Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2020

Sermão - 084

 Toco* ou barco?



 

Onda do mundo ou ondas do Espírito! O que nos move?

Estamos no mundo que se move.... Tudo se move... E podemos considerar este momento em várias dimensões: espiritual, na mente, no corpo... Sim no universo tudo se move. Também considerando esta tricotomia. Se vemos as estrelas, os planetas, lua e o nosso próprio planeta podemos dizer que eles se movem no reino físico, no palpável. E se vemos o universo na visão espiritual também os anjos e seres espirituais se movem. E nossa alma, nosso pensamento. Quantas viagens não se faz sem sair do lugar pensando nas coisas distantes? Nossa alma se move virtualmente. Eis aí uma questão importante. Nossa alma se move segundo as coisas do mundo físico, ou como podemos também falar: Se move conforme o mundo. Nossa alma segue o movimento das “ondas”... Não seria mentira se dissermos assim. Porque? Por que nossa alma segue as coisas que se levantam no mundo: atitudes, valores, modas, interesses, etc. As ondas do mundo são caóticas e não tem um mandante, digo do mover conforme os aspectos indicados acima: moda, principalmente. 


 

 

E quando você resolve se rebelar contra esta onda chamada moda? Como as pessoas te tratam? ‘Você está fora de moda fulano, ciclano que roupa mais cafona!” “Oh companheiro você não entende as modernidades da tecnologia; da internet? ”

Calma! Não tenho a intenção de tirar de vocês os confortos da modernidade, eles estão ai para nos servir! Certo? Certo mesmo? Depende da pessoa.... Este é o problema. Que tipo de onda esta movimentando sua vida? Em que tipo de onda você está navegando?

Que tipo de onda está movendo o seu BARCO para onde você pretende ir no final desta viagem?

Quer ser levado como um barco, onde tu podes guiar com o seu leme (ou de alguém que te guia).

 Ou a situação é  tão desesperadora que estais montando num simples TOCO (*pedaço de madeira) ao sabor das ondas?

Nós vivemos num mundo onde as ondas nos levam para todos os lugares possíveis e inimagináveis, mas se você é um barco ainda há uma possibilidade de você definir que tipo de passeio desejo ter... Mesmo que no final você decida ir para o lugar errado. É isto possível! A escolha é sua!

  

Há uma diferença em ser como um barco ou como um toco... E grande. Toco (um pedaço de madeira) é aquela pessoa que parece sem noção e não decide a vida... Vai para onde as outras pessoas o levam, vai conforme as ondas... Sem leme... Sem controle... Sem rumo... Nem sabe onde vai dar a viagem! E se no fim for um lugar de morte. Certamente morrerá!

Quem deseja ser como um toco?

Barco melhora um pouco mais... por que um pouco?

Você se deixa levar pelas ondas do mundo? Se é assim, mesmo que você use o  leme, não será que caminharas na aparência do toco? Para lugares que o seu coração de carne deseja? Mas será que estes lugares da moda, da vontade da carne, do satisfazer o desejo, das atitudes nem sempre corretas, de valores errados, das modas sem importar as consequências, dos interesses acima da justiça... São parecidos com o mover do toco.  E vai por ai! É diferente de toco? Sim

Você decidiu ir... Você fez o seu caminho, você decidiu ir para o caminho do lugar de morte. É a sua decisão BARCO! Certamente morrerá! Entenda que falamos de morte espiritual...

"Porque me cercaram as ondas de morte; as torrentes dos homens ímpios me assombraram. ”.         2 Samuel 22:5

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.

Judas 1:12,13

O barco tem leme e tem vela. A viagem acima descrita pode ocorrer conforme as ondas mais diversas ou sobre a influência de diversos ventos. Numa aula de oceanografia: entendemos que as ondas são produzidas pelos ventos. E outros fatores. Mas também pelos ventos.


 

Me permita convidá-los a serem barcos! Isto é bom. Você toma rumo na sua vida. Me permita convidá-los a estender suas velas! Claro você precisa sair do lugar. Não se pode ficar parado, estagnado. Me permita mostrá-los que há uma onda diferente que pode levar vocês a lugares afáveis e interessantes. Ou as vezes agitados e perturbadores.

Quando Jesus passou pela terra disse que nós teríamos tormentas (aflições) mas também disse: tende bom ânimo eu venci  as tormentas (mundo)... Na verdade, também, Jesus disse aos ventos para se acalmarem e eles obedeceram!

No Salmo...

Então clamam ao Senhor na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.
Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.

Salmos 107:28,29

Se for preciso Deus acalmara as ondas. Disse ainda o Senhor “Jó 38:11, falou o Senhor ao mar..." Estou lhe apresentando um Deus que tem domínio completo das ondas! Aleluia! Mas não é somente isto...

O que sozinho estende os céus e anda sobre o altos do mar Jó 9:8 vejo que Jó era profeta... Jesus andou sobre as águas. Mt 14:26. Que Deus é este? É o seu pai celestial que deseja mostrar para vocês outras formas de enxergar  o mundo. É preciso estar atento as ondas de Deus e aos seus ventos!

O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar.

Jó 9:8

E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.

Mateus 14:26

 

Não poderia perder este versículo: Ezequiel 37:9

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

Ezequiel 37:9
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

Ezequiel 37:9

 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

Ezequiel 37:9

Tem algum barco ai? Suas velas estão prontas para receberem os ventos corretos?

Começa do principio: Em Genesis 2:7; o sopro de Deus, vento, te deu vida!

O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.

Jó 33:4

 Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.

Jó 32:8

Mas quer tipo de vento você deseja para ti barco? Que direção pretendes? Que ondas deseja que te levem?

Se pretendes receber as orientações do Espírito de Deus, no seu vento e na suas ondas, onde encontrarás o seu ensinamentos: Quais serão as suas atitudes? E seus valores? Como você realizará os seus desejos? A que caminho de moda  você fará parte? Que interesses você defenderá? Justo ou o seu próprio? Tem que responder estas questões para ti.

Deus poderá na sua providencia te levar a lugares afáveis e interessantes. Ou as vezes agitados e perturbadores. Mas se é Deus que te impulsiona - barco - você vai bem!

* Pedaço de madeira, ou tronco! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!