Confiança
Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abalam, mas permanece para sempre! Sl 125:1
Salmista alegra-se em saber que pertence a uma elite de pessoas separadas por Deus não por que merecem, mas por que confiam em Deus e obedecem aos seus mandamentos.
Poderíamos parar aqui e ficar com este conceito simples: a confiança em Deus e a obediência aos seus mandamentos faz nos fortes como montanhas que aparentemente são eternas.
Todavia nossas forças são menores que um monte, quando estamos de mão vazias e individualmente falando. Os homens quando se unem ou usam suas máquinas fazem coisas estranhamente grandes.
Mas este não é o objetivo desta palavra. Quero usar a palavra confiança numa dimensão levemente diferente.
Confiança e uma virtude e precisamos de imediato entender que como dito no sermão 102 pedir virtudes a Deus é interessante e importante: interessante por que elas vão nos moldar de maneira a parecermos mais com Jesus! E importante para exatamente parecendo com Jesus agirmos de modo igual. Esta confiança que sito aqui tem a ver com a sua confiança! Primeiro em si, como uma virtude que lhe dará a certeza que pode fazer muitas coisas.
Ser como o monte de Sião será consequência de sua confiança em Deus. Bom lembrar que confiar em si também é muito importante.
O princípio é ter dentro de si a confiança e fazê-lo de forma que as pessoas saibam que você pertence ao Reino de Deus por confiar. Claro primeiramente em Deus. Mas ter uma postura de saber o que está fazendo.
Confiar é nato ter dúvida do que deseja fazer. Sabendo que Deus é poderoso para manter a palavra d’Ele e nos fazermos termos vitória.
“Os que
confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece
para sempre.
Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do
seu povo desde agora e para sempre.
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que
o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.
Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração.
Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o
SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.”
Salmos 125:1-5
O mais interessante quando analisamos a palavra de Deus é que um versículo sozinho já é muito forte, mas quando os vemos num todo o poder e a misericórdia de Deus aumenta e se amplia para com a nossa vida. Ou, também é verdade, amplia o julgamento!
Vamos a uma pequena análise:
Αα) Quem não se abala? Os que confiam no Senhor. Então a primeira e importante análise deste texto é que não são todos! Infelizmente temos pessoas que adoram outros deuses, temos ateus que não creem em Deus e portanto não confiam em Deus. Consequentemente algumas pessoas estão fora do parâmetro. Todavia não são somente estes. Muitos creem em Deus, mas não confiam! Então... Temos cristãos que creem em Jesus, em Deus e não são inabaláveis! Ainda poderemos dizer que o grau de firmeza está ligado, concomitantemente, ao grau de sua confiança em Deus! Sim.
Ββ) Estabelecendo esta confiança e se comparando como o monte de Sião que permanece para sempre, também e necessário permanecer para sempre na confiança; Claro! Assim como foi dito em Ezequias 18:21-24 (logo abaixo) que aquele que era bom permaneceu bom e se firmou, mas se deixar de lado o que são os interesses de Deus... perdem o lugar. E aqueles que outrora não confiavam e estavam perdidos mas se encontrarem o caminho e se firmarem na confiança de Deus. Passam a desfrutar na fortaleza da montanha.
“Mas se o ímpio se converter de
todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com
retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.
De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela
justiça que praticou viverá.
Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não
desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo
conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as
justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que
transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.”
Ezequiel 18:21-24
Γγ) Olhem o verso dois: “...Senhor está em volta do seu povo...”; Como? Assim como os montes a volta de Jerusalém, Deus está a nossa volta nos protegendo. Se olharmos para as antigas cidades, quase sempre foram feitas em locais que concediam uma segurança extrea com as montanhas em sua volta. E completa desde agora e para sempre. Deus deseja nos cuidar! Ontem, hoje e sempre. Mas você está confiando n´Ele suficiente para permitir este cuidado?
Δδ) verso 3; Já prevendo a nossa loucura o Salmos diz que a impiedade não estará sobre o justos para que não se desvie de Deus e vá para caminhos de iniquidade. Não sei o quanto nós podemos perceber nesta maravilhosa promessa que Deus não somente nos protege mas retira de cima de nós os cetros de impiedade. Temos que lembrar que Jesus alertou sobre o que passaríamos aqui, ao tempo que Ele mesmo diz que venceu e que venceríamos também. Percebam que as promessas de Deus nos caminhos dos salmos são reforçados com as palavras deixados pelo amado Jesus.
Εε) Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. Eis o clamor do salmista que o bem de Deus seja sobre as nossas vidas, mas há uma condicionante bem clara, sobre os bons! E retos de coração. Vocês poderiam dizer não vai ter para nós! Somos tão difíceis! É verdade que somos difíceis. Para nossa valia o Senhor é misericordioso. Deus vai ver as intenções de seu coração! É boa? Então o bem de Deus vai te tocar! Seu coração busca a retidão... Então o bem de Deus vai te seguir.
Ζζ) Infelizmente também existem sentenças para os que se afastam de Deus e são maus! O verso diz que serão levados, não diz para onde! Entretanto não parece ser um bom lugar. Pois a palavra diz: “levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade”. Se nos homens, limitados, quando vemos pessoas maldosas e perversas ficamos irados. Então Deus fica mais irado ainda.
No fim o salmista diz Paz haverá sobre Israel! Há um salmo que nos pede para orar por Jerusalém, ou por Israel, de certa forma, indicando que Deus levara em conta esta atitude e trará para as pessoas que desejam o bem a Israel, bem maior que este pedido. Então na dúvida tenho orado por Israel e Jerusalém. Mal não me fará!
Quero dizer para vocês que qualquer acordo que façamos com Deus (não falei comercio, falei acordo) é vantajoso para nós. Nunca saímos perdendo. E se por um acaso parece que não houve nenhum proveito para a sua vida atual, lembre-se da sua vida eterna. A realidade é: Sempre tem favor de Deus para quem confia n´Ele e atua no reino d´Ele de maneira proativa.
Deus não fica devendo nada a ninguém (quando uso a palavra acordo está ligado a tarefas realizadas, promessas cumpridas de nossa parte e consequente ação de Deus ao nosso favor). Deus não fica devendo nada a ninguém. Então confie!
E faça o REINO de Deus se expandir através de sua vida.
A divisão dos tópicos estão com letras gregas: Αα Αlfa ; Ββ Beta ; Γγ Gama ; Δδ Delta; Εε Épsilon ; Ζζ Zeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!