Pesquisar este blog

domingo, 13 de setembro de 2020

Sermão - 078

 

Contudo me abriste os olhos!

 


Acho extremamente importante perceber coisas como estas! 

Quais? 

Quando no meio de gente “entendida” as respostas simples dadas por pessoas que passaram pelas mãos de Jesus e que desnorteiam os “sábios”. Como aconteceu várias vezes com os fariseus e escribas.

Jesus não foi duro com eles por nada. Ou de forma sem sentido foi duro com eles. Eles mereceram. Eles se achavam a "última bolacha do pacote” (excessiva confiança de que é importante) e esqueciam, ou não entendiam, que diante deles estava Deus. 

Ter acontecido naquele tempo e através de pessoas que por zelo pela fé judaica resistiam aos ensinamentos de Jesus até entendo. 

Eles se prendiam a doutrinas humanas e aos ensinamentos criados por Moisés, que eram importantes (mas não era absolutos), para resistir ao Evangelho, boas novas em Cristo Jesus. 


Esta era a grande falha deles.

O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.

João 9:30-34

Ter acontecido com eles podemos até entender. E que não é compreensível, nos tempos de hoje, acontecer coisas parecidas e haver dúvida no poder de Deus por pessoas que deveriam defender a fé cristã!

 Como é isto?

O apego as doutrinas humanas ainda existem: pessoas que se apegam a rituais, as vestes, a palavras, a igrejas (templos), a pessoas (idolatria – no meio cristão), a rotinas, a dias, a terras, a ouro , a prata, a dinheiro, etc.

Como o mesmo ímpeto dos antigos, os líderes das igrejas atuais, desejando manter o status quo, ou seja, querem permanecer na liderança, querem ser mais que Jesus, e neste intento se apegam as suas próprias leis em detrimento das leis de Deus. As quais Jesus resume: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Pronto acabou.


 

 há quem pense que Jesus facilitou, mas se de maneira profunda e espiritual olhares para estes dois mandamentos dentro deles está contido tudo que Moisés falou e muita mais.

É necessário abrirmos nossos olhos!

a)       O milagre tem dono! É de Jesus, não é seu, vaso! Não é da igreja... não é de outras pessoas. É somente de Jesus quando o homem diz no versículo 30 que eles não o conheciam, todavia Ele houvera aberto seus olhos era uma provocação a quem aparentava saber das coisas, mas não tinha explicação para o homem simples, porém curado.

 


 

b)      Se por acaso o milagre não fosse d´Ele de quem seria? O homem na sua ousadia e simplicidade afirma a uma turma de pastores formados e cheios de teologia: “Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.”. Então qual é a dúvida dos pastores dos tempos de hoje de que Deus usa a quem quer e da forma que deseja e que Deus não precisa da autorização de NENHUM pastor para realizar obra alguma. Nós pastores somos vasos nas mãos de Deus Ele nos agracia nos usando de forma boa. Somente isto.

 


 

c)       A constatação do poder que vem de Deus: “Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.” Qual a pergunta? Qual a dúvida? Eles não sabendo o que fazer com um homem curado que obviamente confirmava divindade de Jesus, ficavam procurando desculpas esfarrapadas , para desmerecer a Cristo. Há gente hoje fazendo isto e outras coisas como o inverso desejando tomar o milagre como se fosse seu, quando o milagre vem de Deus, é de Deus e é para Deus a gloria e exaltação! Qual a dúvida?

d)      Por fim sabemos que eles o expulsam do local... não havia como dizer que ele estava errado. Quantos são expulsos de igrejas e congregações por que ousaram dizer que o pastor estava equivocado! Muitos. CALMA! Não estou dizendo, de forma alguma, que as pessoas cheias de interesses escusos e deformadas podem fazer o que quiser! Pessoas que estão levando uma igreja a perdição devem ser paradas. Mesmo sendo da liderança qualquer um que deseja o fim da igreja deve ser parado. Eles não podem colocar o rebanho a perder. NÃO estou dizendo isto. Quero alertar para aquelas divergências as quais devam ser objeto de estudo diante do Espírito Santo, de baixo de Jejum e oração e há líderes que não querem a mudança. Simplesmente por que esta mudança vai contrária as suas decisões. A pergunta é DE QUEM É A IGREJA? Pois há quem pense que é dono das igrejas!

 Aqueles homens se achavam donos da fé judaica e possuidores de toda a razão teologia, queriam ser donos de Deus. Ora Deus não tem dono... Que loucura é esta. Deviam ter se perguntado como aquele homem simples o ensinou, como pode ser um homem que não é Deus dar visão ao um cego de nascença. Se eles fizessem a pergunta certa e de coração aberto teriam tido a resposta e bebido das águas da vida que estão em Cristo de imediato. 

 

 

As pessoas deveriam se perguntar como um pecador pode dar boas ideias a congregação? Deus usou a mula de balão. Deus usou homens importantes Moisés, Abraão, Davi, Neemias, tantos homens profetas como Jeremias, Isaías. Usou até Jonas. Então por achar que a pessoa não é líder, teólogo, ou “entendido” não pode ter boas ideias? Isto não existe. Deus faz do jeito dele. É importante buscar instrução? Sim, conhecer? Estudar a palavra? Sim... mas Deus faz do jeito d´Ele. Claro que nem todos pensam de forma arcaica e como os fariseus. Talvez o erro esteja em realmente desejarem o lugar de Deus. Achar que podem alguma coisa quando nada podem.

 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

João 15:5

Quem disse isto? Jesus disse... grifo meu!

Acordem fariseus, escribas!

 Por que Jesus está de olho em vocês e Ele vai bater forte nas pessoas que tem mania de achar que por ter influência, canais de televisão, rádios, meios de comunicação, jornais, ou seja lá o que for podem ser mais do que Deus.

Vocês acham que colocam governantes no poder? Iludidos! Deus assim o faz com o fez com Saul, aquele rei que quase acabou com o povo Judeu.

E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.

Daniel 2:21

 

Sejam símplices como aquele homem que respondeu sabiamente: “contudo me abriste os olhos”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!