Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2019

Sermão - 002


Ausência de fé! 
 
(Será que Elias (Jesus) vai estar onde queremos?)




É um grande desafio apresentar Deus a pessoas com pouca fé. Não deveria ser assim entre o povo de Deus.
Porém falta fé no meio do povo de Deus... E isto leva a um incredulidade desconcertante, visto que  a palavra diz que o justo viverá pela fé...

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17

Ora se não formos justos somos justificados pelo Cristo e Filho do Deus vivo. O nosso caminho não deveria levar a dúvida mas a certeza. Da salvação somente? Não de muitas certezas entre as quais a confiança que nossa oração poderá ter os efeitos que precisamos.
 
O que ocorre? Olhamos para um lado e outro e não vemos nenhuma condição de que algo vai realmente acontecer em favor daquilo que pedimos, ou ainda de coisas que deveriam acontecer. É razoável duvidar quando algo não ocorre?

Esta resposta depende de seu nível de fé e confiança no agir de Deus.
Não adianta vocês me responderem: "Nós temos fé e cremos em Deus, vou esperar em Deus, vai acontecer no tempo de Deus..." E ao mesmo tempo estar vivendo segundo as coisas naturais na dependência de homens e não de Deus.

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Salmos 20:7
 

 
 
Por que então não confiamos nos profetas de Deus? Obadias ficou com dúvida... (grifo nosso)

10 - Vive o SENHOR teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.
11 - E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.
E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.
Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?
E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria.
E disse Elias: Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele.
Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.
1 Reis 18:10-16





Por que então não confiamos nos profetas de Deus?
a)      Por que Deus esta sendo procurado nos lugares errados: Verso 10 - Deus é onipresente, mas a sua manifestação procura lugar certo. Se assim não fosse não haveria mal no mundo pois a bondade de Deus manifestada afastaria todo mal mas não é assim. Temos problemas e maldade em diversos lugares. Todavia quando procurarmos Deus nos lugares certos sim o encontraremos e ele intercederá por nós...
 
b)      Por que parece que após falarem coisas incríveis poderá acontecer que o profeta desapareça e você fique com cara de perdido.Verso 12 -  Deveria guardar em seu coração o que o profeta fala e faz. Senão ficará perguntando o que foi que houve? Não houve nada. O poder de Deus se manifesta, quando você aprende... Não importa para onde aparenta que o poder vá você continuara sentindo a presença de Deus... Sua palavra não se perderá no vento... 
 
c)      Por que os profetas são tomados por Deus e levados aos lugares mais distintos e muitos não os acompanham. Verso 12b -  (não entendem suas viagens e caminhos) e por não fazerem assim duvidam que realmente o profeta vai ficar ali próximo para que tudo aconteça segundo a nossa vontade. Volta a ideia de nossa vontade. Mas assim é com os profetas de Deus eles vão para onde Deus ordena. Entenda e também se disponha a obedecer a ordem de Deus;
 
d)      Também sua palavra tem que ser sim sim ou não não. Verso 12c - Há pessoas que não sabem o que dizer e sua dúvida enfraquece sua palavra. Se sua fé esta convicta não importa o que aconteça suas afirmações são poderosas em Cristo Jesus. Obadias (servo de Deus) certamente causava furor a Acabe que não fazia as coisas que Deus mandava. A dúvida não estava em Obadias, mas em Acabe que era uma pessoa ruim. E vivia em conflito com Deus e com os seus profetas.
 
Por que ao anunciar o que o profeta disse (a palavra de deus) há temor que  não corresponda ao que eu disse. Neste caso há duas possibilidades. Uma é o milagre ser maior que a sua estrutura de fé. Outra é você não confiar no milagre por total ausência de fé. Como vou falar de um Deus poderoso se não experimento o poder de Deus em minha vida?
 
Como confiar no profeta?


1)      Procure o profeta de Deus em todos os lugares ate encontra-lo. Não deixe ele se esconder de ti. Vá a outras nações se for preciso, mas busque o profeta. Busque a palavra de Deus! Seja insistente... Verso 10
2)      Procure agradar ao profeta. Eles devem ser honrados. E faça por temos a Deus que deseja bem as pessoas que anuncia as suas palavras. Verso 13  “porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.” Obadias cuidou dos profetas por que temia a Deus.
3)      Proteja os profetas de Deus. Haverá muitas Jezabeus, muitos Acabes e outras pessoas perversas desejando destruir os profetas de Deus. Defenda- os, alimente-os proteja-os. Cuide deles uma hora chegara sua recompensa;

Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. Mateus 10:41

E depois de tudo? O que acontece com aqueles que confiam nos profetas?
i)                    O profeta também confiara nele. Pois confiança se ganha e tem duas vias. Quando você cumpre os seus deveres diante dos profetas. Vocês já entenderam que os profetas que estou falando e a própria palavra de Deus. Assim também será com sua vida os profetas confiaram em você e os favores de Deus se cumpriram através das palavras...
ii)                  Não tem medo de anunciar o profeta (palavra) por que sabe que acontecera exatamente aquilo que o profeta (palavra) disse a ele.

Será que o profeta vai estar onde nos queremos? Será que Jesus vai estar onde nós queremos?
Não... JESUS estará onde nós precisamos, na hora que lhe apraz, no tempo que for devido. E da forma e intensidade que Ele deseja.


Foi assim com Elias, Foi assim com Jesus... Deve ser assim com os homens de Deus que entendem a voz de Deus. E os fiéis o que devem fazer... Seguir os homens de Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!