Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2019

Sermão - 003

A semente e a árvore



Vocês já viram uma semente? E certamente também viram uma árvore?
Uma semente para se tornar uma árvore carece de passar por vários processos e transformações... Precisa morrer como semente e nascer como árvore para poder cumprir sua missão de semente... E sendo árvore sua missão será ainda maior e muitas outras coisas poderá fazer...

Mateus 13:3-9
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Jó 14:7-9
Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.

O próprio Jesus pregou a seus discípulos sobre as dificuldades de uma semente para se tornar uma árvore... A luta que é você sair da condição de semente, que TODOS somos, para árvore frutífera que somente alguns são... 
 
Precisamos acreditar que TODOS podemos ser árvores e participar da produção de Deus para o mundo! O que fazem as árvores? Quais são seus benefícios? Mesmo as árvores já maduras correm o risco de serem cortadas... Mas a palavra nos garante que se da árvore ficar uma parte... O milagre de Deus poderá acontecer...


 


Quanto a Parábola do semeador o próprio Jesus nos ensina:

Mateus 13:18-23
Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Quem de vocês se acha tão pequeno as vezes que consideram-se como uma pequena semente como esta (na figura abaixo)? Vocês sabem de que é esta semente? Uma diminuta semente de mustarda. Todavia quando lançada em terra fértil como disse Jesus está semente poderá ser algo muito diferente do que é agora! Ela poderá ser uma árvore frondosa, bonita, grande, cheia de flores, que dá frutos e outras sementes.  
 
 

Vocês são sementes e/ou árvores... Quando a palavra de Deus entra em vossos corações e se tocarem outras vidas... Vocês serão árvores... Mas quando vocês não entendem o que Deus quer de vocês nem se dispõem a ouvi-lo vocês são como sementes roubadas pelo maligno, ou lançadas nos pedregais, ou ainda as que foram jogadas no espinheiro... Não morrem como sementes para se tornar árvores... São como vidros de sementes secas que enfeitam as cozinhas! Como sementes são inúteis!
 
Mas a parte de vocês que entenderem esta mensagem e começarem a fazer a vontade de Deus que é levar a palavra a outras pessoas serão como as sementes as quais Jesus diz: “produz cem, outro sessenta, e outro a trinta...”.
 
Por que as sementes de Deus: VOCÊS, ouvindo a palavra de Jesus e as guardando em vossos corações, morrerão para as coisas do mundo e entrarão em outra dimensão de vida, ou seja, morrem para as coisas do mundo e renascem, como que mudando de comportamento e na forma de ver o mundo, este mundo, passam a viver, falar, pensar e fazer tudo mais com a visão de Deus sobre tudo. 
 
 

 
Deixam de ser semente, morrem como semente, e passam a ser árvore, renasce como árvore. A isto Jesus indicava ser o nascer de novo em Cristo. 
É ser nova criatura... Deixou de ser semente para ser árvore... 
E quais são as características de uma árvore? Grande, lança galhos, muitas folhas, aparência bonita, cheia de flores agradáveis aos olhos dos homens e de Deus,  após as flores lança frutos... 
 

 
 
E por fim SEMENTES. Tudo começa de novo.
 
 
 
Leia também!
 
 
 

6 comentários:

  1. Muito bom, Deus continue abençoando você meu amigo Pr. Marcos, árvore frutífera do Senhor, sou seu fã!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que todos nós sejamos esta árvore frutífera... Obrigado. Abraço aos amigos da África!

      Excluir
  2. A vida é um ciclo assim como as sementes de uma árvore, mesmo perdendo-se no caminho, Deus dá oportunidades. Assim como as sementes levadas pelos ventos ou pelas aves. A vida é um desafio, assim como as sementes de uma árvore tem seus desafios. Deus é vida.
    Paz e um excelente dia,
    Alonso

    ResponderExcluir
  3. Paz e boa noite... Este é o intento do sermão abrir nossos olhos para percebermos que passamos por certas condições e situações para por fim ser úteis ao Reino de Deus como boas semente! Obrigado... Leia outras mensagens!

    ResponderExcluir
  4. Bela reflexão que possamos nós deixar passar por esse processo de dor e mudanças que a semente passa para que se torne uma árvore frutífera Deus abençoe pastor

    ResponderExcluir
  5. Na visão cristão chamamos de metonímia, a palavra em grego e esquisita, simplesmente significa que algo foi transformado. No caso da semente assim como no caso da lagarta deixa-se de ser algo e passamos a ser algo ainda melhor. Temos sim que pensar no Reino de Deus e levar estas sementes, agora saindo de nós para outras vidas e o ciclo continua!

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!