Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sermão - 110

 Graça ou Lei?



Hoje vivemos no tempo da Graça. O que significa isto? Que não mais estamos debaixo da lei Mosaica (Lei Israelita - Dez Mandamentos). Que adentramos na Graça concedida a nós por Jesus. Estamos na Aliança da Graça e portanto vivemos segunda esta aliança.


Tudo bem, mas posso eu viver segundo as leis Mosaicas? E se vivendo assim estaria em pecado? As pessoas gostam de respostas fáceis! Não existe resposta fácil. Existe resposta... E análise que cada um deve fazer segundo a palavra de Deus. 


Não somos nós que determinamos o coração e os sentimentos de Deus é EXATAMENTE o inverso. Ele é Deus! não podemos ter dúvida disto.


Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.


Romanos 2:13



Poderia vós dizer o seguinte, quanto a pergunta, se podemos viver debaixo da lei: São dez mandamentos, nenhum a mais nenhum a menos. Os antigos criaram doutrinas humanas variantes deste dez mandamentos que os aumentaram a um cem número de situações e doutrinas. Creio que a Lei escraviza e a Graça liberta. 


Quais são os mandamentos:

    Não terás outros deuses além de mim.
    Não farás para ti nenhum ídolo, ...
    Não tomarás em vão o nome do Senhor...
    Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. ...
    Honra teu pai e tua mãe, ...
    Não matarás.
    Não adulterarás.
    Não furtarás.
    Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
    Não cobiçarás ...


A lei determina e deve ser cumprida a risca. O que significa cumprir a risca? Segui-la conforme esta escrito sem mais nem menos. Então se você tem um Deus somente mas rouba, já caiu!; Se não tem ídolos mas adultera, já caiu!; Se Não furta mas desonra os pais? caiu! Caiu caiu, caiu , caiu, caiu, caiu e caiu!


E a Graça? Jesus primeiro simplificou as leis e disse: Amar a Deus acima de todas as coisas e a seu próximo como a ti mesmo. 

E qual a diferença? 

A Graça! A nós concedida pelo Amado Jesus, quando ouvimos de Paulo: filhinhos não pequem mas se pecar temos um Advogado. Entendam que isto não lhe comissiona a pecar sem parar. Todavia lhe concede a libertação quando algo ocorrer. Por que Jesus rasgou a nossa dívida e nos fez livres! Livres para pecar? Jamais! Livres para viver em Cristo Jesus.
Então cairemos se por um acaso roubar? Se houver arrependimento e não fizer mais! Não; e Se adulterar. Se arrepender e não fizer mais! Não... E Assim vai...


Compreendem   que as duas leis de Jesus são mais amplas e poderosas! Vejam que ela é mais forte, visto que se em pensamento você adulterar, já pecou. Foi isto que Jesus disse, vide abaixo. Portanto já carece de arrependimento e mudança de postura. Se pensou em roubar. Já pecou e carece de arrependimento.

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Mateus 5:28


A graça nos permite o escape. Não de forma irresponsável! Mas o sangue do Cordeiro Cristo Jesus nos livra do pecado. 


 


Tudo bem mas, posso eu viver segundo as leis Mosaicas? Se achar que consegue e quiser arriscar a sua Salvação em Cristo Jesus! Pode! Todavia terá que cumprir os dez mandamentos. TODOS! Jesus disse que não veio anular a lei, nem um til da lei cairá por terra. Então devem ser cumpridas TODAS.
Mas se vivo na graça não devo cumprir os mandamentos? Claro que deve... Jesus disse amar a Deus e ao próximo. A diferença é que se pela sua incapacidade natural você não consegue. Deus olhará o seu coração e verá a intenção nele. Isto é a Graça!


Compreendam ainda: 


1) Se amo Deus, jamais terei outro!
2) Se amo a Deus, não vou correr atrás de pedra, madeira, metal ou seja lá qual for o material;
3) Se amo a Deus não brincarei com o nome d´ELe
4) Se amo a Deus guardo um sábado (sétima parte) da semana orando e clamando a ele;
5) Se amo ao próximo: honro aos meus pais, não matarei, não adulterarei, não furtarei, não mentirei, não irei cobiçar o que é de outro. 


Então na graça cumpro os dez mandamentos? Sim! Você busca a estatura do varão perfeito como Paulo também o fez... Entretanto o alcançar é um mistério. Nem Paulo nem ninguém pode dizer que já o alcançou. E Paulo não disse! Somente Deus pode lhe dar este título.

Viva pela Graça, fique atento as leis de Deus. Seja Cristão. 




3 comentários:

  1. Obrigado pelas contribuições.

    ResponderExcluir
  2. Tão pequena contribuição diante da imensa bênção, sempre, recebida de Deus... Que Ele nos abençoe pois precisamos.

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!