Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sermão - 111

 Comer é pecado?


Estava conversando sobre este tema com um conhecido e me contou algumas histórias de cristãos que fingiam que não comiam algo que deveria estar fora do cardápio. Quero enfatizar que era uma exceção, ou seja, nem todos faziam isto e ocorria casos esporádicos. Estou falando deste assunto por que algumas pessoas as vezes por despreparo no evangelismo podem cometer absurdos em nome do comer ou não comer! A palavra ensina sobre isto.


Explico ainda mais. Por exemplo: O cristão que visita alguém (uma pessoa simples porém que, com muito cuidado (atenção), atenda o cristão)  que lhe convidou e não sabendo da restrição de alimentação a coloca adiante dele um alimento que não lhe é correto comer. Como cristão, entendemos que ele deve honrar aquela pessoa que não sendo avisada não pode preparar nada diferente para o irmão. E o irmão vai escandalizar o não cristão se rejeitar a comida! Portanto deverá comer! Com as exceções abaixo explicadas.
 
 


Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.

Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.


Romanos 14:14,15


Quando praticamos missões e vamos a lugares diferentes e visitamos gente que come de tudo. De tudo é: De tudo... Vamos ter que nos acostumar a seguir certos rituais de alimentação (culturalmente falando) bastante diferentes dos nossos. Não quero dizer com isto que se, por exemplo você encontra uma comunidade que come algo que lhe faz mal, ou você tem alergia, será obrigado a aceitar. Com destreza deverá dizer não e falar o motivo. Assim como se outra situação mais forte lhe exige negar. Diga o por quê e não se meta a corajoso comendo algo que pode lhe fazer mal!
 



Quero dizer que devemos comer pedra? Creio que não. Seja educado e diga ao seu cicerone que há algumas coisas que não pode comer por questão de saúde! Ou se houver liberdade no ambiente por questões religiosas mesmo.
 

 
Se você rejeita por questões doutrinarias da fé! La se foi a oportunidade de pregar o evangelho!

"Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.


Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.


Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.


E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele."

1 Coríntios 9:19-23

 

 ... Pregar o evangelho em tempo e fora do tempo. 

Compreendo o limite de cada um quanto o comer, o dormir, o vestir e assim por diante. Temos limitações, as vezes não somente religiosas ou culturais. Alguns momentos de nossas vidas passamos a ter uma rotina que nos impede de fazer algumas coisas. A exemplo de pessoas hipertensas não devem fazer uso de sal exagerado. Ainda aquele que tem problema de glicose deve evitar o açúcar exagerado, ou mesmo não fazer uso de jeito nenhum. 

 


 

Muitas vezes o que precisamos é tato. Saber como informar a pessoa que lhe ofereceu ou convidou que aquilo que esta sendo oferecido pode lhe trazer problemas em seu organismo.

Por outro lado deve estar claro ao um evangelista, que se dignou a ser treinado. Que se dispos a ir pregar o evangelho nas nações que estará sujeito a comer, dormir ou vestir o que lhe for oferecido. Então se não deseja vestir uma túnica (vestido) masculina na Índia ou na Arábia. Deve escolher outro lugar para ir pregar o evangelho.  Se acha que não pode fazer uso de comidas exóticas, fora do padrão do brasileiro: arroz com feijão e carne, então a Tailândia e outros países orientais não servirão para sua carreira missionária.


 

Entendem o que quero dizer? Paulo é claro quanto a isto. Os fariseus regravam muitas coisas e Jesus certo momento diz a eles: Não ouviste falar o que fez David? Como comeu o pão de propiciação que não era devido comer? Isto por que os discípulos comiam espigas no dia de sábado. 

Não é o comer ou não comer! 

É o bom-senso pregar a palavra de Deus e fazer aquilo que agrada a Deus, sem ofender os novos na fé. Faça o que for necessário para ganhar almas para o Reino de Deus! 

Pastor dançar é pecado? PECADO é não pregar o evangelho!

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!