Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

Sermão - 101

 

As misericórdias de Deus e seus livramentos 2!

Quando se fala que Deus é misericordioso e é. De nossa parte vem sempre o pensamento ou o sentimento de provar desta misericórdia. Poderia dizer que não merecemos e é verdade, porém o amor dEle nos permite não somente aceitar, mas clamar o tempo todo por tal intervenção em nossas vidas. 

Mas podemos sempre perguntar também: Como fazê-lo. Não existe uma fórmula. 

Existe uma postura!

 


E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.
Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.

Gênesis 20:6,7

 

Quantas vezes Deus tem te salvado? Quantas vezes ficaste livre de situações complicadas e nem percebeu de onde veio a solução ou o escape?

Achas que merece as misericórdias de Deus? Não. Nenhum de nós merecemos! Todavia mesmo assim são as misericórdias de Deus a razão de não sermos consumidos! E ocorre livramento, ocorre vitórias, acontece bênçãos, tem favores, tem milagres... E saídas incríveis de situações que meramente nos colocariam numa enrascada terrível... 

 É nosso Deus!


 Quando Abrão se deslocou para aquelas terras não sabia o que o receberia ali. Eram povos estranhos com hábitos que ele não conhecia. Entretanto uma coisa era sabida naquela época quando um homem se interessa por uma mulher simplesmente matava seu esposo e tomava para si. Se é que tais perversidades não são praticadas ainda hoje! 

Qual era a situação que assustava Abraão? O fato de ter uma mulher formosa.


 

É simples assim. Vocês por uma acaso já ouviram esta história nos tempos atuais? Não exatamente assim, Mas ocorre coisa parecidas, roubam o cônjuge dos outros; Isto não é novidade, nem tão raro. Ocorria naquelas épocas e nos tempos atuais ocorre ainda. 

Talvez a forma seja diferente, hoje deixam os cônjuges vivos.(?)

Mas a informação mais importante não é o ato perverso! Não é. Importante é saber do livramento de Deus para com o possível pecador. Como assim? O sujeito apronta e ainda pode ter livramento? 

 


 

Não é bem assim. Há regras para tudo. Se inconsciente, como era o caso de Abimeleque, a pessoa pecar. Deus fará seus movimentos para alertar a pessoa para o perigo e o mostrará um caminho de livramento.

Abimeleque, quando viu a Sarah mulher formosa, sendo ele o mais poderoso na ocasião foi tomou ela para si.

Inconsciente do ato ele o fez. Culpa de Abraão que não lhe disse adequadamente que Sara era sua esposa...

E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.

Gênesis 20:2

 Ele era rei do local, quem quisesse tomava para si. Sendo o mais poderoso não perguntava. Apenas levava. Mas a palavra não diz que Abimeleque é um homem mal, perverso... Nada se afirma. Ao contrário a palavra diz que ele era bom e temente a Deus.

Quero chamar atenção exatamente para o fato de ele ser temente a Deus. Por que é neste ponto que desejo trabalhar nosso coração. Deus da livramento a todos e a muitos: faz chover sobre ricos e pobres sobre santos e ímpios. É verdade.

Entretanto Deus deu livramento a Abimeleque por que tinha nele um homem separado para si. 


 

Abraão agiu mal, em defesa dos seus. Por que tinha muitos bens, sua esposa, e muitos seguidores. Se ele fosse tido como inimigo certamente poderia morrer e todos os seus. Agiu errado em defesa dos seus.

Mas a consequência do erro de Abraão iria cair sobre Abimeleque se Deus não tivesse misericórdia dele (de Abimeleque). Deus as vezes afirma terei misericórdia de quem quiser ter misericórdia. Ele é Deus.

Quando vocês estiver pronto para realizar  alguma coisa: obra, serviço, ação, aliança, compra, venda, ato bom, ou qualquer outra coisa e perceber resistência para aquilo seja realizado. Pergunte a Deus: és tu? Devo fazer? Tu me permitirás?

 

                                                        (Este Pr Marcos não sou eu é outro Pastor abençoado!)

 

Abimeleque foi avisado em sonhos, “ a mulher é casada”. Deus pode dizer os documentos estão falsificados. A compra é ruim. O negócio vai dar ruim.  Esta não é sua esposa. Não compre, não venda. Não faça! Não vá, não participe, vote ou não vote.

Deus faz coisas loucas. Muitas vezes o fato de você realizar aquele ato vai ter as consequências que precisam ter. boas ou ruins. 


 

A mentira de Abraão, foi realizada sem consulta a Deus. Mas tornou-se como provação do coração de Abimeleque.

Estão entendendo que um erro pode levar a um ajuste fino de Deus na vida das pessoas. Quem coloca os reis em seus postos? Deus. 

Quem tira os reis de seus tronos? Deus...

E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.

Daniel 2:21

Simples assim. Quem permite eleger um presidente? Deus.

Quem permitiu que o profeta ungisse Saul? Deus.

Quem mandou o profeta ungir David, sendo Saul ainda rei? Deus.

Misericórdia e livramento. Estas ações de Deus não impede que Ele as vezes coloque sobre o povo um rei de mão pesada para provar o seu povo e ajustá-lo aos Seus interesses.

Deus é Deus! E pronto!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!