Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Sermão - 105

 Coragem!


 

Vai nesta tua força homem valente! O problema é que Gideão não era valente, não havia coragem naquele homem. As circunstâncias de sua vida tinham colocado medo em seu coração e sabemos que medo é o contrário de coragem.

Antes de começarmos a apontar os dedos para Gideão, devemos olhar para nós mesmos e percebermos que muitas vezes temos sido covardes diante de certas situações. E aqui e agora vou lembrar da situação que interessa ao propósito destes sermões: Tem nos faltado coragem de pregar o evangelho!

Mesmo assim Deus não nos deixa. Nem nos abandona. Nem nos mortifica. Por que? As misericórdias de Deus são a razão de não sermos consumidos

 

Mas poderiam os ainda dizer Deus não precisa de mim. É verdade. Mas a pregação do evangelho é uma missão de homens e mulheres. Não é missão de Anjo. É nossa missão sobre a terra e precisamos de coragem para realizar tal missão. E outras.

Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.

Juízes 6:14-18

 Ter coragem é estar imbuído de compromissos, metas e objetivos e realizar. Ter sonhos é bom. Todavia a coragem de realizar os sonhos é que deve guiar o coração dos homens. Somos assim: Feitores de coisas grandiosas. Entretanto a maioria das pessoas não percebe isto e fica aguardando para fazer alguma coisa.

Temos que entender que o Reino de Deus depende de nós para efetuar a pregação da palavra de Deus. Para tanto é necessário coragem! Vejamos:

1)      Deus disse a Gideão: vai nesta tua força. O que fez Gideão? Mostrou logo argumentos contrários dizendo que lhe faltava a coragem, ou características que lhe permitisse ir naquela guerra. Sim era uma guerra a enfrentar e nos quase sempre temos nossas disputas que precisam ser realizadas. Poderia citar várias, mas vou me ater a vergonha de falar em público. Muitos se recusam. Começa a suar e congelam. Embora seja verdade é necessário confrontar este medo e converter a palavra de Deus em verdades nas nossas vidas. E em seguida realizar o pedido de Deus. Gideão teve diante de si uma ordem vá! E o próprio Deus diz a ele porventura não te enviei Eu?

 


2)      As desculpas: Gideão achou logo desculpas. Eram verdadeiras pois como esta escrito ele era da de uma família pobre e ele dentre os seus era o menor. Outros diriam eu sou gago, ainda outros diriam eles não me dão ouvidos. Desculpas não faltarão. Assim como o pedido de Deus não se recolhe. Ele encontra alguém que vai e consegue. A diferença é que o que vai se torna um valente e o que fica e não faz se torna uma pessoa sem importância. Aqueles homens estavam ouvindo falar do gigante e tremendo. O próprio Rei Saul que era um homem de boa estatura não teve coragem de ir. Davi não viu nem mediu o gigante apenas disse o que Gideão ouvi do próprio Deus: Davi disse eu vou na força do Senhor. Gideão ouviu Deus dizendo eu estou te mandando. Deus não manda pessoas com um propósito nobre sem preparar o caminho. 

 

 

3)      Com Deus é assim: Eu hei de ser contigo... Vocês entendem o que significa andar para uma batalha com Deus ao seu lado? Tem dúvida da vitória? Todavia Gideão tinha. Faltava coragem, entre outras coisas. Por fim basta ouvir Deus, e claro seguir a palavra e planos d´Ele. Vejam que após convencer Gideão, com muito trabalho: secar orvalho e orvalhar no seco: Deus apresentou a Gideão um estratégia ainda mais ousada! Batalhar com 300. Haja coragem! Venceu!


4)      A dúvida. Ainda respirando a incerteza Gideão busca agradar Deus. É como se dissesse sou medroso mais te amo. E falou a Deus para aguardar ele para que apresentasse uma oferta. E Deus? Aguarda, vou lembrar o sermão 007 – Esperarei por ti, diz o Senhor dos Exércitos. Este é nosso Deus! Deus tem um amor especial por nós, mas conta conosco para atuar na terra em favor do Reino dele. Ele até te espera, mas não é para sempre. Chega de desculpas enfrente seus medos toma a coragem e avance!

Não se preocupe Deus te espera, mas se mexe meu irmão(ã). Deus já disse que está contigo nesta querela. A vitória esta prometida por Ele.

Impossível nos mover por nós mesmos; inadequado acreditar na força do braço; incorreto confiar em cavalos e carros. O mesmo Deus que ganhou uma guerra de 300 contra mais de 100 mil homens a Gideão permanece adiante de nos dizendo: Vá nesta tua força!

E Gideão, antes mesmo da guerra começar, já confrontou os idólatras da região e derrubou um ídolo. A coragem ainda não esta firme ele o fez a noite, mas fez. Buscando agradar a Deus.

As vezes vamos começar tímidos, meio escondidos, meio receosos, mas vamos começar! O importante é realizar a obra de Deus. O principal é começar e realizar aquilo que Deus colocou no seu coração. Faça!

A ordem é esta: Faça! Abandone o medo e realize seus projetos, os de sua família, os de Deus!

A Gideão foi dado ser o líder daquele povo mas ele rejeitou. Creio que foi mais um erro dele. Cada um conhece o seu limite mas não há limites para aquele que fica fortalecido no Senhor dos Exércitos.


 

Serve nos de exemplo o fato de Gideão ouvir a Deus, mesmo com todo a ressalva e testes. Por fim ele realizou a obra de Deus, livrou o seu povo do inimigo.

Este tem que ser o nosso propósito na busca pela coragem! Usar para os projetos de Deus em nossas vidas e na vida de outras pessoas.

Há um Reino a ser construído. Há um povo a ser conquistado. Como vivemos em tempos de guerras espirituais. Nossa luta não é contra carne ou sangue... Portanto temos que conquistar o coração das pessoas com a palavra de Deus. 

Começa com a coragem de pregar o evangelho, todavia passa ainda pela transformação de nosso coração para sermos exemplo para outras pessoas. 

Nisto podemos mirar nossos olhos na busca pelas virtudes que o Senhor dos exércitos nos oferece todo dia. Entre as muitas virtudes amor, justiça e verdade e também coragem!

Coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!