Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2021

Sermão - 106

 Humildade


 

As pessoas acham que ser humilde, significa: Ser pobre, sem posses, vestes rasgadas, andar sujo, esfomeado, chinelo estragado, usar materiais de plástico como vasilhame, etc. Então se for dito que há ricos humildes estas pessoas ficam ensandecidas e dizem isto não é verdade. Verdade é outra virtude importante, sobre ela falemos outro dia. Hoje quero falar com vocês sobre humildade debaixo da visão e da palavra de Deus.

Quem é Jesus? Calma não estou mudando de assunto. Todavia a resposta é simples: O Filho do Deus Vivo. O Redentor, Senhor, Advogado, Conselheiro, Príncipe da Paz! E muitos outros nomes importantes para a nossa Cristã... Quem é Jesus? Aquele que morreu na Cruz do calvário para nos salvar! Aquele a quem o profeta afirma ser uma pessoa sem beleza nem formosura. Humilde!

Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Isaías 53:2-4

 

Então Jesus era humilde? Foi humilhado e estava numa condição de simplicidade no momento de sua morte. Entenda que Jesus ressuscitou e Vive! Jesus Vive! Mas no momento em que ele passou pela terra em muitas situações Jesus passava despercebido pelas pessoas. Quando fazia os milagres e abria seus lábios para a pregação naquele momento se via as maravilhas que fazia o filho do Deus Vivo e o poder, que era inerente a Jesus surgia e o poder advindo dos céus se manifestava e: Cegos enxergavam, coxos andavam, doentes se curavam e a glória de Deus se manifestava de diversas formas.

Compreenda que a humildade de Jesus não o levou a condição de pobre. Como dizem e concordo pobre é o diabo... Que também é crente e teme a Deus.  


 

Precisamos perceber que o fato de estar entre os homens, andar como nós andamos, viver como nós vivemos, falar como nós, embora com muito e perfeita propriedade, sem vacilo e sem loucuras, comer o que comemos, respirar o nosso ar... Jesus é diferente de tudo que somos. Nós como seus imitadores, temos que correr muito... Para alcançar a proximidade da estatura espiritual de Jesus!

Muito e muito para alcançar os pés de Jesus. E jogados aos seus pés dizermos: Te amo Jesus, não merecemos nada que fizeste por nós, mas te amamos. Imperfeitos que somos te amamos. 


 

Por que estou dizendo, escrevendo, estas palavras? Para entendermos que aquele que Era, que É e sempre Será. Deus Todo Poderoso, viveu entre nós de forma humilde, mesmo não tendo perdido sua condição de Deus. Embora tenha se humilhado como homem. Nunca deixou de ser Deus!

Alguma dúvida?

E vemos por aí pessoas que não curam: Cegos, coxos, doenças graves, não ressuscitam ninguém, não andam sobre as águas, não transformam água em vinho, não curam a distância... E se acham deuses e cheios de orgulho batem em seus peitos achando que são alguma coisa!

Tolos... Loucos

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Lucas 12:20,21

 


Todo o orgulho, dinheiro, fortuna, ouro, prata, carros, bens e tudo mais. Para nada servirá. Como se sabe enterrar a fortuna com o falecido não fará com compre um lugar no céu!

Creio que nós já passamos desta ideia da idade média quando as pessoas compravam uma vaga no céu com indulgências!

Não há vaga comprada. Há vaga garantida. Para os humildes de coração que permanecem em Deus!

Entendam que quando Jesus foi levado ao cativeiro e surrado. Ele não tinha aparência alguma, ou formosura alguma. A imagem de homem sofrido e sendo levado a morte no calvário não é bonita. E humilde, morte de cruz era a pior forma que se poderia executar uma pessoa naquela época. A intenção era realmente humilhar a pessoa para indicar para a sociedade que aquele crime não compensava. A morte ou execução seria exemplar.

Jesus mereceu aquela morte? Não!

Fez por nós! Fez por mim e por você.

E nós o que fazemos? Arrogamos ser melhores que Jesus. Tem quem ache que é...


 

Entenda que o Príncipe da Paz, o Sumo Sacerdote, poderia ter passado pela terra e com bravura e determinação. Poderia simplesmente derrotar Roma e todos os adversários que se apresentassem a Ele naquela época!

Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

Mateus 26:52-54

 

Importante explicar que cada legião comporta algo em torno de 5.000 soldados. Jesus diz DOZE legiões de ANJOS! Ou seja, 60.000 anjos a disposição de Jesus num piscar de olhos.

Importante lembrar que somente UM anjo matou os primogênitos dos egípcios. Importante lembrar que DOIS anjos destruíram Sodoma e Gomorra, cidades que somavam algo em torno de 300.000 habitantes!

O que quero com todos estes números?

Dizer que Jesus poderiam ser, é e foi o homem mais poderoso do mundo, quando era homem. Deus não tem limite. Deus tem poder, glória. A Ele toda honra e Louvor...

Mesmo assim veio de forma humilde.

Por que pessoas que nada fazem nada das coisas que Jesus fez. Quem não tem o poder que Jesus tem. E consequentemente não são deuses se acham alguma coisa?


 

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Tiago 4:8-10

 

Entendam que ser humilde diante de Deus é participar de coisas e situações onde Ele o Senhor fará a cada um de nós vencedor. Seremos exaltados...

Assim como os orgulhosos serão abatidos:

Então por que tenho que me importar com pessoas que desconhecem a humildade cheios de arrogância querem que estejamos debaixo dos pés deles? Desejam humilhar os simples e maltratar as pessoas.

Clamemos a Deus que os converta e os faca enxergar a sua pequenez, estes são POBRES de coração e alma. Nada tem que possa ser aproveitado!

(Tradução: A pobreza da alma é uma doença que não se cura nem com todo a riqueza do mundo)

Por que? 

Fortuna não compra a vida. Todos morrem;

Ouro não compra saúde? Todos morrem; 

Prata não te leva para o céu! Arrependimento e a misericórdia de Deus sim.

Carros não te tiram do atoleiro da depressão. Rico também deprime, cheios de carro. Posses, poder humano e terreno nada fazem para te garantir a vida eterna.

Entendam! Não é proibido ter estas coisas! Entendam... Entendam...

É INCORRETO deixar estas coisas terem vocês! 


 

Compreendem a diferença da humildade para a pobreza?

Ser humilde e deixar Deus moldar o seu coração para que alcance as riquezas do Reino Eterno e obtenha para si a grande vitória.

É deixar ser moldado por Deus para servir as pessoas com toda a sua riqueza, bens, carros, ouro e prata. Tudo a serviço do Reino de Deus.

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Tiago 1:26,27

 Use a força de influência que tem para realizar obras de apoio as pessoas mais necessitadas. Use o seu poder político para fazer o bem, PARA OS OUTROS, e não para si.

Use o seu conhecimento para ajudar a pessoas.

Use tudo que tens para agradar o coração de Deus.


 

Humilhai vos e Deus te exaltará. Ele tem poder e deseja nos ajudar. Mas precisamos alinhar o nosso pensamento com os projetos de Deus aqui na terra.

O que você tem feito?

Humildemente obras para Deus ou

Arrogantemente obras para satanás!

A escolha sempre é nossa!

Selá!

2 comentários:

  1. Amém pastor Marcos , uma benção essa reflexão , fiz uso de muitas dessas colocações em uma abordagem sobre humildade lá na congregação , abraço e obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virtude maravilhosa! Porque? Por que nos leva a outras virtudes... Humildade e amor. Humildade e integridade. Humildade e graça...

      Excluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!