Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2020

Sermão - 056


Soldados de Jesus!


2 Timóteo 2


Toda palavra da Bíblia é boa para nos ensinar... Quanto mais quando nos intima a pregar o evangelho as boas novas de Cristo. Chamando-nos como soldados...
 
Quando Paulo clamava a Timóteo que o seguisse em suas ações nesta carta ou epístola. Talvez em sua mente não passasse do que aparentava: Uma simples carta a um discípulo. Quando esta epístola foi consagrada como canônica as palavras de Paulo se tornaram eternas. Pois o ensino encerrado nesta epístola, da qual lemos apenas uma fração faria, fez e fará muita diferença na vida dos cristãos.
 
Toda palavra da Bíblia é boa... Precisamos: ler, repetir, buscar entender, clamar a Deus por discernimento especial para compreender, ministrar, viver a palavra e muito mais. Dos soldados é cobrado muita disciplina em sua conduta e de nós?
 
 

 

“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.
O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho;
Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.
Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;
Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo."
II Timóteo 2:1-13


Ser soldado em qualquer país é uma profissão importante. Fazem parte de um grupo de pessoas que defendem as fronteiras. Quando preparados formam equipes elitizadas de soldados especiais. Ora não temos também tais coisas na igreja? Sim temos!  Há soldados com patentes diferentes. Há soldados que atual na terra, outros no mar e ainda outros nos ares. Na igreja cada um tem o seu lugar e forma de atuação. Mas é importante entender o ser soldado...
 
 
 
De Cristo.
 
Há muitas coisas a aprender como soldados de Cristo:
 
1)      Existe um general valente que nos quer agraciar e esta oferta a gratuita e continua. Temos sempre a graça de Jesus a nos favorecer. E Paulo lembra ao seu discípulo esta promessa que se cumpriria em sua vida. Todo soldado de Cristo poderá fortificar-se na sua graça! Ef. 2:8
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. ” Gloria a Deus!
 
2)      O soldado de Cristo tem que ser um mensageiro fiel a palavra de Deus. A palavra não pode ficar em quartel, deve ser divulgada a todos os demais soldados, não importa a patente. Paulo como um grande soldado que estava preparando outros confiou a palavra a Timóteo que a deveria repassar a outras pessoas. Qualquer um? Não... aos inimigos de Cristo? Não “a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. “.
 
 

 
 
3)      Sofrer com Cristo, e com Paulo. Este pediu a Timóteo que sofresse com ele as aflições, mas como fazê-lo se estavam em lugares diferentes? Como poderemos nós sofrermos as aflições dos seminaristas, pastores, evangelistas, missionários que estão distantes? Um bom soldado de longe assiste aos outros. Se não pode estar presente manda mantimentos, manda cartas de incentivo, manda tropas... Precisa fazer alguma coisa para ajudar os soldados que estão à frente das batalhas.
 
4)      Foco na batalha. Existem pessoas que desejam estar dentro do exército de Cristo porém quando estão militando para o Senhor, seus pensamentos estão longe. O que ocorre quando um soldado fica distraído em plena batalha? Bang! Fica ferido! E esta ferida pode se transformar em muitos outros problemas que o afastará de Cristo. Foco na batalha. Pois Cristo deseja se agradar de você!
 

 
 
5)      Sujeite-se a ser condecorado. Nas forças armadas o soldado que desempenha bem a sua função ou realiza atos de bravura é devidamente condecorado. E você? Como quer ficar nesta história? Soldado raso! Sem honra, sem medalhas, sem bravura? Disponha-se para Jesus e seja um legitimo soldado de Cristo e ganhe medalhas!
 
6)      Quando ocorrerem as festas de condecorações, quando as vitórias surgirem após as batalhas. Certamente terás direito a usar em primeira mão dos frutos das batalhas. Nos tempos de guerra de Israel, os antigos, os despojos eram divididos entre os soldados. Nos tempos de hoje também mereceremos nossas vantagens por sermos soldados de qualidade no exército de Jesus. Marcha soldado!
 

 
7)      Marcha por que Deus que lhe dar muito mais que bens terrenos e vitórias no reino natural. Ele deseja também que tenhas entendimento de tudo e conhecimento das coisas sobrenaturais. Para que possas ser um homem de patente superior e como Paulo o fez também ensines a outros para serem soldados de Jesus. Amém
 
8)      O bom soldado lembra dos generais antigos. Jesus que veio da descendência de Davi, grande líder, lembra de suas origens. Há um destaque e uma promessa que Deus fez a Davi e cumpriu. O nome de Davi se eternizou pela sua convivência com Deus e por cumprir as ordens do Deus vivo.
 
9)      A palavra não está presa. Jesus filho de Davi, como gritou o cego Bartimeu, ressuscitou dos mortos e libertando-se da morte, nos deixou esta mesma possibilidade ressuscitar com ele para vida eterna! Gloria a Deus! Assim como Jesus não pode ser preso no túmulo a palavra de Deus jamais será presa em lugar algum. Paulo disse que ele estava preso mais a palavra não! A palavra de Deus está livre para anunciarmos ela em todos os lugares de nossa cidade. Marchem soldados!
 

 
10)  O soldado sofre com o general os problemas da guerra. Mas a alegria do general é a nossa alegria, ou seja, as multidões de convertidos para Cristo sendo salvos pelo sangue do cordeiro porque os soldados de cristo. Eu disse soldados de Cristo. Levam esta palavra “para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.” oh Glória!
 
11)  Ser soldado fiel. É aquele que morre na guerra defendendo o seu general, a sua terra, a sua nação, as ideias de Cristo, o seu evangelho. Defendendo a salvação em Cristo. Pois a palavra diz que se morrermos com Ele viveremos com Ele. Se sofrermos com Ele, com Ele reinaremos... mas
 
Se o negarmos, Ele nos negará,
 
Quem quer ser soldado de Cristo? É batalha, é guerra, é sofrimento, é injuria... ser fiel a Cristo não é fácil. Lutar contra si mesmo é o primeiro passo, depois contra os parentes, contra os vizinhos, num sentido de fazer valer a palavra de Cristo o evangelho da salvação, pois é somente quando se morre é que se tem a vida eterna! Morrer para o mundo é nascer para Jesus. “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. ”

Mesmo quando abandonamos Jesus, ele não esquece de nós. Se após lutar algumas batalhas você desiste e vai para casa. As medalhas que lhe prometeu serão entregues. Ele sofrerá porque você o abandonou, mas será fiel ao que lhe prometeu. Mas lembre-se a salvação, o maior prêmio somente os que permanecerem até o fim a obterão!
 
Quem quer ser soldado de Cristo. Marchem soldados!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!