Paciência
Uma das virtudes que mais admiro nos outros é exatamente a paciência. Se admiro é por que tenho dificuldades em manter meu cálice de vida com uma boa quantidade.
Há em nos uma tendência de admirar nos outros virtudes que desejamos, mas não temos o suficiente ainda. Muitos acham que é fácil: dizem é somente contar a até 10. Tem momento que percebemos que não dá tempo de contar nem até 2 (dois).
E tem gente que conta até dormir (até 100 ou mais) e acorda sem paciência. Todavia carece de muita presença de Deus para alcançar a virtude. Entendendo que Deus pode tudo em todos.
Olhando para o mundo: E vendo como estão os grandes desafios que temos pela nossa frente. Nas várias áreas de nossa vida em tudo precisamos desta virtude. Paciência!
Reforçar que o contrário de paciência e impaciência (Brunecos - assistam). Lembrar que a forma de Deus nos conceder certas virtudes é colocando desafios adiante de nós. Neste caso tua impaciência ou paciência poderá ser testada! Peça! Espere o jeito de Deus para lhe ajudar. Fique atento ao mover de Deus!
Não podemos confundir uma virtude e entrar no conformismo. É bom ter uma virtude, mas não deixar sua vida parar por causa da virtude.
E como foi dito no sermão 102 há muitas virtudes e não acho que seja prudente desejar uma em detrimento de outra. Creio que devemos buscar o equilíbrio para utilizar todas na nossa rotina do dia a dia. A exemplo da coragem que parece que se contrapõem a paciência. Entretanto não é assim. O corajoso pode ser paciente e usar a sua impetuosidade no momento certo sem danos a si ou a outros.
Esperei
com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Salmos 40:1
Quando pensamos em ter o favor de Deus. E Ele deseja nos conceder! Precisamos praticar muitas de nossas virtudes. Claro já temos muitas virtudes. Quando digo a vós que precisamos pedir virtude não significa que não temos! Indica que precisamos de mais, ou em qualidade, ou seja, diversificando as virtudes presentes em nossos corações, ou em quantidade quando percebemos que temos, mas precisamos de mais: organização, persistência, amor, paciência, etc.
O salmista coloca exatamente que havia algo a ser realizado. Ele precisava de Deus mas saiba que os planos de Deus são realizados no Seu tempo e não no nosso. Nos humanos afoitos e agoniados (ausência de paciência) queremos fazer do nosso jeito e no nosso tempo.
Na maioria das vezes que agimos assim, ignorando este verso do salmo, atropelamos as coisas e consequentemente realizamos obras de tolo.
Compreendam que entendo que muitas obras podem ser feitas, mas a perfeição em Deus na realização das coisas do nosso dia a dia carece da percepção do tempo correto e do modo acertado de realizar as nossas obras.
Obra de Deus:
Obra dos homens:
Como afirmei antes não significa que vamos entrar no comodismo e aguardar que as coisas caiam do céu! Eu creio que caia! Certamente nem tudo e nem o tempo todo. As vezes e necessário arregaçar as mangas da camisa e correr atrás.
Seria isto falta de paciência? Não, esta virtude é a perseverança, ou diligência. Vejam que é outra virtude que não contradiz mas complementa a paciência.
Três pontos simples temos com base no texto:
I) Esperei com paciência no Senhor. Há esta necessidade de saber que precisamos esperar, todavia existe a compreensão que devemos esperar em alguém ou alguma coisa. Neste caso o salmista esperou que Deus entrasse em providencia para realizar algo para ele. Temos diversos pedidos a serem realizados todos os dias. Se perguntassem a vocês, ou pedisse que fizessem um lista. Teria que limitar a uma página senão viraria um livro. Não se envergonhe! E assim mesmo nossas necessidades e nossos pedidos são muitos. As vezes pequeninos; as vezes grandiosos. Como tenho dito com frequência o pedir e nosso, o realizar é de Deus. No tempo d Ele.
II) Pediu! Ótimo... agora espera. Até que Ele se incline para nós. Se ainda não ocorreu é por que o tempo de Deus ainda não despertou. Não entenda esta frase com Deus dormindo. Isto não existe: “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. Salmos 121:4”; mas muitos profetas as vezes comentam que Deus ficou em silêncio. Noutro texto afirmamos que as vezes a resposta de Deus e o silêncio. Então se for assim, compreenda que nada precisa ser feito.
III) No caso do salmista ele diz que Deus ouviu o clamor dele. Interessante é que o salmo começa com petição do salmista que revela onde estava e qual era sua situação logo depois: charco de lodo e lamaçal. Cabe interpretar como má conduta do próprio salmista, ou seja, ele errara nos seus passos e clamava a Deus por sua infinita misericórdia que aprumasse os passos dele de novo. Vai acontecer assim. Passamos um sufoco, clamamos a Deus e percebemos que o silencio d Ele indica nada mais do que a mudança cabe a nos. Então ai sucede uma segunda petição que é válida. Entendendo o seu erro peça a deus força para se consertar.
Compreendam que podemos pedir tudo aos Senhor. Não tenho vergonha de fazer muitas e muitas petições a Deus. Como tenho afirmado pedi e dar-se-vos-á a palavra é verdadeira. Lembrando que nós pedimos e Ele define como, quando, quanto.