Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Sermão - 085

 Esperança!


 

Muitas vezes falaremos de uma palavra somente e arguiremos ao nosso próprio coração o que significa uma pequena palavra colocada em nosso coração. Assim como a fé a esperança traz tal significado a nossas vidas que é impossível não falar sobre ela e ainda mais impossível viver sem a atuação do seu significado em nossas vidas.

Precisamos ter esperança! Nos outros? Também, mas principalmente em Deus e em nós mesmos. Muitas vezes estamos exatamente como o texto abaixo indica... Mortos! Ou pensamos que estamos...

 Jó 14:7-12

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.
Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele?
Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,
Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono.

 


Embora não seja biólogo, não é difícil mostrar para vocês que existem várias plantas e arvores as quais brotam de seus restos! Ou seja, se ficar qualquer coisinha elas se refazem, com dificuldade as vezes. Mas insistentemente retornam a vida para mostrar o que ainda podem fazer.

Como é contigo? Como é conosco? Vamos desistir apenas porque  nos “cortaram” nos lançaram ao solo como que perdidos, deixados, mortos, como se nada fôssemos... Como se nada mais fosse possível ser feito por nós?

1)      A primeira coisa que notamos é que na poesia de Jó ele diz claramente que Deus tem esperança nas árvores! Ora não somos nós Coroa da Criação, então podemos dizer que somos mais que árvores para Deus. Merecemos? Não. Mas somos assim. Quando lemos os diversos Salmos vez outra temos a palavra dizendo que Deus nos plantará perto de ribeiros. Nos comparando como árvores de boa qualidade que devem ser colocadas próximas as fontes de água para produzirem muito. Deus nos faz assim o tempo todo, mas... E nós como agimos? Muitas vezes duvidamos de Deus. Alerta! Oh filhos de Deus, Coroa da Criação... Fomos feitos para dar muitos frutos somos muito mais que árvores. 

 


2)      Todavia assim como se uma árvore pode ser cortada... Nós também podemos ser afastados de Deus. Jesus diz claramente que quando alguém não dá fruto é cortado e lançado fora. Lembre não sou eu que digo é o Senhor. Entretanto sei que não desejamos ser inúteis ao Reino. Queremos fazer a diferença queremos ser as melhores árvores. Aleluia. Porém como árvores muitas vezes somos cortados. Por quem? a) por nós mesmos, b) pelos outros, c) pelo inimigo, d) pelas palavras, e) por Deus (como disse Jesus) ... Muitas coisas e situações nos “cortam” fragilizando-nos. E daí? Vamos desistir? Vamos fraquejar? Vamos simplesmente morrer?

3)      Também a palavra nos diz que ao ser cortada renovará – o importante de uma renovação é o desejo de cada coração digo de homens e não de árvores. A verdade é que a esperança das árvores está nos homens, em plantá-las, em cuidar delas e mesmo que sendo cortadas tu as plante de novo e veremos o resplandecer das árvores. Para os homens a um poder ainda maior que é o seu próprio coração. Sua vontade e a busca pela esperança de forma ativa e não apenas esperando por alguém ou por algo. Assim somos nós. Desejamos ser renovados, queremos ser renovados. E digo a vocês seremos renovados... Por que o nosso Deus deseja isto para cada um de nós.

 

4)      E não somente deseja que estejamos nos renovando e crescendo e emitindo novos galhos. Jesus também diz que a árvore boa, será podada para que emita novos galhos  e frutos e produza a 1 por um ou dois por um? É isto? Não Jesus diz que produzirá a 30, 60 e a 100 por um.... Precisa explicar mais? Significa meus queridos que o que nós  estamos produzindo hoje é pouco! Mas há tempo de mudança. A necessidade de mudança. E Deus que nos ajudar.

 


5)      O problema é que depois de cortados temos um mal hábito de achar que nada mais podemos fazer. Nós esmorecemos e nos entregamos, paralisamos... abandonamos nossos projetos, ministérios, paramos nossas obras. O que ocorre? Somos assim frágeis e ao sermos jogados como madeira velha a uma tendência achar que a palavra de Deus não é.…, mas... Ao cheiro das águas...

6)      Ao cheiro das águas! Agora é a parte importante. Talvez alguns possam dizer: tudo não conhece o meu deserto? Não mesmo! Cada qual sabe o seu limite e seus problemas. Sei que é difícil! Mas ... aos cheiros das águas... sei que as vezes o problema, parece;  Vou dizer de novo, parece ser enormes. Todavia vou ser simplista e dizer como muitos já ouviram: diga ao seu problema: Quem é seu Deus! Aso cheiros das águas... a muitas passagens da bíblia que falam de águas. E são aguas de transformação, águas que não somente matam a sede, mas levam vida de todas as formas que vocês puderem imaginar. Quando Jesus fala com a mulher samaritana ela se surpreende. Porque? Por que um judeu não deveria falar com um samaritano e muitos menos um homem judeu com uma mulher samaritana. Ali amigos estava um deserto maior que vocês poderiam imaginar. Se os preceitos culturais fossem obedecidos aquela mulher jamais veria água... da Vida. Mas sabemos o que Jesus fez. Vocês acham que são piores do que os samaritanos? Pode até ser mais Jesus continua desejando em seu coração nos dar a água da vida. Se souberes quem te fala...


 

a.        Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

João 4:10

 

Sabe qual é nosso problema? Pedimos e pedimos mal, para o deleite de nosso próprio coração. Aquela mulher foi responsável pela evangelização de Samaria. Entendem árvores?


 

 

7)      Assim como somos diferentes das árvores para realizar coisas incríveis e reagirmos a tudo e a todos para nos renovar em Deus. Também nos somos diferentes das árvores na nossa renovação. Deus que nos fazer incríveis vivos e cheios de produção, de galhos, de frutos. Todavia nos diferentes das árvores que desejosas das águas aproveitam e vão se lançando para  direção da agua (suas raízes) e do sol (suas folhas) para se fortalecerem, somos terríveis, fugimos das águas e buscamos infelizmente a escuridão. Na escuridão “árvore” você morre! Então aceite os conselhos do Deus Vivo e procure as águas e luz das Palavras de Deus. Deus diz no antigo testamento ao povo de Israel: Eis que coloco adiante de vós a bênção e a maldição, escolha pois a bênção para que vivas! Não preciso dizer a vocês que isto foi antes dos israelitas serem totalmente aprisionados, escravizados pelos babilônios. Eles não deram ouvido a Deus sempre. SOMOS DIFERENTES? Muitas vezes não, mas digo vos que temos a vantagem de saber as consequências da desobediência podemos, e DEVEMOS procurar as águas de Deus e a esperança que no cheiro das águas possamos ter vida!

 

No texto em Deuteronômio Deus mostra ao povo as duas possibilidades: bênção e maldição.

Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;

Deuteronômio 11:26

 


Nos parece tão certo que TODOS escolheriam a bênção. Afinal quem deseja ter maldição? Ninguém! Mas uma coisa é a palavra que sai da boca das pessoas... Outra coisa são os seus atos. Não é assim na realidade? Dizemos que não roubamos, que não matamos, que não levantamos falso testemunho... dizemos que somos bonzinhos!

Mas na realidade: roubamos os impostos, roubamos o troco a mais, roubamos nos cálculos... matamos com palavras, com gestos, e até há quem mata (de verdade); e a mentira (falso testemunho) será que acontece? 


 

Ao cheiro das águas... É necessário reconhecermos que somos pecadores e que falhamos com Deus para que entremos na dimensão das águas e saibamos aproveitar a oportunidade que Deus coloca adiante de nós. A mulher samaritano a ser indagada sobre sua vida não ficou mentindo para Jesus e tentando esconder o que ela era! Disse apenas:  vejo que tu és profeta. Assumiu os erros.

Jesus diz aquela mulher: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

João 4:14

Fonte de água viva...  Tão simples apenas beber das águas da vida que jorram de Jesus! Ele é nossa ESPERANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!