Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sermão - 111

 Comer é pecado?


Estava conversando sobre este tema com um conhecido e me contou algumas histórias de cristãos que fingiam que não comiam algo que deveria estar fora do cardápio. Quero enfatizar que era uma exceção, ou seja, nem todos faziam isto e ocorria casos esporádicos. Estou falando deste assunto por que algumas pessoas as vezes por despreparo no evangelismo podem cometer absurdos em nome do comer ou não comer! A palavra ensina sobre isto.


Explico ainda mais. Por exemplo: O cristão que visita alguém (uma pessoa simples porém que, com muito cuidado (atenção), atenda o cristão)  que lhe convidou e não sabendo da restrição de alimentação a coloca adiante dele um alimento que não lhe é correto comer. Como cristão, entendemos que ele deve honrar aquela pessoa que não sendo avisada não pode preparar nada diferente para o irmão. E o irmão vai escandalizar o não cristão se rejeitar a comida! Portanto deverá comer! Com as exceções abaixo explicadas.
 
 


Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.

Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.


Romanos 14:14,15


Quando praticamos missões e vamos a lugares diferentes e visitamos gente que come de tudo. De tudo é: De tudo... Vamos ter que nos acostumar a seguir certos rituais de alimentação (culturalmente falando) bastante diferentes dos nossos. Não quero dizer com isto que se, por exemplo você encontra uma comunidade que come algo que lhe faz mal, ou você tem alergia, será obrigado a aceitar. Com destreza deverá dizer não e falar o motivo. Assim como se outra situação mais forte lhe exige negar. Diga o por quê e não se meta a corajoso comendo algo que pode lhe fazer mal!
 



Quero dizer que devemos comer pedra? Creio que não. Seja educado e diga ao seu cicerone que há algumas coisas que não pode comer por questão de saúde! Ou se houver liberdade no ambiente por questões religiosas mesmo.
 

 
Se você rejeita por questões doutrinarias da fé! La se foi a oportunidade de pregar o evangelho!

"Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.


Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.


Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.


E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele."

1 Coríntios 9:19-23

 

 ... Pregar o evangelho em tempo e fora do tempo. 

Compreendo o limite de cada um quanto o comer, o dormir, o vestir e assim por diante. Temos limitações, as vezes não somente religiosas ou culturais. Alguns momentos de nossas vidas passamos a ter uma rotina que nos impede de fazer algumas coisas. A exemplo de pessoas hipertensas não devem fazer uso de sal exagerado. Ainda aquele que tem problema de glicose deve evitar o açúcar exagerado, ou mesmo não fazer uso de jeito nenhum. 

 


 

Muitas vezes o que precisamos é tato. Saber como informar a pessoa que lhe ofereceu ou convidou que aquilo que esta sendo oferecido pode lhe trazer problemas em seu organismo.

Por outro lado deve estar claro ao um evangelista, que se dignou a ser treinado. Que se dispos a ir pregar o evangelho nas nações que estará sujeito a comer, dormir ou vestir o que lhe for oferecido. Então se não deseja vestir uma túnica (vestido) masculina na Índia ou na Arábia. Deve escolher outro lugar para ir pregar o evangelho.  Se acha que não pode fazer uso de comidas exóticas, fora do padrão do brasileiro: arroz com feijão e carne, então a Tailândia e outros países orientais não servirão para sua carreira missionária.


 

Entendem o que quero dizer? Paulo é claro quanto a isto. Os fariseus regravam muitas coisas e Jesus certo momento diz a eles: Não ouviste falar o que fez David? Como comeu o pão de propiciação que não era devido comer? Isto por que os discípulos comiam espigas no dia de sábado. 

Não é o comer ou não comer! 

É o bom-senso pregar a palavra de Deus e fazer aquilo que agrada a Deus, sem ofender os novos na fé. Faça o que for necessário para ganhar almas para o Reino de Deus! 

Pastor dançar é pecado? PECADO é não pregar o evangelho!

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns."

Sermão - 110

 Graça ou Lei?



Hoje vivemos no tempo da Graça. O que significa isto? Que não mais estamos debaixo da lei Mosaica (Lei Israelita - Dez Mandamentos). Que adentramos na Graça concedida a nós por Jesus. Estamos na Aliança da Graça e portanto vivemos segunda esta aliança.


Tudo bem, mas posso eu viver segundo as leis Mosaicas? E se vivendo assim estaria em pecado? As pessoas gostam de respostas fáceis! Não existe resposta fácil. Existe resposta... E análise que cada um deve fazer segundo a palavra de Deus. 


Não somos nós que determinamos o coração e os sentimentos de Deus é EXATAMENTE o inverso. Ele é Deus! não podemos ter dúvida disto.


Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.


Romanos 2:13



Poderia vós dizer o seguinte, quanto a pergunta, se podemos viver debaixo da lei: São dez mandamentos, nenhum a mais nenhum a menos. Os antigos criaram doutrinas humanas variantes deste dez mandamentos que os aumentaram a um cem número de situações e doutrinas. Creio que a Lei escraviza e a Graça liberta. 


Quais são os mandamentos:

    Não terás outros deuses além de mim.
    Não farás para ti nenhum ídolo, ...
    Não tomarás em vão o nome do Senhor...
    Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. ...
    Honra teu pai e tua mãe, ...
    Não matarás.
    Não adulterarás.
    Não furtarás.
    Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
    Não cobiçarás ...


A lei determina e deve ser cumprida a risca. O que significa cumprir a risca? Segui-la conforme esta escrito sem mais nem menos. Então se você tem um Deus somente mas rouba, já caiu!; Se não tem ídolos mas adultera, já caiu!; Se Não furta mas desonra os pais? caiu! Caiu caiu, caiu , caiu, caiu, caiu e caiu!


E a Graça? Jesus primeiro simplificou as leis e disse: Amar a Deus acima de todas as coisas e a seu próximo como a ti mesmo. 

E qual a diferença? 

A Graça! A nós concedida pelo Amado Jesus, quando ouvimos de Paulo: filhinhos não pequem mas se pecar temos um Advogado. Entendam que isto não lhe comissiona a pecar sem parar. Todavia lhe concede a libertação quando algo ocorrer. Por que Jesus rasgou a nossa dívida e nos fez livres! Livres para pecar? Jamais! Livres para viver em Cristo Jesus.
Então cairemos se por um acaso roubar? Se houver arrependimento e não fizer mais! Não; e Se adulterar. Se arrepender e não fizer mais! Não... E Assim vai...


Compreendem   que as duas leis de Jesus são mais amplas e poderosas! Vejam que ela é mais forte, visto que se em pensamento você adulterar, já pecou. Foi isto que Jesus disse, vide abaixo. Portanto já carece de arrependimento e mudança de postura. Se pensou em roubar. Já pecou e carece de arrependimento.

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Mateus 5:28


A graça nos permite o escape. Não de forma irresponsável! Mas o sangue do Cordeiro Cristo Jesus nos livra do pecado. 


 


Tudo bem mas, posso eu viver segundo as leis Mosaicas? Se achar que consegue e quiser arriscar a sua Salvação em Cristo Jesus! Pode! Todavia terá que cumprir os dez mandamentos. TODOS! Jesus disse que não veio anular a lei, nem um til da lei cairá por terra. Então devem ser cumpridas TODAS.
Mas se vivo na graça não devo cumprir os mandamentos? Claro que deve... Jesus disse amar a Deus e ao próximo. A diferença é que se pela sua incapacidade natural você não consegue. Deus olhará o seu coração e verá a intenção nele. Isto é a Graça!


Compreendam ainda: 


1) Se amo Deus, jamais terei outro!
2) Se amo a Deus, não vou correr atrás de pedra, madeira, metal ou seja lá qual for o material;
3) Se amo a Deus não brincarei com o nome d´ELe
4) Se amo a Deus guardo um sábado (sétima parte) da semana orando e clamando a ele;
5) Se amo ao próximo: honro aos meus pais, não matarei, não adulterarei, não furtarei, não mentirei, não irei cobiçar o que é de outro. 


Então na graça cumpro os dez mandamentos? Sim! Você busca a estatura do varão perfeito como Paulo também o fez... Entretanto o alcançar é um mistério. Nem Paulo nem ninguém pode dizer que já o alcançou. E Paulo não disse! Somente Deus pode lhe dar este título.

Viva pela Graça, fique atento as leis de Deus. Seja Cristão. 




sábado, 29 de maio de 2021

Sermão - 109

Voltar pra casa! 



Há pregadores, pastores, apóstolos, evangelistas, levitas que passam meses rodando e pregando a palavra de Deus. Ficando muito tempo sem retornar para  seus lares.

Ainda é importante saber que também na área secular muitos profissionais fazem o mesmo, e abandonam suas famílias por dias a fio.

O pessoal da igreja afirma que está cumprindo o ordem de Deus do Ide. E os profissionais de outras áreas dizem que estão ganhando o pão de cada dia. 

Compreensível até certo ponto!

É verdade que Jesus nos mandou ir pregar o evangelho até os Cofins da terra. 

Todavia creio que é o mesmo Deus que diz: FAMÍLIA É IMPORTANTE. 

Portanto uma coisa não anula a outra. 

Jesus disse que aquele que não deixar família para me seguir... Seguir Jesus é ouvir seus ensinamentos não abandonar a família! Deixar a família significa não seguir os pensamentos da família se forem contra Deus!
Então é necessário pregar a palavra? Sim. Entretanto é importante retornar para casa. Ver a esposa e alentar os filhos.

Não estou querendo dizer que o pregador, ou qual seja o seu dom ou ministério, deixará de viajar! Claro que pode viajar! A mensagem é outra! Mas passar meses viajando sem retornar para casa não é esta a ordem de Deus! Atentai!

E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.
Lucas 1:23

Quero salientar que o maior evangelista, e nosso exemplo, foi Paulo, solteiro e livre para viagens longas de ministração e apostolado. Então compreendemos que certas pessoas estão mais ou menos aptas a exercerem ministérios para terras longínquas que outras pessoas.

Isto é tão óbvio que a palavra diz que nem todos são pés, nem mãos, nem orelhas. O que quer a palavra dizer com isto? Que existem pessoas para exercerem funções diversas de acordo com seu perfil e dom.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.



Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
1 Coríntios 12:14-16

Neste cerne quero chamar atenção a homens e mulheres casados que parecem mais embaixadores do mundo que membros de uma família. Para ser embaixador há duas possibilidades: Ou leva toda a família ou ser solteiro. E infelizmente existem aqueles que usam este "ministério" como fuga dos problemas que existem dentro de casa. Atentai crente!

Retornar para casa faz parte da atividade cristã:


a) "E sucedeu que..." - Quando imaginamos um ministério temos uma sucessão de passos que precisam ser organizados. Ocorrem por que algo foi feito. No caso da palavra em Lucas o Sacerdote Zacarias cumpria o seu turno  na ministração. Importante que logo diz que ele o fez como parte de uma organização, onde outras pessoas exerciam o mesmo ministério em tempos distintos para que uma hora o outro o substituísse e fosse para casa. e o ministério não para, sempre terá alguém para pregar a palavra de Deus!

b) Terminados os dias de seu ministério - Uma hora o seu turno termina. Vemos que a palavra de Deus nos ensina a dividir as tarefas. Entendo, como afirmei antes,  que a palavra precisa ser levada ao mundo inteiro. Também entendo que existem cristãos no mundo inteiro. Então largar a família para pregar o evangelho no Japão, do outro lado do mundo (estamos no Brasil), seria mesmo um  pedido de Deus? ou uma tentativa de fuga da família. Vejam bem, eu aceito e sei que pode acontecer do chamado específico de Deus. Que vai prover uma viagem rápida para o Japão, ou outro lugar, onde a pessoa irá dar uma palavra, e imediatamente voltar para casa. Nada contra. Como já foi dito antes: ordem de Deus é para ser cumprida.  Também entendo que Deus pode desejar que nós participemos do projeto organizando, mobilizando ou financiando uma pessoa mais próxima do Japão e que fará o mesmo que nos faríamos. Precisar compreender que Deus é organizado. nos precisamos ser organizado se delegar funções. 

 


c) Voltou para casa - importante parte do processo do ministério. no caso de Zacarias o cumprimento da promessa que Deus lhe fizera, não ocorreria se ele permanecesse na sinagoga. Como Isabel iria conceber João Batista? Poderíamos dizer: como fez com Maria. É verdade! Então teríamos dois Messias? Não cabe! Necessário se cumprir a ordem de Deus e a organização de Deus para que as promessas d´Ele se cumpra em nossas vidas e ministérios. 

 


d) O ex-endemoniado Gazareno recebeu uma ordem restrita:

Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.

Lucas 8:39

Ao retornar para o seus, neste caso para sua comunidade não somente para sua familiar ele foi o atalaia de Deus naquele local. e a palavra foi pregado com entusiasmo e eficácia. muitos se converteram ao evangelho.

e) Importante saber que Paulo apesar de sua inúmeras viagens e sendo solteiro, por diversas vezes desejou e voltou para Jerusalém como se fosse sua casa; E não somente ele, mas muitos discípulos e Jesus, iam pregavam a palavra e voltavam para Jerusalém, para casa. Ver seus parentes e familiares. Pregar a palavra é importante mas reforça-la, a palavra, dentro de casa, também.

 


E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.

Lucas 24:52

Entendam irmãos, repito, é importante fazer missões, pregar o evangelho em todos os lugares. 

Explico de novo: Não quero dizer que os casados deixem de viajar ao evangelizar fora, podem, ou melhor dizendo devem, mas o intuito desta ministração é que estejamos atentos ao que estamos fazendo com nossa família ao realizar uma "obra ministerial". 

Conhecemos muito pastores que se separam  e querem dizer que foi um acaso. Quando na realidade abriu se brechas para que o "acaso" ocorresse.


Vai ministrar? Glória a Deus! Vai demorar? Leve a família!



E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.

Lucas 24:52

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Sermão - 108

 Uma multidão!

 


Quando vemos uma multidão de pessoas, mesmo naquelas cenas nervosas de ir para todos os lados e parecendo sem sentido, há em nosso coração uma alegria. Saber que ali há uma grande possibilidade de realizar a trabalho de Deus! Claro estou falando na visão evangelística!

Agora pense quando olhando para uma multidão de pessoas dentro de um estádio ou de um galpão ou lugar aberto, não importa... E vermos uma multidão de pessoas sendo preparadas para levar o evangelho adiante. Esta deveria ser nossa visão de evangelista e apóstolo. Sentir uma vontade incompreensível de preparar mais pessoas para a pregação do evangelho.


 

Não podemos pregar sozinhos! São mais de sete BILHÕES de pessoas, uma grande parte não convertida que necessita ouvir a palavra de Deus! Por mais hábil que seja o pastor, melhor é ter mais pastores, evangelistas, pregadores!

Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.

1 Pedro 5:12-14

Os ministérios se movem e a palavra é pregada e não somente por nós, mas por todos ao nosso redor irmãos em Cristo que se esforçam a ajudar. Esta compreensão é base para uma igreja (igreja no sentido pleno não um prédio) ser poderosa. Lançando fora: inveja, ciúme, usura, egoísmo... Fora!


 

Pedro nos ensina que ele ministrava e abria igreja, mas pessoas eram deixadas para dar continuidade ao trabalho. Vejamos:

a)       Por Silvano! Sim não foi Pedro que escreveu foi Silvano. Então as palavras saiam dos lábios de Pedro mais eram escritas por seu amigo e irmão. Certamente neste momento poderiam discutir e ponderar uma palavra ou outra que estaria destoando da ideia a ser passada ou que poderia ofender algum crente dos lugares para onde a palavra iria chegar. Assim como poderiam decidir ser mais incisivos e de forma mais forte elevar o tom para a repreensão de algum grupo ou igreja que não estivesse na obediência. 

 


 

b)      Vosso Fiel irmão! Uma igreja não somente de pessoas que ministram e outras que ouvem, mas irmanada no sentimento de estar servindo a Cristo e intencionalmente sendo fieis entre si e com a palavra de Deus. Pedro faz questão de dizer que o irmão era fiel a ele e aos outros na sua conduta. Aí temos o exemplo sendo disseminado. Na continuação diz, como cuido, escrevi brevemente... Pedro revela um amor pelos irmãos, mesmo que não pudesse mandar grande e longas mensagens, fazia um esforço para alegrá-los com pequenas palavras poderosas vindo do Espírito de Deus;

 


 

c)       Exortando! Sim no convívio de cristãos muita vez é necessário exortar ao irmão que, por simplicidade, por negligencia, por imaturidade, por qualquer outro motivo esteja destoando da conduta cristã ministrada. Vejo pessoas que estando em uma igreja cuja doutrina diz regras, desejam não as cumprir. Escolheu estar numa igreja tens a obrigação de obediência a doutrina local, exceto se for heresia. Sabemos que alguns tem seus usos e costumes. Se está na amizade da igreja, obedeça as suas regras. E quanto ao evangelho, neste caso não existe dois caminhos, nem duas verdades, nem vida dúbia.  Jesus disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Atentai!

 


 

d)      Testificando! Sim.... Uma multidão de pessoas que entendendo o evangelho de Cristo Jesus continuam se alegrando e multiplicando esta alegria a outros corações. Muitas pessoas desejam pregar o evangelho: Gloria a Deus! Todavia, a melhor forma de evangelizar é com nossa vida. Com nossa melhoria no caminho junto a Cristo. Pregar e não cumprir os deveres não ajuda, mas afasta as pessoas de Cristo. Testemunhar a Cristo é olhar a palavra, ler a palavra, viver a palavra, e multiplicar a palavra...

e)      Estais firmes! Estais firmes na palavra de Deus, no evangelho de Cristo. Ainda temos que lembrar que não podemos estar numa multidão dispersa e tresloucada que não sabe para onde vai. O caminho da fé deve ser firme. Não é possível ser crente hoje! E ser outra coisa noutro dia! E no outro dia ainda mais diferente. Não se concilia a paz de Cristo com armas! Ou se é guerreiro de Jesus armado com a palavra de Deus ou se é um sanguinário que deseja matar fisicamente os outros. Qual foi a vitória de Jesus? Vitória na cruz do calvário... Não lembro de Jesus pedindo a Pedro: afia a espada que a luta vai começar? E vocês? Lembram?



 

Notem que Pedro fala de alguns nomes, mas muitos outros foram citados por Paulo, Tiago, João. Pessoas que participaram do evangelho na igreja primitiva que são responsáveis por este evangelho chegar até nós... Sim: Pois de geração em geração, de leitura em leitura, de palavra em palavra chegou a todos nós.

Uma multidão de pessoas é responsável pelo evangelho escrito e pregado em todo o mundo. Então percebam que há uma necessidade de entender duas coisas:

i)                    Devemos participar da multidão de soldados de Cristo! Com palavra e salvação no coração!

ii)                   Devemos saber que não podemos fazer nada sozinhos.

Pastores! Lembrem-se o caminho é para ser realizado com alegria e na distribuição de tarefas e missões. Claro que o líder tem sua responsabilidades e deve cumpri-las. Mas o líder tem que delegar tarefas e situações para que outros possam ajudá-lo e fazer as ministrações alcançarem mais pessoas ainda.

É multidão de crentes e ganhos para Jesus para fazerem com que uma multidão de outros esteja sendo levada ao conhecimento da palavra de Deus.

Não somente 1, não somente 10, nem tampouco 100, e com certeza, não somente 300, mais milhares ou milhões de colaboradores a levar a palavra de Deus aos outros corações. Assim Pedro fez, também Tiago, Joao, Paulo, John Huss, Calvino, Wesley, Billy Graham, Benny Him, Pr. Marcos... E muitos outros pastores.

Nos líderes precisamos do auxílio de vocês irmãos. De todos que desejam aprender mais e participar de maneira ativa do Reino de Deus.

Líderes entendam esta dependência e se inclinem a “perder” poder para que o evangelho ganhe espaço.

Quem tem que aparecer é Jesus não nós!

Quem tem que ser ministrado é o evangelho não as nossas doutrinas!

O dono da igreja é Deus! Não somos nós...

Louvado seja o Senhor Jesus que Ele possa nos reunir como multidão para a multiplicação da Sua palavra e glorificando o Seu nome estejamos na congregação de Jesus Cristo. O Salvador!