Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Sermão - 107

 

Paz!


 

O cumprimento cristão é este: Graça e Paz! É ensinado na Bíblia e vemos este desejo em muitas palavras e versos da Bíblia. É possível e até adequado perguntar como viver em paz se ao mesmo tempo temos tantas guerras?

Há um Pastor conhecido que diz: “Em paz em meio a guerra...” Há verdade nesta frase e depende claramente da visão de vida de cada um. Como seria isto? Como ter paz em meio as guerras. É lutar para ter paz! É saber que há problemas mas que há Deus!


Não estou falando de guerras militares, que também são difíceis e terríveis contra a nossa paz. Estou falando nas guerras do cotidiano que enfrentamos. Cada área de nossas vidas. Área eclesiástica, acadêmica, secular e social... Temos guerras de relacionamentos com outras pessoas. E não se enganem estas guerras acontecem também no meio eclesiástico, ou seja, nas igrejas. Há disputa de poder e cargos em igrejas também! Infelizmente há. 


 

Temos que lembrar que não deixamos de ser humanos quando nos convertemos. O chamado... O clamor é para que sejamos nova criatura. Oh luta!

Quantos dizem: “Me deixe que estou na carne! ” Não acontece com vocês? Glória a Deus!

 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6,7

Podemos começar analisar este versos pelo inicio e este seria o correto mas vou fazer diferente:

1)      E a paz de Deus – muitos creem que as negociações humanas definem a paz no mundo. Ledo engano! O que fazemos como pessoas neste mundo nos incita mais a guerra do que a paz. Sabemos disto. Os homens foram feitos para disputar, para lutar, para desejar, para crescer como reino e como pessoa. Nem sempre os homens fazem isto de forma pacífica! Na realidade na maioria das vezes é feito em guerra. Não, ainda não estou falando das guerras militares: Quero dizer que se as pessoas desejam um cargo, ocupação ou função, imediatamente se preparam para uma guerra. Não é assim? Ou vocês quando estão interessados em uma vaga de emprego ou posição social não se preparam com “armas sociais” ou “de conhecimento” para ocupar este espaço social? Como disse até nas igrejas existem estas disputas. TODAVIA o verso diz a paz de Deus. Se deseja paz procure em Deus!

 


2)      Não estejais inquietos por coisa alguma – o que as pessoas não percebem é que não precisam ficar disputando lugares, coisas, cargos ou qualquer outra coisa! Deus diz claramente, não se preocupe, Eu providencio tudo para ti. Tem alguma dúvida de que Ele pode providenciar? Então você está em caminhos de ausência de entendimento. Ele é nosso Deus e nosso Pai. Não se preocupe: a) Há um cargo? se Deus quiser será seu! b) Se há algo a comprar, será seu; c) Se necessita de alimento, será concedido, d) Se precisa de uma coisa, um bem o que for será seu!; e) O que precisar Deus te concedera. Não entre em guerra por causa de coisas! Prefira a paz! Perca se necessário for, mas fique em paz!

 

3)      ...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Prefira a ação de graça! Prefira ser benevolente, prefira dar do que receber. Neste pensamento estará sempre em paz! Simples assim? Claro! O que gera as guerras? As disputas? Coisas, territórios, dinheiro, poder. Ceda e terá paz! Não quero dizer com isto que você sempre se diminuirá diante de tudo e todos. Não lhes desejo o fracasso. Deus nos livre de tal coisa.  Não é isto, mas veja este texto:

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Romanos 12:18

 

4)      E a paz de Deus, que excede todo o entendimento... – Não somente paz de Deus é aquela que Excede todo o entendimento! Vindo de Deus não se espera diferente. Não há compreensão para as coisas plenas de Deus. Quem somos nós para compreender Deus. A própria palavra teologia é uma ousadia sem fim. Quem entenderá Deus por completo? Ninguém! Guarde em seu coração que a paz oferecida por Deus excede tudo. Quando andamos, de verdade, nesta paz tudo vai bem. Esta é a verdadeira paz. Não são tratados, não são acordos, não são alianças humanas, mas a paz de Deus em nós! Busque!

 


5)      “.... Guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. ” Completou! Evitamos as contendas e já temos paz. Olhamos para Deus como a fonte de Paz: Que bom..., Mas Jesus, nosso exemplo principal de como viver em paz, preferiu morrer à guerrear contra Roma ou contra Israel para mostrar as suas verdades. Eles esperavam um general. Queriam um rei, um sacerdote, um guerreiro, um lutador. E Jesus era tudo isto, mas as suas armas não eram de guerra, mas de VIDA!

Há pessoas que desejam paz, mas sempre procuram confusão! Como pode ser isto? Não há paz nas disputas! Não há paz nas querelas, não há paz na ambição desenfreada! Não há paz no consumismo sem limite; não há paz na inveja; não há paz no egoísmo, não há paz...


 

Paz temos em Deus. E Jesus é o exemplo que buscamos: Lembram das virtudes? Mansidão leva a paz; bondade leva a paz, benignidade leva a paz, justiça leva a paz, amor, com certeza, leva a paz, graça leva a paz.... Mostraria todas as virtudes que falamos no sermão deste assunto e sim... Perceberemos que as virtudes nos levariam a paz.

É um filtro de ideias e sentimentos que podemos e devemos fazer para nos permitir viver em paz!

Graça e PAZ a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!