As muitas misericórdias de Deus, e os seus livramentos...
As pessoas se preocupam com muitas coisas. A vida na terra, ainda mais agora, com uma pandemia solta (a partir de 2019) não é fácil. Ou é? É claro e importante que não devemos andar vacilando e de forma irresponsável agir com muitos loucos por aí. Desobedecendo um mínimo de segurança e isto digo em relação a pandemia. É um vírus violento, perigoso e fatal! Não se pode brincar com isto e achar que se trata de um vírus comum!
Mas os riscos e perigos que corremos na vida estão em todos os lugares e situações. Entretanto se olharmos por outro ângulo e pensarmos em quem nos criou e como Ele nos cuida podemos viver de forma diferente. A decisão cabe a cada um...
A decisão de viver sempre preocupado é nossa! Assim como a decisão de ter fé em Deus também é nossa... Repito que viver confiando em Deus não é agir de forma irresponsável ignorando por exemplo numa estrada que vem um caminhão para te atropelar e você fica no meio da pista e diz: “Deus me salve”!
Quieta! Existe uma passagem que diz: “Não tentarás o Senhor teu Deus!” Nunca esqueça disto!
Em seis
angústias te livrará; e na sétima o mal não te tocará.
Na fome te livrará da morte; e na guerra, da violência da espada.
Do açoite da língua estarás encoberto; e não temerás a assolação, quando vier.
Da assolação e da fome te rirás, e os animais da terra não temerás.
Porque até com as pedras do campo terás o teu acordo, e as feras do campo serão
pacíficas contigo.
E saberás que a tua tenda está em paz; e visitarás a tua habitação, e não
pecarás.
Também saberás que se multiplicará a tua descendência e a tua posteridade como
a erva da terra,
Na velhice irás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo.
Eis que isto já o havemos inquirido, e assim é; Ouve-o, e medita nisso para teu
bem.
Jó 5:19-27
Não estou sendo contraditório! Estou mostrando a vocês que a fé em Deus trás consequências boas e elas estão, não somente no texto acima, mas em muitos outros, por hoje analisaremos este e veremos como Deus pode nos proteger até mesmo de nós mesmos.
i) O mal que sobrevém ao homem vem de diversas formas uma delas e a angústia. Problemas querem nos soterrar, dívidas, preocupações, decisões erradas, palavras que nos feriram ou que feriram alguém que nós amamos... E palavras não voltam. São como flechas lançadas que atingem seu alvo. O que ocorre é a angústia de saber que falhou, que errou, que disse o que não devia que errou nas decisões... mas a palavra é clara se SEIS angústias te atingirem e haver ainda uma sétima: “o mal não te atingirá...”. Se acompanham meus sermões verá que não digo que não existem problemas. Infelizmente existem. Mas existe DEUS... Eu creio em Deus e você?
ii)
O texto continua e mostra outra grande problema que
pode perturbar muita gente: A fome. Vivemos num país rico, que produz muitos
alimentos ao ponto de exportá-lo ao mundo todo. Mas terrivelmente, e com muita
tristeza, digo que temos fome em nosso país. Para mim isto é uma vergonha. Talvez queiramos
dizer então Deus não cuida dos brasileiros? Cuida. Mas precisamos fazer nossa parte
neste processo nos aproximando de Deus e não
de falsos deuses (pessoas que dizem que podem nos ajudar e somente pioram as
coisas). Ainda existem aqueles que dizem: "eu tenho alimento para mim os outros que se
lixem!". Espero que no meio cristão não haja isto. Por que se nossos irmãos da fé têm estes
pensamentos: "que uma pessoa ímpia deve morrer de fome...", como esta criança muçulmana da foto..." Então estes ditos irmãos não são cristãos!
O importante é saber que se deixarmos: Deus cuidará de nós e não faltará
alimento, não sofreremos nas guerras. A palavra não diz que não poderá ocorrer
fome e guerra... Diz que Deus entrará em providência a nosso favor! E nos podemos participar do agir de Deus, deixando Ele nos usar em favor de outros!
https://doe.cicv.org.br/institucional/payments/new
(Quem melhor tem atuado para minimizar a fome das pessoas em situação de guerra na Síria é a Cruz Vermelha junto com o Crescente Vermelho, este link é para, quem deseja, fazer doações. Coloquei por que me perguntei: como ajudar? Atuações políticas internacionais (não consigo); Indução a governos estrangeiros (não consigo); participar diretamente com voluntário - médico - (não sou médico e nunca sai do país) e por fim poderia DOAR (Posso!) ).
iii) Num outro texto a palavra diz que Deus te livrará dos açoites da língua. Como se fala por aí há muitos fofoqueiros espalhados pelo mundo e como gostam de falar um dos outros. Palavras não são somente simples palavras há poder no que é dito sobre você e como dizem e os FAKE News provam uma mentira dita muitas vezes se tornam uma “verdade”. Todavia o que a palavra diz é que Deus vai te livrar destes fofoqueiros e mentirosos que inventam palavras de mentiras contra você.
iv) Há uma passagem interessante que diz que as pedras não te atormentarão ou seja não te farão mal, terás acordo com as pedras! Parece um texto sem nexo! Todavia uma das formas de matar as pessoas muito utilizadas naquela época era com pedras, isto mesmo. Então se as pedras estão em acordo contigo elas não te atingiram. Podemos parafrasear e dizer que qualquer ferramenta ou objeto que os maus tentarem usar contra ti serão a seu favor e não te atingiram. Quer dizer que agiremos imprudentemente? E faremos papel de tolo? Querendo ser herói? Invencível e nos colocaremos em perigo a toa? Não tentarás o Senhor teu Deus!
v) Não somente o Senhor cuidará de ti mas de seus parente, de sua descendência, de seus filhos. Este é o nosso Deus. Todavia dentro da promessa existe um pedido: não pecarás! Não ignore as regras de Deus... não pense que Ele não vê... mas entenda que ele deseja cuidar de ti e de todos os seus.
vi)
Ninguém gosta de pensar na morte. Mas os
protegidos por Deus até na velhice encontra paz. Ser recolhido como trigo na
época certa. E não ser colhido verde nem madura demais. Muitas pessoas colocam
suas vidas em risco, como: vacilando diante de uma pandemia e achando que é um vírus
comum (gripe). Outros acham que são indestrutíveis e se arriscam nas estradas dirigindo
como desvairados e até a realmente loucos que ficam na frente de caminhões...
loucos. Espero que ao ler este texto tu saibas que não deve ter parte com estas
pessoas. Elas afrontam ao nosso Deus. E sofrem as consequências...
Então que tipo de conduta temos que ter diante de nosso Deus que nos apresenta palavras de conforto tão boas?
As pessoas se preocupam com muitas coisas. A vida na terra, ainda mais agora, com uma pandemia solta não e fácil. Ou é?
Mas nós temos Deus que promete nos livrar: das angústias, da fome, das guerras, da morte e até dos fofoqueiros.
Mas precisamos ser prudentes e dar ouvidos a palavra de Deus. E ele nos condiciona em uma das promessas para que não estejamos pecando... Para que a nossa descendência seja longa e multiplicada.
Lembra do mandamento com promessa? Honra teus pais para que sua vida seja longa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!