Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Sermão - 008



Somos semelhantes, mas não somos Deus


Nossa semelhança com Deus, dita na Bíblia pode nos levar a níveis importantes e grandiosos, é verdade. Todavia temos que ter cuidado para não achar que somos invencíveis! Atentai! Pois não somos.


26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gen. 1:26

Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste
Salmos 8:4,5

Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.
Salmos 82:6,7

Sois deuses?

Quem somos nós? Cada pessoa é diferente um do outro. Em tudo? Não!
 Existem muitas semelhanças entre nós. No comportamento, nas virtudes, nos atributos,  qualificações, aptidões, sentimentos, etc. Assim como Deus nos fez semelhantes a Ele mesmo. Somos, portanto semelhantes entre nós. Ao mesmo tempo cada um é ímpar, ou seja, indivíduo.

As características que somente cada um de nós tem nos fazem indivíduos. O que nos faz diferentes ocorre por causa de diversas situações: Onde nasci? Quem são meus pais? Quando nasci? Onde vivi? Conheci meus pais? Conheci meus irmãos ou convivi com eles? Quem foram meus professores? Onde trabalhei ou trabalho? Quem são meus amigos? Cada um destes fatos nos transforma e se alguma destas situações muda-nos teria outras possibilidades para melhorar ou piorar nossa personalidade!



A teoria que explica esta situação diz que o homem é fruto do meio onde vive. Não deixa de ser parte de uma verdade! Entretanto não é totalmente verdade, mas tem seus impactos na vida de cada um de nós!

Existe outra teoria que também é válida. Ela diz que o homem é o que é e não muda. Nasce com virtudes e vícios ou problemas. Eu sempre penso que uma complementa a outra. 
 
Somos nascidos e construídos!
 
Logo no inicio uma multidão corria freneticamente para fazer o que você é hoje! Deus escolheu você, os demais não puderam mais existir. Ficaram para trás.
Este ser que foi feito foi escolha de Deus, pois neste momento não há como as pessoas que você conhecerá ou conviverá influenciar! Neste momento você é uma escolha de Deus para fazer um projeto de Deus.



Assim como Adão! Você foi feito para fazer o melhor de Deus aqui na terra e governar sobre tudo que Deus deixou para ti. Porém... Sempre tem um porém. Quando recebe e ACEITA as influências: dos pais, irmãos, parentes, amigos, professores... Muda e aquele que era projeto maravilhoso de Deus... Transforma-se numa outra pessoa.

Vocês estão entendendo?

Dizem por ai que os juízes acham que são deuses! E há aqueles que não têm mais dúvida. Deus tenha misericórdia da alma deles.
Por que isto acontece? Por que apesar de tudo que Deus nos fez; E nos concedeu. Existem pessoas que acreditam que não há limite para suas iniquidades!
 
 
É verdade que somos semelhantes a Deus. O salmo 82:6-7 até diz que somos deuses, mas de imediato nos mostra qual será o nosso destino: “Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.” Não entendemos ainda o que Deus deseja para cada um de nós. Perdemos a oportunidade de ficar quieto e apenas aceitar os destinos de Deus para nossas vidas e sermos exatamente o que Ele deseja para cada um de nós:

Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste
Salmos 8:4,5

Mas preferimos, como Adão, assumir o destino de nossas vidas e influenciados por todas estas pessoas, também, passamos a seguir um caminho que desagrada a Deus!
O homem busca ser semelhante a Deus o que não é errado. Alguns desejam ser Deus. Era este o motivo que Adão tinha: Gen 3:5- “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”
O  homem abandona o verdadeiro motivo que é ser semelhante a Cristo em bondade e humildade e busca a semelhança desejando o poder de Deus! Bem verdade que Jesus disse:

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

Não se enganem estou falando para vocês mesmos que estão aqui. Não é um sermão para novatos. Pergunte ao seu próprio coração se fosse juiz e tivesse o poder de um juiz e o salário de um juiz como você agiria? Não precisa responder!
Quero lembrar que como em todo grupo de pessoas existem aqueles que são merecedores de nossa mais importante honra: Pois são humildes apesar de terem noção do seu poder.
Mas é assim que Lincoln diz: Quer conhecer um homem/mulher dê poder a ele!
 
 

 

O homem não pode ser Deus. Temos que nos analisar o tempo todo e perceber que isto não é para nós, principalmente contaminados que somos pelos parentes, sociedade (mundo) ou pela nossa própria alma perversa – enganoso é o coração humano – ou ainda influenciados pelo inimigo de todos nos: O diabo.
Não podemos ser deus por que estas contaminações nos tornariam em tiranos perversos cujo prazer seria maltratar os outros... Ou não é?
Sabe aquela vontade que você tem de... É esta vontade mesmo... Sobre aquela pessoa... "Ai meus Deus se eu pudesse.."
Existem aqueles que falam o nome de Deus em vão neste momento. MISERICÓRDIA SENHOR!
Eu não sei, exatamente, o que passou na cabeça de Adão, mas a verdade ele já era como Deus.
Para quem foi feito tudo?
Quem cuidava de tudo aqui na terra?
Quem era eterno?
Ora com o tempo, sendo eterno, qual seria o limite de conhecimento do Adão?
 
Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo.
Parece-te bem que me oprimas, que rejeites o trabalho das tuas mãos e resplandeças sobre o conselho dos ímpios?
Tens tu porventura olhos de carne? Vês tu como vê o homem?
São os teus dias como os dias do homem? Ou são os teus anos como os anos de um homem,
Para te informares da minha iniqüidade, e averiguares o meu pecado?
Bem sabes tu que eu não sou iníquo; todavia ninguém há que me livre da tua mão.
As tuas mãos me fizeram e me formaram completamente; contudo me consomes.
Peço-te que te lembres de que como barro me formaste e me farás voltar ao pó.
Porventura não me vazaste como leite, e como queijo não me coalhaste?
De pele e carne me vestiste, e de ossos e nervos me teceste.
Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito.
Porém estas coisas as ocultaste no teu coração; bem sei eu que isto esteve contigo.
Se eu pecar, tu me observas; e da minha iniqüidade não me escusarás.
Se for ímpio, ai de mim! E se for justo, não levantarei a minha cabeça; farto estou da minha ignomínia; e vê qual é a minha aflição,
Porque se vai crescendo; tu me caças como a um leão feroz; tornas a fazer maravilhas para comigo.
Tu renovas contra mim as tuas testemunhas, e multiplicas contra mim a tua ira; reveses e combate estão comigo.”

Parece um discurso pesado e ao mesmo tempo de reconhecimento da soberania de Deus.
Agora que, infelizmente, somos caídos em pecado precisamos clamar por Deus o tempo todo. E também pela sua MISERICÓRDIA!




Conclusão
Somos semelhantes a Deus mas não somos deuses. Poderíamos ser... Porém não somos por que nos afastamos do projeto que Ele deixou para cada um de nós.
Vamos buscar o pouco que nos resta e procurar imitar a Cristo e ser Jesus aqui na terra. Nisto nos tornamos cada vez mais semelhante a Ele:

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35

E ainda medite sobre este texto:

Eu tinha ouvido de ti com os ouvidos; Mas agora te vêem os meus olhos,” Jó 42:5

https://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!