Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Sermão - 083

 

Fé (Emunah - faith - foi - fede - vertrauen - Bepa - Shinko - Xinyang)





Já ouvi muitas ministrações sobre fé e muitas começam dizendo que uma palavra tão pequenina tem tanto poder! E é bem simples assim a palavra pequena e tão instigante chamada fé.

Vamos citar apenas dois conceitos um secular:

é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.”;

Outro bíblico:

“...a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem... (Hebreus 11:1)”.

Porém embora estes conceitos sejam importantes e interessantes a melhor coisa a fazer é saber qual a opinião de alguém mais sabido para nos ensinar o que é fé. 

JESUS. Não estou desfazendo dos conceitos acima, apenas desejo saber e entender ainda mais do que tenho conseguido. Portanto é necessário ir além da compreensão do conceito e dos ensinamentos de Paulo para os Hebreus. 

Os conceitos não estão desatualizados ou incorretos... Mas como todo conhecimento sempre podemos aprender mais se observarmos as palavras de Jesus.

 

 

E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Mateus 8:10

Mas vocês podem dizer mas Jesus não cita um conceito apenas denota uma situação e aprecia o montante de uma fé... É isto mesmo. Ai está o interessante: O montante de fé! Visto por Jesus.

Tudo que vem de Jesus é superlativo e se Ele chama atenção há algo a aprender:

a)       E maravilhou-se Jesus... – O primeiro entendimento que precisamos ter é que Deus sabendo de tudo e ciente de tudo não deveria se maravilhar com nada! Pensamos nós, mas a condição, também humana, de Jesus permitiu tal coisa. E aquele que curava, que ministrava, que andaria sobre as águas, simplesmente se deixou maravilhar com a atitude de um homem. E ele nem era Judeu!

 


b)      "Ouvindo isto”: vou aproveitar este complemento e dizer para vocês que existem pessoas que nem param para nos ouvir! E falando e agindo um centurião romano Jesus parou para ouvir... Vou lembrar que à mulher cananeia Ele disse: “ Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos." Mateus 15:26. As vezes queremos nos indignar com esta palavra, mas tudo é um teste. Ao centurião ele dá ouvidos e diz outras coisas. Mas Jesus é assim, ele nos ensina dizendo não e dizendo sim! E Ele ouviu a mulher cananeia! Apenas retrucou dizendo que que não era correto ajudá-la... Mas ajudou!

 


c)       E disse aos que o seguiam – Prestem atenção nesta passagem tão pequenina como a palavra fé. Ele não disse aos estranhos, nem aos romanos desconhecidos, nem aos gregos distantes... Ele disse aos que O seguiam. Por que havia algo a ser ensinado aos próximos de Jesus. Ele mesmo em outra passagem os repreende diversas vezes dizendo homens de pequena fé! Jesus queria destacar uma palavrinha pequenina e tão poderosa: FÉ.

 


d)      Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé... – Quando Jesus começava uma frase com a palavra em verdade Ele deseja chamar atenção e fortalecer a frase como se dizendo prestem atenção isto e muito importante. Olha para estes ensinamentos com cuidado com afinco. Vou dizer algo poderoso para vocês. Jesus usava as palavras com ênfase quando desejava. Por que Ele conhecia a condição humana e buscava clarear o entendimento. E Ele diz nem em Israel. Ora na época Israel nem existia mais. Eles viviam num país invadido por Roma, dominado pelos romanos. E então por que Jesus disse em Israel? Uma nação não somente um pedaço de terra. Assim como a fé não é somente uma palavra. Não é somente uma manifestação simples de crença ou de confiança. E muito mais. Pois Jesus olhou pra um centurião e desfazendo de uma nação inteira afirmou que a fé dele era sublime, era superior, era maravilhosa.

 

Pronto  talvez vocês tenham aprendido um pouco mais sobre fé! Que bom e agora?

A fé em crença é uma confiança total em algo ou alguém... e sim a fé também é “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem...” Correto! Mas que tal vocês perceberem a fé como  Jesus percebeu?

Olha o que o centurião diz: 

 

“E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.”

 


 

Jesus prega a palavra aos judeus, ensina aos discípulos, clama aos chefes de sinagoga, alerta aos escribas. E quantos destes falaram como este centurião? No final após três anos de ensinamento e andando com Jesus os discípulos ainda tinha dúvida se Ele era o Cristo. Esta passagem somente será guardada com carinho por mim para ministrar algo sobre ela quando o Espírito de Deus me orientar falar sobre esta atitude ainda mais pormenorizado.

Mas entendam que a fé do centurião não é conceitual nem eclesiástica ela é prática! Ele simplesmente creu que Jesus podia!

Creu que Jesus podia!

E você?

 


 

 

https://www.significados.com.br/fe/

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/8

domingo, 25 de outubro de 2020

Uma terceira palavra...

 

Percebi que estou, certamente, escrevendo/falando com pessoas de fé as mais diversas possíveis. A verdade é que quando estamos na INTERNET, passamos a ser, como muitos dizem cidadãos do mundo. 



Quero primeiro PEDIR desculpas se a palavra parece ofender o seu credo, a sua filosofia, suas ideias, sem comportamento, suas atitudes. Pedir desculpas sim, por que ao ser público temos o dever de EVITAR ofender as pessoas não importam o que pensem. Como vocês vão notar na escrita, sempre digo que respeito a opinião e as ideias de todas as pessoas. ENTENDAM que o fato de respeitar não significa que as ACEITO. Claro que não. Tenho minha própria opinião e assim como digo que respeito as vossas ideias CLAMO respeitem as minhas! Sou, como sempre fica claro, Cristão Protestante, desinteressado pelo sincretismo religioso e inapto a ministrações ecumênicas! Todavia podem contar comigo para atividades sociais!


Mas o pedido de desculpas é válido, para que haja entendimento da  INEXISTÊNCIA da ideia ódio em minhas palavras. Há, na minha visão e opinião, VERDADE. 

As vezes a verdade machuca. Mas primo pela sinceridade, por isso peço desculpas.

Todavia há uma verdade: um pastor não é levantado por Deus, para falar o que agrada a todos, ao contrário muitas vezes é usado para falar a palavra que dói!

Entendo, agora ainda mais, e percebo que muitas pessoas não protestantes estão lendo! MUITO OBRIGADO por estarem lendo; mas é importante saber que eu preciso falar o que vem ao meu coração e o que o Espírito de Deus coloca adiante de mim. Seria um obreiro ainda mais inútil se assim não o fizesse. Percebam que há muito filosofia nos textos. Sim! Se por algum motivo você não aceita a doutrina cristã protestante. Que é um direito de cada um. Vislumbre os textos pela visão filosófica.

Tenho certeza de que quem convence é o Espírito de Deus não eu! 

 Glória a Deus por isto!

Continuem orando por mim... Abraço de coração!

sábado, 24 de outubro de 2020

Sermão - 082

 Um somente é Deus!


 

Claro que existem pessoas que não concordam com isto! E tal fato não é nem novo, nem desconhecido!

Antes quando minhas palavras se dirigiam a pessoas cristãs somente, eu diria: ora nós sabemos quem é Deus! E o que nos falta é apenas buscar agradá-lo como o Senhor de nossas vidas. 

Entretanto compreendo que existem muitos pensamentos, muitas vozes, e portanto há pessoas que creem de forma diferente.

Cabe a quem crê em Jesus, simplesmente, ler mensagens de Deus e, reafirmando o que acredita, buscar que os outros, não importa qual o pensamento deles, compreendam e vejam Deus em nós. Não é esta a missão dos cristãos? 

Representar Cristo?

Entendo que a questão da fé, que é multifacetada, revela-nos não somente o que cremos, mas a possibilidade de mostrarmos nossa fé a outras pessoas. Por palavras? Não! 

Por atitudes!

 


Por palavras e gestos poderosos fala Deus! Veja! Ou Leia!

Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir.
Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.

Isaías 44:6-8

Então se podemos representar o Reino dos céus, devemos observar os estatutos e mandamentos de Deus...Sim. Entretanto mais do que isto! Temos que ouvir o que Deus fala!

i)                    A primeira coisa é simplesmente parar para ouvir seu Deus com cuidado! Assim diz o Senhor... Pronto! Pare e ouça com cuidado, não se disperse na igreja, não fique de mexerico enquanto Deus fala. Não fique ouvindo conversas paralelas enquanto Deus fala! Ele é o Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos! Fique atento as palavras do seu Criador!

 


 

ii)                   quem deseja complicar! Desnecessário... Deus quando fala é simples e direto, embora as vezes fale em parábolas e com mistério, mas muitas vezes é simplesmente direto e diz: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus! Alfa e Ômega! Princípio e o Fim. Claro que para algumas pessoas isto são somente palavras de um livro. Mas quem olha para o universo e entende um pouco de Deus, muito pouco, sabe: O poder, a graça, a honra e a glória... E a quem pertence!


 

iii)                 E Deus não somente se apresenta neste texto bíblico, Ele diz quem manda! Quem fala! E quem direciona as coisas do universo. Quando Davi agradeceu a Deus, ele entendeu que Deus colocou sobre sua família humana, a possibilidade da eternidade por que da sua geração viria o Redentor! Ele que deveria estar triste por que Deus disse a ele:  Não farás para mim uma igreja. Não fica. Ele ignora a notícia que parecia ruim e foca na maravilha de poder servir a Deus! Deus concede esta possibilidade de poder servir ao reino d´Ele a muitos. Mas quantos estão ouvindo e prestando atenção? Deus diz que ordenou um povo, escolheu e lhes possibilitou saber de coisas do futuro, saber das coisas. Como afirmou a Abraão farei algo sem anunciar ao meu amigo?

iv)                 E não somente com Abraão, falou com Moisés, com Josué com Davi, com Neemias, com diversas pessoas e pretende continuar falando. Sabe qual o problema? Não querem mais ouvir Deus! E sofrendo as consequências do afastamento do Eterno falam palavras tolas e desperdiçadas. E afirmam, como disse acima, que são somente palavras de um livro. Ocorre que Abraão não tinha um livro, nem Moisés, nem Noé, nem Enoque. Eles apenas tinham Deus em seus corações. Quero dizer que a palavra se anula? NUNCA! Porém afirmo que o seu coração alinhado com a palavra de Deus te fará forte em conhecimento de Deus e seus ouvidos ouviram até mesmo aquilo que não entendes. Acha pouco Deus diz: serão minhas testemunhas...! Yaveh grandioso!

 


v)                   Por fim nós nos atemos apenas esta parte do texto. Temos um Deus afirmando-se como Deus. Respeito o conhecimento dos outros. Entendo que existem muitas religiões... mas observem que Deus se diz o grande EU SOU. Buda falou bem e bonito mas não disse que era Deus. Ele, de certa forma, procurava Deus. Não sei se ele encontrou. Não sou Deus para julgá-lo. As religiões Hindus falam de deuses que são animais ou figurações de animais. Ora ou são deuses ou são animais não há lógica em ser as duas coisas, principalmente se sabemos que o ser mais poderoso na terra é o homem, semelhança de Deus então mostrar deuses com cara de bicho não credencia ser... Há aqueles que creem nos minerais, outros em rochas, outros creem no dinheiro, há aqueles que se julgam conhecedores de tudo... Não são como Deus, pois o mesmo diz: “Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.". Quando Deus fala de Rocha, simbolicamente falando, não significa que pau, pedra, gesso, plástico ou metal pode representá-lo somente por que tem forma de algo humano ou animal. Ele alerta sobre isto. E chama tal ato de idolatria e prostituição!

 


 

Um somente é Deus! Claro que existem pessoas que não concordam com isto! E tal fato não é nem novo, nem desconhecido!

Como afirmei respeito as opiniões! Assim como exijo que respeitem a minha opinião! E a minha fé. Não acreditar é um direito de cada um! E problema também! Crer diferente também é uma possibilidade que cabe a cada ser vivente na terra! Assumir as consequências deste fato também o é!

Desrespeitar ou afrontar a fé dos outros! Parte para outro caminho e não deve ocorrer. Como o próprio Deus diz: A vingança pertence ao Senhor! Entendam que quanto assim escrevo defendo uma visão, uma postura, uma fé. Assim vejo nas palavras de Deus a sua afirmação do princípio e fim de todas as coisas.

A fé de cada um se afirma não somente nas palavras lidas e entendidas mas no sentimento do coração. Por isto o cristão quando lê pede ao Espírito de Deus que o oriente a compreender palavras que muitas vezes são difíceis. As vezes diretas e simples mas as vezes revelações complicadas para o entendimento humano quando, por exemplo, se fala em Apocalipse em ruas de ouro transparente.

Está em dúvida? Clame a Deus! Por certeza! Para que as dúvidas sumam...

Eu creio em um Deus único!