão e Eva pecaram contra Deus.

    2 - contrário de arrogância é humildade, submissão.
    Não aos homens, mas principalmente e somente a Deus.

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!