Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Sermão - 108

 Uma multidão!

 


Quando vemos uma multidão de pessoas, mesmo naquelas cenas nervosas de ir para todos os lados e parecendo sem sentido, há em nosso coração uma alegria. Saber que ali há uma grande possibilidade de realizar a trabalho de Deus! Claro estou falando na visão evangelística!

Agora pense quando olhando para uma multidão de pessoas dentro de um estádio ou de um galpão ou lugar aberto, não importa... E vermos uma multidão de pessoas sendo preparadas para levar o evangelho adiante. Esta deveria ser nossa visão de evangelista e apóstolo. Sentir uma vontade incompreensível de preparar mais pessoas para a pregação do evangelho.


 

Não podemos pregar sozinhos! São mais de sete BILHÕES de pessoas, uma grande parte não convertida que necessita ouvir a palavra de Deus! Por mais hábil que seja o pastor, melhor é ter mais pastores, evangelistas, pregadores!

Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.

1 Pedro 5:12-14

Os ministérios se movem e a palavra é pregada e não somente por nós, mas por todos ao nosso redor irmãos em Cristo que se esforçam a ajudar. Esta compreensão é base para uma igreja (igreja no sentido pleno não um prédio) ser poderosa. Lançando fora: inveja, ciúme, usura, egoísmo... Fora!


 

Pedro nos ensina que ele ministrava e abria igreja, mas pessoas eram deixadas para dar continuidade ao trabalho. Vejamos:

a)       Por Silvano! Sim não foi Pedro que escreveu foi Silvano. Então as palavras saiam dos lábios de Pedro mais eram escritas por seu amigo e irmão. Certamente neste momento poderiam discutir e ponderar uma palavra ou outra que estaria destoando da ideia a ser passada ou que poderia ofender algum crente dos lugares para onde a palavra iria chegar. Assim como poderiam decidir ser mais incisivos e de forma mais forte elevar o tom para a repreensão de algum grupo ou igreja que não estivesse na obediência. 

 


 

b)      Vosso Fiel irmão! Uma igreja não somente de pessoas que ministram e outras que ouvem, mas irmanada no sentimento de estar servindo a Cristo e intencionalmente sendo fieis entre si e com a palavra de Deus. Pedro faz questão de dizer que o irmão era fiel a ele e aos outros na sua conduta. Aí temos o exemplo sendo disseminado. Na continuação diz, como cuido, escrevi brevemente... Pedro revela um amor pelos irmãos, mesmo que não pudesse mandar grande e longas mensagens, fazia um esforço para alegrá-los com pequenas palavras poderosas vindo do Espírito de Deus;

 


 

c)       Exortando! Sim no convívio de cristãos muita vez é necessário exortar ao irmão que, por simplicidade, por negligencia, por imaturidade, por qualquer outro motivo esteja destoando da conduta cristã ministrada. Vejo pessoas que estando em uma igreja cuja doutrina diz regras, desejam não as cumprir. Escolheu estar numa igreja tens a obrigação de obediência a doutrina local, exceto se for heresia. Sabemos que alguns tem seus usos e costumes. Se está na amizade da igreja, obedeça as suas regras. E quanto ao evangelho, neste caso não existe dois caminhos, nem duas verdades, nem vida dúbia.  Jesus disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Atentai!

 


 

d)      Testificando! Sim.... Uma multidão de pessoas que entendendo o evangelho de Cristo Jesus continuam se alegrando e multiplicando esta alegria a outros corações. Muitas pessoas desejam pregar o evangelho: Gloria a Deus! Todavia, a melhor forma de evangelizar é com nossa vida. Com nossa melhoria no caminho junto a Cristo. Pregar e não cumprir os deveres não ajuda, mas afasta as pessoas de Cristo. Testemunhar a Cristo é olhar a palavra, ler a palavra, viver a palavra, e multiplicar a palavra...

e)      Estais firmes! Estais firmes na palavra de Deus, no evangelho de Cristo. Ainda temos que lembrar que não podemos estar numa multidão dispersa e tresloucada que não sabe para onde vai. O caminho da fé deve ser firme. Não é possível ser crente hoje! E ser outra coisa noutro dia! E no outro dia ainda mais diferente. Não se concilia a paz de Cristo com armas! Ou se é guerreiro de Jesus armado com a palavra de Deus ou se é um sanguinário que deseja matar fisicamente os outros. Qual foi a vitória de Jesus? Vitória na cruz do calvário... Não lembro de Jesus pedindo a Pedro: afia a espada que a luta vai começar? E vocês? Lembram?



 

Notem que Pedro fala de alguns nomes, mas muitos outros foram citados por Paulo, Tiago, João. Pessoas que participaram do evangelho na igreja primitiva que são responsáveis por este evangelho chegar até nós... Sim: Pois de geração em geração, de leitura em leitura, de palavra em palavra chegou a todos nós.

Uma multidão de pessoas é responsável pelo evangelho escrito e pregado em todo o mundo. Então percebam que há uma necessidade de entender duas coisas:

i)                    Devemos participar da multidão de soldados de Cristo! Com palavra e salvação no coração!

ii)                   Devemos saber que não podemos fazer nada sozinhos.

Pastores! Lembrem-se o caminho é para ser realizado com alegria e na distribuição de tarefas e missões. Claro que o líder tem sua responsabilidades e deve cumpri-las. Mas o líder tem que delegar tarefas e situações para que outros possam ajudá-lo e fazer as ministrações alcançarem mais pessoas ainda.

É multidão de crentes e ganhos para Jesus para fazerem com que uma multidão de outros esteja sendo levada ao conhecimento da palavra de Deus.

Não somente 1, não somente 10, nem tampouco 100, e com certeza, não somente 300, mais milhares ou milhões de colaboradores a levar a palavra de Deus aos outros corações. Assim Pedro fez, também Tiago, Joao, Paulo, John Huss, Calvino, Wesley, Billy Graham, Benny Him, Pr. Marcos... E muitos outros pastores.

Nos líderes precisamos do auxílio de vocês irmãos. De todos que desejam aprender mais e participar de maneira ativa do Reino de Deus.

Líderes entendam esta dependência e se inclinem a “perder” poder para que o evangelho ganhe espaço.

Quem tem que aparecer é Jesus não nós!

Quem tem que ser ministrado é o evangelho não as nossas doutrinas!

O dono da igreja é Deus! Não somos nós...

Louvado seja o Senhor Jesus que Ele possa nos reunir como multidão para a multiplicação da Sua palavra e glorificando o Seu nome estejamos na congregação de Jesus Cristo. O Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!