Pesquisar este blog

domingo, 29 de novembro de 2020

Sermão - 087

 

As providências de Deus!

 


Quando estamos em algum evento, ou realizando alguma atividade fazemos os levantamentos e organizamos as coisas de maneira que ao continuar o processo todo do evento tudo dê certo e um mínimo de problemas surjam. 

Interessante e que por mais cuidado que se tenha algo vai acontecer para nos surpreender. E mesmo com surpresas, realizamos a festa, o encontro, a atividade social, acadêmica, eclesiástica, ou mesmo nossos projetos, etc. Realizamos... E vamos adiante.

Nem sempre pensamos que por trás de nós há um Deus que nos observou organizando, administrando, fazendo... E que na realidade muitos empecilhos, e outros tantos problemas foram resolvidos por Ele. E nem percebemos.

Há aquela história da pessoa que tinha um relacionamento com Jesus... E via este relacionamento como um caminhar junto com Ele com umas pegadas na areia! Ocorre de repente a coisa apertou, ele sofria muito. Olhou para a areia e viu somente uma pegada. Ficou zangado com Jesus!

“Jesus! Agora que mais preciso de Ti, tu me deixas? ”. A história mostra um quadrinho com Jesus carregando ele no colo! (como na figura abaixo).


 

As vezes precisamos perceber isto com clareza. Mesmo quando parece que estamos fazendo tudo, Ele está cuidando de nós. E tem gente que pensa que é assim, que “fez tudo” sozinho. Quando na realidade ao fazer tudo que está dito acima contamos com o favor do Todo Poderoso. E Ele faz maravilhas, sem que percebamos. Coisa de Pai para filho!

Neemias 9:20E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.

O povo de Israel, aquela multidão imensa de homens, mulheres e crianças, caminhando no deserto, fugindo do Egito. Sofrendo sim  as agruras do deserto. Tinha o Senhor com eles acompanhando e fazendo coisas incríveis para eles. O que Neemias diz neste texto foi para o pessoal que estava reconstruindo os muros de Jerusalém. Mostrando para eles. Há Deus em Israel. 

 


 

Há Deus no Brasil, na Bahia, em Santo Antonio de Jesus. Entendam que há Deus na sua cidade, no seu bairro, na sua rua.

Há Deus na sua casa!


 

Você não está sozinho! E não faz tudo sozinho. Até aquilo que parece que deu errado, cuidado! Deus não erra... Ele acerta, mas faz do jeito d´Ele. No tempo d Ele...

O que precisamos, neste momento balizados com esta palavra de Neemias, é prestar atenção em alguns ensinamentos de Deus para nosso coração.

Tudo é providência de Deus!

a)       Bom espírito para ensinar – Antes mesmo de sair do Egito, Deus já estava orientando a Moisés como guiar o povo, o que levar, o que fazer, o que cobrar do egípcios. O caminho, e não cessou ai. Ensinou os costumes, disciplina, hierarquia, ética, cuidado com as coisas pessoais. Deus ensinou um povo acostumado com o Egito a viver no deserto. E eles aprenderam. Com dificuldade, com rebeldia, por que sabemos que muitos ficaram no deserto. Na realidade dos que saíram do Egito somente Josué e Calebe adentraram a terra de Canaã. Era para ser todos eles. Mas a reclamação e murmuração os deixou prostrados no deserto. APRENDA com o bom espírito. Receba os ensinamentos de Deus com cuidado e diligencia. Não fique no deserto!


 

b)      O maná foi servido o tempo todo. Bem sei que muitas pessoas no mundo tem dificuldade de obter um refeição por dia. Ao mesmo tempo há muitos que tem excesso de alimentos. É injusto, mas não é fácil equilibrar esta situação. Mas pior é quem tem o alimento e o refuga como se nada fosse, e reclama do que come como se não fosse bom. Dizendo como eles (Israel) disseram:

“E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.”

Números 21:5

Não estou dizendo que nos é negado, por que não é, alimentos os mais diversos e palatáveis possíveis. E também não estou dizendo que a gente não pode comer bons alimentos, manjares, doces, salgados, frutas, carnes, o que for nos concedido. Na realidade Deus nos tem dado até demais. Acho estranho existir pobres e famintos no mundo! Não deveria existir fome. Mas o mundo não é justo. E Jesus disse que teríamos aflições e ainda afirmou que os pobres nos sempre os teríamos. Mas permitam lhes perguntar: o que você tem feito pelos pobres e famintos? A verdade é que no deserto eles deveriam ter morrido de fome! Sabemos que não foi assim, foram mortos por diversas coisas, mas não de fome! Morreram alguns engolidos pela terra pela ousadia e soberba! O pão de Deus está a nossa frente. Vamos comer e lembrar que muitos outros precisam de pão!


 

c)       Água lhe deste na sua sede – aqueles que fazem jejum sabem que é possível ficar alguns dias sem comer, há pessoas que jejuam por dias (3) e vão adiante. Moisés Jejuou 40 dias, Jesus também. Daniel jejuou comendo somente verduras, e ficou com aparência saudável. Vejam que o jejum fala de alimentos mais ficar sem água é outra coisa... sem água simplesmente se morre após três a no máximo cinco dias. Imaginem uma multidão de, segundo levantamentos, mais de um milhão de pessoas andando no deserto sem água! Ou ainda poderíamos perguntar: como se conseguiu água para esta multidão? Mas a palavra diz que eles tiveram água quando tiveram sede. Vejam esta passagem:

“Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.”

Êxodo 17:6

Neste momento o povo , de novo, estava reclamando com Moisés. Tiraste-nos do Egito para matar de sede no deserto. É o povo sabe reclamar! Nos também! Infelizmente muitas vezes reclamamos de coisas que não deveríamos, como disse acima sobre alimentos. As vezes temos o que comer e ficamos escolhendo. E queremos mais... mais salgado, menos salgado, mais doce, mais variado, mais isto e mais aquilo. Quando muitos não têm nem o que temos. 


 Não desejo vos entristecer falando estas coisas acima. Quero alertar que o que temos é muito bom. Moramos num pais que “em si plantando tudo dá” disse Pero Vaz de Caminha. Esta verdade é clara. Nosso país exporta uma quantidade de alimentos para China, Europa e USA absurda. Não deveria, nem poderia haver fome no Brasil. É uma vergonha, mas infelizmente há. Então o que quero é alertar quanto o que temos e como podemos ao invés de reclamar pensar nos menos abastados e fazer algo para ajudá-los. Nós representamos Deus aqui na terra. Quando Jesus diz:

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;”

Mateus 25:35


 

 

O texto acima fala das ações que podemos e devemos fazer em favor dos pobres que Ele (Jesus) mesmo disse que sempre os teríamos (os pobres)! Deus pode providenciar de uma forma sobrenatural, sim. Ele é Deus... mas Ele nos permite participar. Veja que Jesus multiplicou o pão... mas usou pão para multiplicar. Poderia ter feito surgir do nada? Poderia, Ele é Deus! Mas Deus deseja nossa participação.

Tudo é providência de Deus!

Sim. Mesmo quando achamos que estamos fazendo. Podem dizer eu comprei o pão! Por que Ele te permitiu trabalhar e ter o recurso. O padeiro fez o pão! Por que Ele permitiu nascer o trigo. O agricultor cultivou o trigo! Por que Ele permitiu o trigo nascer e a chuva cair.

Neemias 9:20 E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!