As perguntas de Jesus!
Vivemos perguntando muitas coisas para Deus! É verdade! Estamos sempre cheios de dúvida e certamente cremos, piamente, que Deus não tem nenhuma dúvida sobre nada. E é verdade também. Ele é onisciente.
Pensar no Deus Poderosos e lembrar de seu filho Jesus perguntava certas coisas nos deixa curiosos! a mim deixa!
Mas por que Jesus perguntava certas coisas? Bem tenho certeza que nenhum de vocês, quer
sejam cristãos ou não, tem dúvida de que Jesus já sabia a
resposta. Ou não? Ele sabia...
Mesmo assim ele faz as perguntas. Vejamos alguns textos:
a) Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. Lucas 18:41
b) E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? Marcos 8:27
c) E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. João 21:15
d) E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Mateus 9:28
Podemos ficar com a mesma curiosidade insossa destas pessoas as quais Jesus os perguntava por coisas cujas respostas, para nós, seriam óbvias. Ocorre que muitos deles estavam vendo Jesus pela primeira vez e não tinham noção de quem Ele era. Então por que Jesus perguntava? Podemos falar e escrever muito sobre o assunto, mas vamos tecer pequenos comentários sabendo, obviamente, que Jesus não tinha nenhuma curiosidade mórbida e Ele sabia as respostas! Todas as respostas! Ele é o Cristo nosso Salvador. Não havia dúvidas no coração de Jesus.
Interessante uma resposta dada pelo homem que era cego de nascença: “Contudo me abriste os olhos”. Esta resposta ele deu aos judeus perseguidores de Jesus por que perguntaram a ele se era cego para desacreditar no milagre feito por Jesus.
As perguntas de Jesus:
1) Que queres que te faça? Esta pergunta ele faz muitas vezes. E claro que Ele sabia que o cego era cego e que o aleijado era inválido... Mas além das perguntas óbvias tinhas as respostas interessantes. Jesus é tremendo! “Vá a tua fé de salvou”. Parece que Jesus além de não saber o que a pessoa era e precisava, por fim não o abençoava com a cura mais dizia “SALVOU”. Ora as pessoas queriam as curas! Sim e muito. Mas o que eles não percebiam, e nós muitas vezes também não: É que precisamos é de SALVAÇÃO! O que precisamos é dizer para nós mesmo que enxergar não é tudo, andar não é tudo, comer não é tudo, vencer não é tudo. O tudo é ser SALVO!
2) Quem dizem os homens que eu sou? Esta é uma pergunta que devíamos fazer a nós mesmo! Quem achamos que é Jesus? Os discípulos com três anos de participação das coisas de Jesus. Poderíamos dizer que eles conhecessem Jesus. Mas o incrível da pergunta é que Ele queria saber das respostas dos outros.... Por que muitos diziam que ele era muitas coisas. Tão importante quanto a pergunta foi a resposta de Pedro, indicada como concedida por influência do Espírito de Deus! O que quer dizer que Pedro não tinha a resposta. Lhe foi concedido falar aquilo! E por um acaso Jesus não sabia a resposta e perguntas dos homens? Mas Ele queria ouvir dos lábios dos seus discípulos. Quer ouvir dos seus lábios também! Quem é Jesus para você?
3) Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E aquele que espreita corações, onipotente, onisciente e onipresente Deus pergunta sobre amor! Observem que Ele não só pergunta! Ele compara! Mais do que estes! Creio que qualquer um de nós ali perto, seguindo Jesus, ficaria magoado! Senhor nós também te amamos, responderíamos de pronto, fazendo “bico” e ficando zangados. Os outros nada disseram mas Pedro ficou sentido com a pergunta! Por que será? E Ele fez três vezes e a cada vez dava uma resposta que parecia ser a mesma. Tem gente que prega utilizando estas respostas sermões lindos! Digo a vocês que as vezes quando leio esse texto choro, pensando nos sentimentos de Pedro. No sofrimento de Pedro ouvindo do seu amado Jesus tal pergunta. Creio que Pedro lembrou de cada vez que falhou com Jesus! Mas a intenção de Jesus era saber do compromisso dele com as almas! Amas Jesus? Cuida das almas!
4) Credes vós que eu possa fazer isto? Esta parece a pergunta mais boba! E não precisamos comentar que haveria talvez um desconhecimento de Jesus. Não era o caso, eles se aproximaram d´Ele por que sabiam que ele poderia curar, foram na realidade com esta intenção:
“E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país. E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. Mateus 9:26,27.
Eles sabiam que estavam procurando a pessoa certa. Mas Jesus mesmo assim pergunta: tem certeza que posso fazer alguma coisa? Jesus não tem dúvida do poder d´Ele, e você tem? Na realidade este é o problema as vezes quem não crê no milagre somos nós. Fiquei preocupado com isto por certo tempo. E me perguntava será que pode acontecer comigo? Deixa informar qual a minha visão: i) Ele pode!, ii) mas será que merecemos? iii) mas será que é o momento?, iv) é possível com a pessoa para quem pedimos?, v) somos dignos?
Passei a me responder assim: ELE PODE, ELE QUER, ELE FAZ. Mas no tempo d´Ele! Todavia o teste feito com aqueles homens nos serve de informação, pois Ele disse:
“Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. Mateus 9:29”
Como está a sua Fé?
Nem de longe esgotamos este assunto: as perguntas de Jesus! Vamos ver o que Deus tem para nós se ele vai nos fazer outras perguntas e assim debruçaremos outras vezes neste tema. Mas atentem não somente para as perguntas, mas para as respostas e a atitude de Jesus diante das pessoas as quais ele fez as perguntas. Atentem para as respostas e alinhem suas respostas com as d´Ele... Pergunte sempre ao seu coração a mesma coisa que Jesus perguntou aos seus discípulos e as demais pessoas as quais Ele se dispor a curar!
E Muitas vezes Ele simplesmente disse: a tua fé de salvou... outras Ele disse seja feito conforme a vossa fé... Noutro momento Ele se surpreende com o centurião e diz nunca vi fé como esta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!