Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Sermão - 112

A conversão de Paulo

 


Texto sobre a conversão de Paulo na Bíblia é conhecido por muitas pessoas cristãs e não cristãs. Creio que muitos crentes sabem contar esta história com riqueza de detalhes. Todavia tudo começa com alguém que ora por alguém!

Quem converte? O Espírito de Deus, não tenho dúvida! Não temos poder nenhum para mudar a vida de ninguém. Porém percebam que para que nós convertidos enxergássemos esta luz houve oração de alguém. Alguém clamou pelas nossas vidas! Com Paulo não foi diferente. Somos ferramentas nas mãos de Deus! Ele nos usa para realizarmos a intercessão e pregação do evangelho!


Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

Romanos 16:7



Assim percebemos que a oração é um fator importante na conversão das pessoas. E vemos isto na vida de Paulo. Novamente vou inverter a análise do texto bíblico começando pelo final do verso propositadamente para que haja coerência com o tema. Vejamos:

 


i) "...foram antes de mim em Cristo..." Paulo menciona alguém que estava convertido antes dele e que estavam já preparados para os passos da fé cristão. Percebam ainda que eles eram parentes de Paulo. Claro que em nossa cultura atual e com a dimensão da população do mundo (Oito bilhões) temos um campo de orações e alvos de oração extraordinário! Então agora não somente oramos por parentes, embora sempre foquemos nestas pessoas inicialmente, oramos também por outras multidões de pessoas.

 


 
ii) Ainda é importante mencionar em cima deste mesmo texto que esta continuidade de orar, converter, orar, converter é o que fez chegar o evangelho até cada um de nós. Então temos a obrigação de persistir nesta corrente de mover de Deus. Permanecer realizando o que nos cabe neste trabalho. Como disse antes nós não convertemos as pessoas, mas  a palavra e Espírito sim. Clamemos sempre.


iii) "saudai a Andronico e Junias" - Além de termos o cuidado de estar orando e acompanhando as pessoas ,jamais devemos esquecer de honrar as pessoas que foram nossos antecessores na fé, ou seja, que nos levou a palavra de Deus e nos abriram os olhos. A isto chamamos honra. Toda vez que encontro um colega de trabalho (do meu trabalho secular), hoje convertido, ele faz questão de dizer que quem o levou a luz da palavra fomos nós. Mesmo constrangido, fico quieto por que a palavra de Deus e a frase dele estão corretas. Não se constranja quando alguém lhe agradecer por ter lhe mostrado a palavra da Luz. Glorifique o nome do Senhor.


 


iv) "meus  parentes e companheiros na prisão" - Nota-se que se formou uma amizade poderosa entre os parentes de Paulo e ele. Foram para a prisão por ele e com ele. Quantos parentes seus tem coragem de ir preso por você? Existem alguns que fariam isto, pode ter certeza. Mormente os mais achegados. Paulo tinha parentes próximos que lutaram com ele as batalhas do cristianismo. Nós podemos e devemos fazer isto. Esta união dos cristãos é que fez e faz com que a palavra não pare por motivo algum. Sempre lutaremos para fazer com esta palavra alcance os corações. Deus é conosco!




v) "os quais se distinguiram entre os apóstolos" - Saulo era grande conhecedor da palavra de Deus. Fariseu ferrenho e cheio de palavra enganosa para dizer que o cristianismo deveria ser extinto e os cristãos perseguidos. Ele mesmo fez tal coisa. Uma vez convertido  e entendendo que tudo que havia lido aprendido se cumprira em CRISTO JESUS Paulo, até o nome  mudou, passa a pregar com entendimento profundo a palavra e levar muitas almas para a salvação. Com esta percepção ele diz que as pessoas que estavam com ele eram distinguidas dos apóstolos, por que não somente haviam pregado para ele, orado por ele, mas buscavam estar a frente nas missões e chegaram a ser presos com ele. Eram varões de qualidade para a ministração do evangelho. 


Então agora olhando para este pequeno verso percebemos que a conversão de Paulo foi sim pelo poder de Deus e suas misericórdias, com certeza! Todavia também alguns homens tiveram que falar, pregar e orar por ele. E se irmanaram tanto que após sua conversão foram presos com ele.  Gloria a Deus sempre. No entanto a ministração é colocada sobre as mãos dos homens. Poderoso Deus sempre, mas ele nos escolheu para pregar o evangelho. 


Então o que faremos nós? Paulo precisou de homens e mulheres para fazer o seu projeto ser continuado em cada uma das cidades. 


Ainda há muitos Paulos, Pedros, Marcos, Lucas, Tiagos  e muitos  outros a serem levados a luz do evangelho! Quem irá levar esta palavra?


Nós!

Quem irá olhar por estes? E interceder para que as escamas dos olhos deles caem?

Nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!