Pesquisar este blog

domingo, 21 de junho de 2020

Sermão - 066


Que sentimentos estão dentro de ti?
 
 


 



Vivemos um mundo de comunicação rápida, muitas informações noticias boas e ruins veem para nós pelas mídias as mais diversas possíveis. Nestes tempos existem muitos sentimentos que estão conturbando o ser humano. Mas os seus sentimentos: Quer sejam bons ou ruins. Quer sejam para si ou para com outros. Eles são: Os SEUS sentimentos!
 
O que sou e como sou quase nunca pode ser percebido por outras pessoas senão se desejo que elas saibam. Da mesma forma se há dentro de seu íntimo uma alegria... Esta é sua alegria! Talvez uma outra pessoa por mais esforçada que seja não corrobora (concorda) com esta sua alegria e não a entenda. E então o que fazer? 
 
O coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não participará no íntimo da sua alegria.

Na busca de ser compreendido o ser humano faz coisas terríveis. Como dito acima as vezes boas as vezes más. Nós cristãos temos que agir diferente! Temos que buscar fazer sempre o BEM. Não devemos seguir os passos das outras pessoas por causa de nossos sentimentos, ou seja, não podemos nem devemos ser mal com os outros!



 
Uma pergunta pode ocorrer a qualquer um de nós! 
 
Podemos fazer o que queremos o tempo todo? 
 
Podemos apresentar nossos sentimentos em detrimento do sentimento do outro? 
 
Podemos desejar ser felizes com a miséria dos outros?   
 
Podemos lançar sobre outros nossos problemas por que não quero sofrer as consequências do que sou ou do que estou passando? 
 
De mesma maneira: posso obrigar as pessoas a compreenderem que as coisas que me fazem alegres tenham que ser as suas coisas? Ou escolhas? Posso obrigar os outros estarem tristes comigo ou alegres comigo?
 
Obviamente esta não é uma boa ideia mas, a realidade é que muita gente acha que pode constranger outros a estarem com os seus sentimentos iguais aos seus! 
 
Repito: As pessoas que pensam que devemos aguentar os seus sentimentos como se fossem nossos sentimentos! ESTÃO ERRADAS! E podemos ver isto neste proverbio!
 
Que sentimentos estão dentro de ti? 
 
Não importa quais sejam! São seus! Não dos outros. 
 
 
 
           i)  Se são angustias - Mas o que fazer quando tais sentimentos perturbam nossas vidas? Devemos sofrer sozinhos? Não é isto que digo acima! Entenda que se não for dito claramente que algo está angustiando nosso coração as pessoas não saberão que estamos sofrendo; MAS, não achemos que alguém tem a OBRIGAÇÃO  de adivinhar o que está acontecendo dentro de nosso íntimo! Até por que os adivinhos não herdarão o reino dos céus! E é isto que está dito no proverbio: Somente o nosso coração conhece a nossa amargura! Para sermos ajudados é necessário que tenhamos a inteligência de buscar ajuda, sem temer o julgamento de qualquer pessoa. 
 
 
 
i          ii) Se são alegrias – de mesmo modo não podemos entender que se estamos eufóricos com alegrias que nos vieram não significa que TODOS ao nosso redor vão partilhar da mesma alegria! E temos que tomar cuidado para não pensar que o irmão do lado está com inveja! Quando na realidade talvez nem tenha percebido sua euforia ou o motivo de seu contentamento. Calma! Se desejas dividir com todos, glória a Deus! Mas faça com parcimônia e entenda que os seus sentimentos são OS SEUS SENTIMENTOS e o dos outros são diferentes! Nem todos estão dispostos a seguir os seus ideários! Pois somos indivíduos. RESPEITE os outros para que possa ser compreendido por eles. 
 

 
Então! Que sentimentos estão dentro de ti?
 

iii)     São tristezas, peça ajuda... compartilhe para que outros possam te ajudar a sair deste período que lhe sobrevém este peso. Isto devemos e podemos fazer: comunicar a outros.  "Estou triste hoje por isto não consigo me alegrar com suas exultações". Peça perdão se achar necessário! Mas seja claro ao mostrar que há em ti um sentimento diferente!


 

 
Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.

Da mesma forma devemos dizer claramente a outros que o fato de demonstrarmos alegria eufórica não significa que não compreenda o seu sofrimento, mas que algo poderoso feito por Deus está tomando o meu ser e há em mim uma explosão de júbilo! Se achar necessário peça perdão! E clame que participem de seu benefício.... Divida sua alegria com todos. Alegremo-nos todos Deus está fazendo algo poderoso... Sim podemos fazer assim... espalhar a bênção de Deus sobre outras vidas. 
 
Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome.

Que sentimentos estão dentro de ti?
 
Não importa quais sejam os sentimentos!
Se são tristezas, glorifica o nome de Deus como o fez Jó! Como ele disse...
 
Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

Jó 2:10

Clama a Deus por misericórdia como ele o fez e aguarda, por que tudo em Deus tem o seu tempo! Pois no fim Deus te recompensará! Se ainda não aconteceu aguarde...
 
Que sentimentos estão dentro de ti?
 

 
 
Não importa quais sejam os sentimentos!
Se são alegrias! Espalhe sobre a terra!
 
Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.

Salmos 32:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!