Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Sermão - 107

 

Paz!


 

O cumprimento cristão é este: Graça e Paz! É ensinado na Bíblia e vemos este desejo em muitas palavras e versos da Bíblia. É possível e até adequado perguntar como viver em paz se ao mesmo tempo temos tantas guerras?

Há um Pastor conhecido que diz: “Em paz em meio a guerra...” Há verdade nesta frase e depende claramente da visão de vida de cada um. Como seria isto? Como ter paz em meio as guerras. É lutar para ter paz! É saber que há problemas mas que há Deus!


Não estou falando de guerras militares, que também são difíceis e terríveis contra a nossa paz. Estou falando nas guerras do cotidiano que enfrentamos. Cada área de nossas vidas. Área eclesiástica, acadêmica, secular e social... Temos guerras de relacionamentos com outras pessoas. E não se enganem estas guerras acontecem também no meio eclesiástico, ou seja, nas igrejas. Há disputa de poder e cargos em igrejas também! Infelizmente há. 


 

Temos que lembrar que não deixamos de ser humanos quando nos convertemos. O chamado... O clamor é para que sejamos nova criatura. Oh luta!

Quantos dizem: “Me deixe que estou na carne! ” Não acontece com vocês? Glória a Deus!

 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6,7

Podemos começar analisar este versos pelo inicio e este seria o correto mas vou fazer diferente:

1)      E a paz de Deus – muitos creem que as negociações humanas definem a paz no mundo. Ledo engano! O que fazemos como pessoas neste mundo nos incita mais a guerra do que a paz. Sabemos disto. Os homens foram feitos para disputar, para lutar, para desejar, para crescer como reino e como pessoa. Nem sempre os homens fazem isto de forma pacífica! Na realidade na maioria das vezes é feito em guerra. Não, ainda não estou falando das guerras militares: Quero dizer que se as pessoas desejam um cargo, ocupação ou função, imediatamente se preparam para uma guerra. Não é assim? Ou vocês quando estão interessados em uma vaga de emprego ou posição social não se preparam com “armas sociais” ou “de conhecimento” para ocupar este espaço social? Como disse até nas igrejas existem estas disputas. TODAVIA o verso diz a paz de Deus. Se deseja paz procure em Deus!

 


2)      Não estejais inquietos por coisa alguma – o que as pessoas não percebem é que não precisam ficar disputando lugares, coisas, cargos ou qualquer outra coisa! Deus diz claramente, não se preocupe, Eu providencio tudo para ti. Tem alguma dúvida de que Ele pode providenciar? Então você está em caminhos de ausência de entendimento. Ele é nosso Deus e nosso Pai. Não se preocupe: a) Há um cargo? se Deus quiser será seu! b) Se há algo a comprar, será seu; c) Se necessita de alimento, será concedido, d) Se precisa de uma coisa, um bem o que for será seu!; e) O que precisar Deus te concedera. Não entre em guerra por causa de coisas! Prefira a paz! Perca se necessário for, mas fique em paz!

 

3)      ...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Prefira a ação de graça! Prefira ser benevolente, prefira dar do que receber. Neste pensamento estará sempre em paz! Simples assim? Claro! O que gera as guerras? As disputas? Coisas, territórios, dinheiro, poder. Ceda e terá paz! Não quero dizer com isto que você sempre se diminuirá diante de tudo e todos. Não lhes desejo o fracasso. Deus nos livre de tal coisa.  Não é isto, mas veja este texto:

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Romanos 12:18

 

4)      E a paz de Deus, que excede todo o entendimento... – Não somente paz de Deus é aquela que Excede todo o entendimento! Vindo de Deus não se espera diferente. Não há compreensão para as coisas plenas de Deus. Quem somos nós para compreender Deus. A própria palavra teologia é uma ousadia sem fim. Quem entenderá Deus por completo? Ninguém! Guarde em seu coração que a paz oferecida por Deus excede tudo. Quando andamos, de verdade, nesta paz tudo vai bem. Esta é a verdadeira paz. Não são tratados, não são acordos, não são alianças humanas, mas a paz de Deus em nós! Busque!

 


5)      “.... Guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. ” Completou! Evitamos as contendas e já temos paz. Olhamos para Deus como a fonte de Paz: Que bom..., Mas Jesus, nosso exemplo principal de como viver em paz, preferiu morrer à guerrear contra Roma ou contra Israel para mostrar as suas verdades. Eles esperavam um general. Queriam um rei, um sacerdote, um guerreiro, um lutador. E Jesus era tudo isto, mas as suas armas não eram de guerra, mas de VIDA!

Há pessoas que desejam paz, mas sempre procuram confusão! Como pode ser isto? Não há paz nas disputas! Não há paz nas querelas, não há paz na ambição desenfreada! Não há paz no consumismo sem limite; não há paz na inveja; não há paz no egoísmo, não há paz...


 

Paz temos em Deus. E Jesus é o exemplo que buscamos: Lembram das virtudes? Mansidão leva a paz; bondade leva a paz, benignidade leva a paz, justiça leva a paz, amor, com certeza, leva a paz, graça leva a paz.... Mostraria todas as virtudes que falamos no sermão deste assunto e sim... Perceberemos que as virtudes nos levariam a paz.

É um filtro de ideias e sentimentos que podemos e devemos fazer para nos permitir viver em paz!

Graça e PAZ a todos!

domingo, 25 de abril de 2021

Sermão - 106

 Humildade


 

As pessoas acham que ser humilde, significa: Ser pobre, sem posses, vestes rasgadas, andar sujo, esfomeado, chinelo estragado, usar materiais de plástico como vasilhame, etc. Então se for dito que há ricos humildes estas pessoas ficam ensandecidas e dizem isto não é verdade. Verdade é outra virtude importante, sobre ela falemos outro dia. Hoje quero falar com vocês sobre humildade debaixo da visão e da palavra de Deus.

Quem é Jesus? Calma não estou mudando de assunto. Todavia a resposta é simples: O Filho do Deus Vivo. O Redentor, Senhor, Advogado, Conselheiro, Príncipe da Paz! E muitos outros nomes importantes para a nossa Cristã... Quem é Jesus? Aquele que morreu na Cruz do calvário para nos salvar! Aquele a quem o profeta afirma ser uma pessoa sem beleza nem formosura. Humilde!

Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Isaías 53:2-4

 

Então Jesus era humilde? Foi humilhado e estava numa condição de simplicidade no momento de sua morte. Entenda que Jesus ressuscitou e Vive! Jesus Vive! Mas no momento em que ele passou pela terra em muitas situações Jesus passava despercebido pelas pessoas. Quando fazia os milagres e abria seus lábios para a pregação naquele momento se via as maravilhas que fazia o filho do Deus Vivo e o poder, que era inerente a Jesus surgia e o poder advindo dos céus se manifestava e: Cegos enxergavam, coxos andavam, doentes se curavam e a glória de Deus se manifestava de diversas formas.

Compreenda que a humildade de Jesus não o levou a condição de pobre. Como dizem e concordo pobre é o diabo... Que também é crente e teme a Deus.  


 

Precisamos perceber que o fato de estar entre os homens, andar como nós andamos, viver como nós vivemos, falar como nós, embora com muito e perfeita propriedade, sem vacilo e sem loucuras, comer o que comemos, respirar o nosso ar... Jesus é diferente de tudo que somos. Nós como seus imitadores, temos que correr muito... Para alcançar a proximidade da estatura espiritual de Jesus!

Muito e muito para alcançar os pés de Jesus. E jogados aos seus pés dizermos: Te amo Jesus, não merecemos nada que fizeste por nós, mas te amamos. Imperfeitos que somos te amamos. 


 

Por que estou dizendo, escrevendo, estas palavras? Para entendermos que aquele que Era, que É e sempre Será. Deus Todo Poderoso, viveu entre nós de forma humilde, mesmo não tendo perdido sua condição de Deus. Embora tenha se humilhado como homem. Nunca deixou de ser Deus!

Alguma dúvida?

E vemos por aí pessoas que não curam: Cegos, coxos, doenças graves, não ressuscitam ninguém, não andam sobre as águas, não transformam água em vinho, não curam a distância... E se acham deuses e cheios de orgulho batem em seus peitos achando que são alguma coisa!

Tolos... Loucos

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Lucas 12:20,21

 


Todo o orgulho, dinheiro, fortuna, ouro, prata, carros, bens e tudo mais. Para nada servirá. Como se sabe enterrar a fortuna com o falecido não fará com compre um lugar no céu!

Creio que nós já passamos desta ideia da idade média quando as pessoas compravam uma vaga no céu com indulgências!

Não há vaga comprada. Há vaga garantida. Para os humildes de coração que permanecem em Deus!

Entendam que quando Jesus foi levado ao cativeiro e surrado. Ele não tinha aparência alguma, ou formosura alguma. A imagem de homem sofrido e sendo levado a morte no calvário não é bonita. E humilde, morte de cruz era a pior forma que se poderia executar uma pessoa naquela época. A intenção era realmente humilhar a pessoa para indicar para a sociedade que aquele crime não compensava. A morte ou execução seria exemplar.

Jesus mereceu aquela morte? Não!

Fez por nós! Fez por mim e por você.

E nós o que fazemos? Arrogamos ser melhores que Jesus. Tem quem ache que é...


 

Entenda que o Príncipe da Paz, o Sumo Sacerdote, poderia ter passado pela terra e com bravura e determinação. Poderia simplesmente derrotar Roma e todos os adversários que se apresentassem a Ele naquela época!

Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

Mateus 26:52-54

 

Importante explicar que cada legião comporta algo em torno de 5.000 soldados. Jesus diz DOZE legiões de ANJOS! Ou seja, 60.000 anjos a disposição de Jesus num piscar de olhos.

Importante lembrar que somente UM anjo matou os primogênitos dos egípcios. Importante lembrar que DOIS anjos destruíram Sodoma e Gomorra, cidades que somavam algo em torno de 300.000 habitantes!

O que quero com todos estes números?

Dizer que Jesus poderiam ser, é e foi o homem mais poderoso do mundo, quando era homem. Deus não tem limite. Deus tem poder, glória. A Ele toda honra e Louvor...

Mesmo assim veio de forma humilde.

Por que pessoas que nada fazem nada das coisas que Jesus fez. Quem não tem o poder que Jesus tem. E consequentemente não são deuses se acham alguma coisa?


 

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Tiago 4:8-10

 

Entendam que ser humilde diante de Deus é participar de coisas e situações onde Ele o Senhor fará a cada um de nós vencedor. Seremos exaltados...

Assim como os orgulhosos serão abatidos:

Então por que tenho que me importar com pessoas que desconhecem a humildade cheios de arrogância querem que estejamos debaixo dos pés deles? Desejam humilhar os simples e maltratar as pessoas.

Clamemos a Deus que os converta e os faca enxergar a sua pequenez, estes são POBRES de coração e alma. Nada tem que possa ser aproveitado!

(Tradução: A pobreza da alma é uma doença que não se cura nem com todo a riqueza do mundo)

Por que? 

Fortuna não compra a vida. Todos morrem;

Ouro não compra saúde? Todos morrem; 

Prata não te leva para o céu! Arrependimento e a misericórdia de Deus sim.

Carros não te tiram do atoleiro da depressão. Rico também deprime, cheios de carro. Posses, poder humano e terreno nada fazem para te garantir a vida eterna.

Entendam! Não é proibido ter estas coisas! Entendam... Entendam...

É INCORRETO deixar estas coisas terem vocês! 


 

Compreendem a diferença da humildade para a pobreza?

Ser humilde e deixar Deus moldar o seu coração para que alcance as riquezas do Reino Eterno e obtenha para si a grande vitória.

É deixar ser moldado por Deus para servir as pessoas com toda a sua riqueza, bens, carros, ouro e prata. Tudo a serviço do Reino de Deus.

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Tiago 1:26,27

 Use a força de influência que tem para realizar obras de apoio as pessoas mais necessitadas. Use o seu poder político para fazer o bem, PARA OS OUTROS, e não para si.

Use o seu conhecimento para ajudar a pessoas.

Use tudo que tens para agradar o coração de Deus.


 

Humilhai vos e Deus te exaltará. Ele tem poder e deseja nos ajudar. Mas precisamos alinhar o nosso pensamento com os projetos de Deus aqui na terra.

O que você tem feito?

Humildemente obras para Deus ou

Arrogantemente obras para satanás!

A escolha sempre é nossa!

Selá!

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Sermão - 105

 Coragem!


 

Vai nesta tua força homem valente! O problema é que Gideão não era valente, não havia coragem naquele homem. As circunstâncias de sua vida tinham colocado medo em seu coração e sabemos que medo é o contrário de coragem.

Antes de começarmos a apontar os dedos para Gideão, devemos olhar para nós mesmos e percebermos que muitas vezes temos sido covardes diante de certas situações. E aqui e agora vou lembrar da situação que interessa ao propósito destes sermões: Tem nos faltado coragem de pregar o evangelho!

Mesmo assim Deus não nos deixa. Nem nos abandona. Nem nos mortifica. Por que? As misericórdias de Deus são a razão de não sermos consumidos

 

Mas poderiam os ainda dizer Deus não precisa de mim. É verdade. Mas a pregação do evangelho é uma missão de homens e mulheres. Não é missão de Anjo. É nossa missão sobre a terra e precisamos de coragem para realizar tal missão. E outras.

Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.

Juízes 6:14-18

 Ter coragem é estar imbuído de compromissos, metas e objetivos e realizar. Ter sonhos é bom. Todavia a coragem de realizar os sonhos é que deve guiar o coração dos homens. Somos assim: Feitores de coisas grandiosas. Entretanto a maioria das pessoas não percebe isto e fica aguardando para fazer alguma coisa.

Temos que entender que o Reino de Deus depende de nós para efetuar a pregação da palavra de Deus. Para tanto é necessário coragem! Vejamos:

1)      Deus disse a Gideão: vai nesta tua força. O que fez Gideão? Mostrou logo argumentos contrários dizendo que lhe faltava a coragem, ou características que lhe permitisse ir naquela guerra. Sim era uma guerra a enfrentar e nos quase sempre temos nossas disputas que precisam ser realizadas. Poderia citar várias, mas vou me ater a vergonha de falar em público. Muitos se recusam. Começa a suar e congelam. Embora seja verdade é necessário confrontar este medo e converter a palavra de Deus em verdades nas nossas vidas. E em seguida realizar o pedido de Deus. Gideão teve diante de si uma ordem vá! E o próprio Deus diz a ele porventura não te enviei Eu?

 


2)      As desculpas: Gideão achou logo desculpas. Eram verdadeiras pois como esta escrito ele era da de uma família pobre e ele dentre os seus era o menor. Outros diriam eu sou gago, ainda outros diriam eles não me dão ouvidos. Desculpas não faltarão. Assim como o pedido de Deus não se recolhe. Ele encontra alguém que vai e consegue. A diferença é que o que vai se torna um valente e o que fica e não faz se torna uma pessoa sem importância. Aqueles homens estavam ouvindo falar do gigante e tremendo. O próprio Rei Saul que era um homem de boa estatura não teve coragem de ir. Davi não viu nem mediu o gigante apenas disse o que Gideão ouvi do próprio Deus: Davi disse eu vou na força do Senhor. Gideão ouviu Deus dizendo eu estou te mandando. Deus não manda pessoas com um propósito nobre sem preparar o caminho. 

 

 

3)      Com Deus é assim: Eu hei de ser contigo... Vocês entendem o que significa andar para uma batalha com Deus ao seu lado? Tem dúvida da vitória? Todavia Gideão tinha. Faltava coragem, entre outras coisas. Por fim basta ouvir Deus, e claro seguir a palavra e planos d´Ele. Vejam que após convencer Gideão, com muito trabalho: secar orvalho e orvalhar no seco: Deus apresentou a Gideão um estratégia ainda mais ousada! Batalhar com 300. Haja coragem! Venceu!


4)      A dúvida. Ainda respirando a incerteza Gideão busca agradar Deus. É como se dissesse sou medroso mais te amo. E falou a Deus para aguardar ele para que apresentasse uma oferta. E Deus? Aguarda, vou lembrar o sermão 007 – Esperarei por ti, diz o Senhor dos Exércitos. Este é nosso Deus! Deus tem um amor especial por nós, mas conta conosco para atuar na terra em favor do Reino dele. Ele até te espera, mas não é para sempre. Chega de desculpas enfrente seus medos toma a coragem e avance!

Não se preocupe Deus te espera, mas se mexe meu irmão(ã). Deus já disse que está contigo nesta querela. A vitória esta prometida por Ele.

Impossível nos mover por nós mesmos; inadequado acreditar na força do braço; incorreto confiar em cavalos e carros. O mesmo Deus que ganhou uma guerra de 300 contra mais de 100 mil homens a Gideão permanece adiante de nos dizendo: Vá nesta tua força!

E Gideão, antes mesmo da guerra começar, já confrontou os idólatras da região e derrubou um ídolo. A coragem ainda não esta firme ele o fez a noite, mas fez. Buscando agradar a Deus.

As vezes vamos começar tímidos, meio escondidos, meio receosos, mas vamos começar! O importante é realizar a obra de Deus. O principal é começar e realizar aquilo que Deus colocou no seu coração. Faça!

A ordem é esta: Faça! Abandone o medo e realize seus projetos, os de sua família, os de Deus!

A Gideão foi dado ser o líder daquele povo mas ele rejeitou. Creio que foi mais um erro dele. Cada um conhece o seu limite mas não há limites para aquele que fica fortalecido no Senhor dos Exércitos.


 

Serve nos de exemplo o fato de Gideão ouvir a Deus, mesmo com todo a ressalva e testes. Por fim ele realizou a obra de Deus, livrou o seu povo do inimigo.

Este tem que ser o nosso propósito na busca pela coragem! Usar para os projetos de Deus em nossas vidas e na vida de outras pessoas.

Há um Reino a ser construído. Há um povo a ser conquistado. Como vivemos em tempos de guerras espirituais. Nossa luta não é contra carne ou sangue... Portanto temos que conquistar o coração das pessoas com a palavra de Deus. 

Começa com a coragem de pregar o evangelho, todavia passa ainda pela transformação de nosso coração para sermos exemplo para outras pessoas. 

Nisto podemos mirar nossos olhos na busca pelas virtudes que o Senhor dos exércitos nos oferece todo dia. Entre as muitas virtudes amor, justiça e verdade e também coragem!

Coragem!

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Sermão - 104

 

Confiança

 

Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abalam, mas permanece para sempre! Sl 125:1

Salmista alegra-se em saber que pertence a uma elite de pessoas separadas por Deus não por que merecem, mas por que confiam em Deus e obedecem aos seus mandamentos.

Poderíamos parar aqui e ficar com este conceito simples: a confiança em Deus e a obediência aos seus mandamentos faz nos fortes como montanhas que aparentemente são eternas.

Todavia nossas forças são menores que um monte, quando estamos de mão vazias e individualmente falando. Os homens quando se unem ou usam suas máquinas fazem coisas estranhamente grandes.

Mas este não é o objetivo desta palavra. Quero usar a palavra confiança numa dimensão levemente diferente.

Confiança e uma virtude e precisamos de imediato entender que como dito no sermão 102 pedir virtudes a Deus é interessante e importante: interessante por que elas vão nos moldar de maneira a parecermos mais com Jesus! E importante para exatamente parecendo com Jesus agirmos de modo igual. Esta confiança que sito aqui tem a ver com a sua confiança! Primeiro em si, como uma virtude que lhe dará a certeza que pode fazer muitas coisas. 


 

Ser como o monte de Sião será consequência de sua confiança em Deus. Bom lembrar que confiar em si também é muito importante.

O princípio é ter dentro de si a confiança e fazê-lo de forma que as pessoas saibam que você pertence ao Reino de Deus por confiar. Claro primeiramente em Deus. Mas ter uma postura de saber o que está fazendo.

Confiar é nato ter dúvida do que deseja fazer. Sabendo que Deus é poderoso para manter a palavra d’Ele e nos fazermos termos vitória.

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.
Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração.
Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.”
Salmos 125:1-5

 O mais interessante quando analisamos a palavra de Deus é que um versículo sozinho já é muito forte, mas quando os vemos num todo o poder e a misericórdia de Deus aumenta e se amplia para com a nossa vida. Ou, também é verdade, amplia o julgamento!

Vamos a uma pequena análise:

Αα) Quem não se abala? Os que confiam no Senhor. Então a primeira e importante análise deste texto é que não são todos! Infelizmente temos pessoas que adoram outros deuses, temos ateus que não creem em Deus e portanto não confiam em Deus. Consequentemente algumas pessoas estão fora do parâmetro. Todavia não são somente estes. Muitos creem em Deus, mas não confiam! Então... Temos cristãos que creem em Jesus, em Deus e não são inabaláveis! Ainda poderemos dizer que o grau de firmeza está ligado, concomitantemente, ao grau de sua confiança em Deus! Sim. 

 


 

Ββ) Estabelecendo esta confiança e se comparando como o monte de Sião que permanece para sempre, também e necessário permanecer para sempre na confiança; Claro! Assim como foi dito em Ezequias 18:21-24 (logo abaixo) que aquele que era bom permaneceu bom e se firmou, mas se deixar de lado o que são os interesses de Deus... perdem o lugar. E aqueles que outrora não confiavam e estavam perdidos mas se encontrarem o caminho e se firmarem na confiança de Deus. Passam a desfrutar na fortaleza da montanha.

“Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.
De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.
Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.”

Ezequiel 18:21-24

 Γγ) Olhem o verso dois: “...Senhor está em volta do seu povo...”; Como? Assim como os montes a volta de Jerusalém, Deus está a nossa volta nos protegendo. Se olharmos para as antigas cidades, quase sempre foram feitas em locais que concediam uma segurança extrea com as montanhas em sua volta. E completa desde agora e para sempre. Deus deseja nos cuidar! Ontem, hoje e sempre. Mas você está confiando n´Ele suficiente para permitir este cuidado?


 

Δδ) verso 3; Já prevendo a nossa loucura o Salmos diz que a impiedade não estará sobre o justos para que não se desvie de Deus e vá para caminhos de iniquidade. Não sei o quanto nós podemos perceber nesta maravilhosa promessa que Deus não somente nos protege mas retira de cima de nós os cetros de impiedade. Temos que lembrar que Jesus alertou sobre o que passaríamos aqui, ao tempo que Ele mesmo diz que venceu e que venceríamos também. Percebam que as promessas de Deus nos caminhos dos salmos são reforçados com as palavras deixados pelo amado Jesus.

Εε) Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. Eis o clamor do salmista que o bem de Deus seja sobre as nossas vidas, mas há uma condicionante bem clara, sobre os bons! E retos de coração. Vocês poderiam dizer não vai ter para nós! Somos tão difíceis! É verdade que somos difíceis. Para nossa valia o Senhor é misericordioso. Deus vai ver as intenções de seu coração! É boa? Então o bem de Deus vai te tocar! Seu coração busca a retidão... Então o bem de Deus vai te seguir.

 


 

Ζζ) Infelizmente também existem sentenças para os que se afastam de Deus e são maus! O verso diz que serão levados, não diz para onde! Entretanto não parece ser um bom lugar. Pois a palavra diz: “levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade”. Se nos homens, limitados, quando vemos pessoas maldosas e perversas ficamos irados. Então Deus fica mais irado ainda.

No fim o salmista diz Paz haverá sobre Israel! Há um salmo que nos pede para orar por Jerusalém, ou por Israel, de certa forma, indicando que Deus levara em conta esta atitude e trará para as pessoas que desejam o bem a Israel, bem maior que este pedido. Então na dúvida tenho orado por Israel e Jerusalém. Mal não me fará!


 

Quero dizer para vocês que qualquer acordo que façamos com Deus (não falei comercio, falei acordo) é vantajoso para nós. Nunca saímos perdendo. E se por um acaso parece que não houve nenhum proveito para a sua vida atual, lembre-se da sua vida eterna. A realidade é: Sempre tem favor de Deus para quem confia n´Ele e atua no reino d´Ele de maneira proativa.

Deus não fica devendo nada a ninguém (quando uso a palavra acordo está ligado a tarefas realizadas, promessas cumpridas de nossa parte e consequente ação de Deus ao nosso favor). Deus não fica devendo nada a ninguém. Então confie! 

E faça o REINO  de Deus se expandir através de sua vida.

 

A divisão dos tópicos estão com letras gregas: Αα Αlfa ; Ββ Beta        ; Γγ       Gama ; Δδ Delta; Εε Épsilon ; Ζζ Zeta.