Fé (Emunah - faith - foi - fede - vertrauen - Bepa - Shinko - Xinyang)
Já ouvi muitas ministrações sobre fé e muitas começam dizendo que uma palavra tão pequenina tem tanto poder! E é bem simples assim a palavra pequena e tão instigante chamada fé.
Vamos citar apenas dois conceitos um secular:
“Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.”;
Outro bíblico:
“...a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem... (Hebreus 11:1)”.
Porém embora estes conceitos sejam importantes e interessantes a melhor coisa a fazer é saber qual a opinião de alguém mais sabido para nos ensinar o que é fé.
JESUS. Não estou desfazendo dos conceitos acima, apenas desejo saber e entender ainda mais do que tenho conseguido. Portanto é necessário ir além da compreensão do conceito e dos ensinamentos de Paulo para os Hebreus.
Os conceitos não estão desatualizados ou incorretos... Mas como todo conhecimento sempre podemos aprender mais se observarmos as palavras de Jesus.
E maravilhou-se
Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem
mesmo em Israel encontrei tanta fé.
Mateus 8:10
Mas vocês podem dizer mas Jesus não cita um conceito apenas denota uma situação e aprecia o montante de uma fé... É isto mesmo. Ai está o interessante: O montante de fé! Visto por Jesus.
Tudo que vem de Jesus é superlativo e se Ele chama atenção há algo a aprender:
a) E maravilhou-se Jesus... – O primeiro entendimento que precisamos ter é que Deus sabendo de tudo e ciente de tudo não deveria se maravilhar com nada! Pensamos nós, mas a condição, também humana, de Jesus permitiu tal coisa. E aquele que curava, que ministrava, que andaria sobre as águas, simplesmente se deixou maravilhar com a atitude de um homem. E ele nem era Judeu!
b) "Ouvindo isto”: vou aproveitar este complemento e dizer para vocês que existem pessoas que nem param para nos ouvir! E falando e agindo um centurião romano Jesus parou para ouvir... Vou lembrar que à mulher cananeia Ele disse: “ Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos." Mateus 15:26. As vezes queremos nos indignar com esta palavra, mas tudo é um teste. Ao centurião ele dá ouvidos e diz outras coisas. Mas Jesus é assim, ele nos ensina dizendo não e dizendo sim! E Ele ouviu a mulher cananeia! Apenas retrucou dizendo que que não era correto ajudá-la... Mas ajudou!
c) E disse aos que o seguiam – Prestem atenção nesta passagem tão pequenina como a palavra fé. Ele não disse aos estranhos, nem aos romanos desconhecidos, nem aos gregos distantes... Ele disse aos que O seguiam. Por que havia algo a ser ensinado aos próximos de Jesus. Ele mesmo em outra passagem os repreende diversas vezes dizendo homens de pequena fé! Jesus queria destacar uma palavrinha pequenina e tão poderosa: FÉ.
d) Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé... – Quando Jesus começava uma frase com a palavra em verdade Ele deseja chamar atenção e fortalecer a frase como se dizendo prestem atenção isto e muito importante. Olha para estes ensinamentos com cuidado com afinco. Vou dizer algo poderoso para vocês. Jesus usava as palavras com ênfase quando desejava. Por que Ele conhecia a condição humana e buscava clarear o entendimento. E Ele diz nem em Israel. Ora na época Israel nem existia mais. Eles viviam num país invadido por Roma, dominado pelos romanos. E então por que Jesus disse em Israel? Uma nação não somente um pedaço de terra. Assim como a fé não é somente uma palavra. Não é somente uma manifestação simples de crença ou de confiança. E muito mais. Pois Jesus olhou pra um centurião e desfazendo de uma nação inteira afirmou que a fé dele era sublime, era superior, era maravilhosa.
Pronto talvez vocês tenham aprendido um pouco mais sobre fé! Que bom e agora?
A fé em crença é uma confiança total em algo ou alguém... e sim a fé também é “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem...” Correto! Mas que tal vocês perceberem a fé como Jesus percebeu?
Olha o que o centurião diz:
“E
o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do
meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e
digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze
isto, e ele o faz.”
Jesus prega a palavra aos judeus, ensina aos discípulos, clama aos chefes de sinagoga, alerta aos escribas. E quantos destes falaram como este centurião? No final após três anos de ensinamento e andando com Jesus os discípulos ainda tinha dúvida se Ele era o Cristo. Esta passagem somente será guardada com carinho por mim para ministrar algo sobre ela quando o Espírito de Deus me orientar falar sobre esta atitude ainda mais pormenorizado.
Mas entendam que a fé do centurião não é conceitual nem eclesiástica ela é prática! Ele simplesmente creu que Jesus podia!
Creu que Jesus podia!
E você?