Pesquisar este blog

sábado, 29 de maio de 2021

Sermão - 109

Voltar pra casa! 



Há pregadores, pastores, apóstolos, evangelistas, levitas que passam meses rodando e pregando a palavra de Deus. Ficando muito tempo sem retornar para  seus lares.

Ainda é importante saber que também na área secular muitos profissionais fazem o mesmo, e abandonam suas famílias por dias a fio.

O pessoal da igreja afirma que está cumprindo o ordem de Deus do Ide. E os profissionais de outras áreas dizem que estão ganhando o pão de cada dia. 

Compreensível até certo ponto!

É verdade que Jesus nos mandou ir pregar o evangelho até os Cofins da terra. 

Todavia creio que é o mesmo Deus que diz: FAMÍLIA É IMPORTANTE. 

Portanto uma coisa não anula a outra. 

Jesus disse que aquele que não deixar família para me seguir... Seguir Jesus é ouvir seus ensinamentos não abandonar a família! Deixar a família significa não seguir os pensamentos da família se forem contra Deus!
Então é necessário pregar a palavra? Sim. Entretanto é importante retornar para casa. Ver a esposa e alentar os filhos.

Não estou querendo dizer que o pregador, ou qual seja o seu dom ou ministério, deixará de viajar! Claro que pode viajar! A mensagem é outra! Mas passar meses viajando sem retornar para casa não é esta a ordem de Deus! Atentai!

E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.
Lucas 1:23

Quero salientar que o maior evangelista, e nosso exemplo, foi Paulo, solteiro e livre para viagens longas de ministração e apostolado. Então compreendemos que certas pessoas estão mais ou menos aptas a exercerem ministérios para terras longínquas que outras pessoas.

Isto é tão óbvio que a palavra diz que nem todos são pés, nem mãos, nem orelhas. O que quer a palavra dizer com isto? Que existem pessoas para exercerem funções diversas de acordo com seu perfil e dom.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.



Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
1 Coríntios 12:14-16

Neste cerne quero chamar atenção a homens e mulheres casados que parecem mais embaixadores do mundo que membros de uma família. Para ser embaixador há duas possibilidades: Ou leva toda a família ou ser solteiro. E infelizmente existem aqueles que usam este "ministério" como fuga dos problemas que existem dentro de casa. Atentai crente!

Retornar para casa faz parte da atividade cristã:


a) "E sucedeu que..." - Quando imaginamos um ministério temos uma sucessão de passos que precisam ser organizados. Ocorrem por que algo foi feito. No caso da palavra em Lucas o Sacerdote Zacarias cumpria o seu turno  na ministração. Importante que logo diz que ele o fez como parte de uma organização, onde outras pessoas exerciam o mesmo ministério em tempos distintos para que uma hora o outro o substituísse e fosse para casa. e o ministério não para, sempre terá alguém para pregar a palavra de Deus!

b) Terminados os dias de seu ministério - Uma hora o seu turno termina. Vemos que a palavra de Deus nos ensina a dividir as tarefas. Entendo, como afirmei antes,  que a palavra precisa ser levada ao mundo inteiro. Também entendo que existem cristãos no mundo inteiro. Então largar a família para pregar o evangelho no Japão, do outro lado do mundo (estamos no Brasil), seria mesmo um  pedido de Deus? ou uma tentativa de fuga da família. Vejam bem, eu aceito e sei que pode acontecer do chamado específico de Deus. Que vai prover uma viagem rápida para o Japão, ou outro lugar, onde a pessoa irá dar uma palavra, e imediatamente voltar para casa. Nada contra. Como já foi dito antes: ordem de Deus é para ser cumprida.  Também entendo que Deus pode desejar que nós participemos do projeto organizando, mobilizando ou financiando uma pessoa mais próxima do Japão e que fará o mesmo que nos faríamos. Precisar compreender que Deus é organizado. nos precisamos ser organizado se delegar funções. 

 


c) Voltou para casa - importante parte do processo do ministério. no caso de Zacarias o cumprimento da promessa que Deus lhe fizera, não ocorreria se ele permanecesse na sinagoga. Como Isabel iria conceber João Batista? Poderíamos dizer: como fez com Maria. É verdade! Então teríamos dois Messias? Não cabe! Necessário se cumprir a ordem de Deus e a organização de Deus para que as promessas d´Ele se cumpra em nossas vidas e ministérios. 

 


d) O ex-endemoniado Gazareno recebeu uma ordem restrita:

Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.

Lucas 8:39

Ao retornar para o seus, neste caso para sua comunidade não somente para sua familiar ele foi o atalaia de Deus naquele local. e a palavra foi pregado com entusiasmo e eficácia. muitos se converteram ao evangelho.

e) Importante saber que Paulo apesar de sua inúmeras viagens e sendo solteiro, por diversas vezes desejou e voltou para Jerusalém como se fosse sua casa; E não somente ele, mas muitos discípulos e Jesus, iam pregavam a palavra e voltavam para Jerusalém, para casa. Ver seus parentes e familiares. Pregar a palavra é importante mas reforça-la, a palavra, dentro de casa, também.

 


E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.

Lucas 24:52

Entendam irmãos, repito, é importante fazer missões, pregar o evangelho em todos os lugares. 

Explico de novo: Não quero dizer que os casados deixem de viajar ao evangelizar fora, podem, ou melhor dizendo devem, mas o intuito desta ministração é que estejamos atentos ao que estamos fazendo com nossa família ao realizar uma "obra ministerial". 

Conhecemos muito pastores que se separam  e querem dizer que foi um acaso. Quando na realidade abriu se brechas para que o "acaso" ocorresse.


Vai ministrar? Glória a Deus! Vai demorar? Leve a família!



E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.

Lucas 24:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!