Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Sermão - 038

Idolatria!

 
Isaías 44: 9 – 20 – Sabedoria 13:10-19
A inteligência do homem sempre é posta a prova por Deus. Ora não temos nós o conhecimento para fazer grandes obras? Sim. 
O homem faz equipamentos, edificações, moradias, barragens, veículos, produz alimentos de forma grandiosa e poderia certamente cessar a fome sobre a terra! Se o outro lado não interferisse negativamente. Quando o homem, apesar de fazer grandes coisas, perde o senso e pratica atos detestáveis diante de Deus ele anula tudo que fez antes.
 
 
O mesmo homem que faz maravilhas segundo o entendimento dado a ele por Deus! É o que faz misérias segundo a loucura lhe dada pelo inimigo. O mesmo Adão que governava sobre o mundo também comentou  a loucura de abandonar os preceitos de Deus. Parece que é eternamente assim. Coxeando entre dois senhores.
 
Leitura dos Textos.

Isaías 44:9-20
9. Os fabricantes de ídolos nada são e suas preciosas obras nada valem; para confusão deles, suas testemunhas não sabem ver nem compreender.
10. Aquele que quer modelar um deus, funde uma estátua que não servirá para nada.
11. Seus fiéis ficarão decepcionados e seus operários são apenas homens. Que todos se congreguem e compareçam. Ficarão assustados e decepcionados.
12. O ferreiro manipula o formão e trabalha no forno; talha o ídolo com golpes de martelo; modela-o com mão vigorosa; mas tem fome, sente-se esgotado, tem sede, está extenuado.
13. O escultor em madeira estica o cordel, traça o esquema a lápis, desbasta a imagem com o cinzel, mede-a com o compasso; dá-lhe forma humana, fá-la um belo tipo de homem, para colocá-la numa casa.
14. Vai cortar madeira, apanha um roble ou um carvalho que tinham deixado crescer entre as árvores da floresta que o Senhor havia plantado, e que a chuva havia feito crescer.
15. Depois faz com a madeira um fogo, e leva-o para se aquecer; queima-a também para cozer o pão; enfim serve-se dela para fabricar um ídolo diante do qual se prosterna.
16. Queima a metade de sua madeira, sobre a brasa assa a carne, come esse assado até fartar-se. Então aquece-se e diz: Como é bom sentir o calor e admirar a chama!
17. Com a sobra faz um deus, um ídolo diante do qual se prostra para adorá-lo e orar dizendo: Salva-me, tu és meu deus.
18. Falta bom senso e juízo a essa gente; têm os olhos tão fechados que não vêem, seus corações não podem compreender.
19. Ninguém reflete nem tem bom senso e inteligência para se dizer: Queimei metade, cozi pão sobre a brasa, aí assei a carne que comi e iria eu fazer do resto um ídolo miserável? Prostrar-me-ia diante de um pedaço de madeira?
20. Este homem se nutre de cinzas, seu coração desabusado o desencaminha, ele não consegue salvar-se nem dizer: Não será um logro o que tenho nas mãos?
 



Sabedoria 13:10 - 19
10. Mas são desgraçados e esperam em mortos, aqueles que chamaram de deuses a obras de mãos humanas: o ouro, a prata, artisticamente trabalhados, figuras de animais, alguma pedra inútil, a que, outrora, certa mão deu forma.
11. Assim, um lenhador cortou e serrou uma árvore fácil de manejar. Habilmente ele lhe tirou toda a casca, e com a habilidade do seu ofício, fez dela um móvel útil para seu uso.
12. Com as sobras de seu trabalho, cozinhou comida, com que se saciou.
13. O que ainda lhe restava, não era bom para nada, não passando de madeira torcida e toda cheia de nós; contudo, ele a tomou e consagrou suas horas de lazer a talhá-la; ele a trabalhou com toda a arte que adquirira, e lhe deu a semelhança de um homem,
14. ou o aspecto de algum vil animal. Pôs-lhe vermelhão, uma demão de uma tinta encarnada, e encobriu-lhe cuidadosamente todo defeito.
15. Em seguida, preparou-lhe um nicho digno dele. e o fixou à parede, segurando-o com um prego:
16. foi por medo que caísse, que tomou este cuidado, porque sabe muito bem que ele não pode ajudar-se a si mesmo, pois não passa de uma estátua que tem necessidade de um apoio.
17. Mas quando lhe implora por seus bens, seus casamentos, seus filhos, não se envergonha de falar ao que é inanimado, e pede saúde ao que é desprezível.
18. Reclama a vida ao que é morto, e procura socorro no que é débil; e para uma viagem, invoca o que não pode andar;
19. para um lucro, um trabalho, o bom êxito de uma obra de suas mãos, pede a força ao que nem é capaz de mover as mãos.
 


Assim é o mesmo homem que tem entendimento também desfruta da tolice. 
 
Podemos nós permanecer em Deus? Sim, mas queremos nos sempre estar em Deus? Eis o desafio.
 
A habilidade de um homem para construir coisas é indubitável. Olhem ao seu redor! Tudo que enxergas foi feito com as mãos dos homens... Claro que Deus permitiu. Para o bem ou para o mal! Deus permitiu. Por que Deus sempre coloca o homem à prova.

O mesmo homem que lembra cuidadosamente de Deus. Faz deuses para si de diversas formas entre as quais através de imagens de escultura. Mas não é esta a única forma. De forma física.
Assim diz a palavra de Deus: Os ídolos feitos por mãos humanas não veem nem entendem nada a seu redor. Por que então muitas pessoas ainda se inclinam diante destas peças inanimadas?
 
 
Como pode a criatura de Deus realizar com sua mãos algo e achar que tal coisa tem poder sobre sua vida? Ou sobre outras vidas? Ou ainda achar que há outros homens com tal capacidade... Os homens não são deuses na terra, apenas homens limitados a suas vidas que não alcançam mais de um ciclo. Quem deseja viver eternamente depende de Deus e de sua misericórdia.
Você deseja? Clame a Deus pelo seu amor e confirme Jesus como seu Senhor e Salvador.

Nosso maior desejo ao trazer de volta este tema – Idolatria - é principalmente para que possamos, passados este período em que as pessoas se enfiam ainda mais neste ato estúpido de adorar a imagens e a deuses criados por mãos humanas, chamar atenção das pessoas para a loucura de seus atos. Pois não há lógica nisto. Os textos dizem, claramente, qual o pensamento de Deus sobre tal coisa.

Se eu chamar seu pai, sua mãe, irmão, irmã ou filho de loucos, estúpidos, malucos, sem juízo, desnorteados, sem senso, etc. Acredito que vocês se zangariam comigo. Seria uma desfeita de minha parte não é verdade?

Pois é.... Quero ver vocês brigarem com Deus pois ele chama as pessoas que adoram a estes monumentos feitos por mão humana de CEGOS e SEM ENTENDIMENTO (verso 10 de Sabedoria 13 na Bíblia católica e verso 20 de Isaías 44). Briguem com Deus... Não comigo. Ainda diz que estas pessoas são desgraçadas. 
 
Tá na Bíblia Católica. Livro de Sabedoria 13:10

Nós temos muitos problemas com Deus, face nossa insubordinação e estupidez mas o pior de nossos problemas de relacionamento com Deus é exatamente quando, fora da lógica, partimos a adorar coisas inanimadas. Ou ainda pior coisas que nós as fizemos. Como ao dinheiro!
 
 

Se olharmos bem quando colocamos qualquer outra coisa ou pessoa no lugar de Deus afrontamos a Ele que terá todo o direito de renegar como filhos ou ainda afastar-se de nós. Embora Ele continue nos amando. Continua nos esperando.

12.  O ferreiro manipula o formão e trabalha no forno; talha o ídolo com golpes de martelo; modela-o com mão vigorosa; mas tem fome, sente-se esgotado, tem sede, está extenuado. Is 44:12

Ou seja você prepara um ídolo, uma ferramenta, uma arma, um veículo, ou outra objeto qualquer e passa a gostar mais deste objeto do que de Deus? Idolatria!
 
Ora não é disso que falamos o tempo todo aqui? Eis o sentimento humano mais detestado por Deus.
Neste texto bíblico além da loucura da idolatria mostra que o homem que faz estas coisas, importantes sim, mas não mais que Deus, se encontra logo depois cansado, com sede... E o absurdo que o texto em 19 nos mostra...

19.  Ninguém reflete nem tem bom senso e inteligência para se dizer: Queimei metade, cozi pão sobre a brasa, aí assei a carne que comi e iria eu fazer do resto um ídolo miserável? Prostrar-me-ia diante de um pedaço de madeira? Is 44:19

Pois não é assim? As pessoas que fazem os objetos acima, os coloca não somente acima de Deus, com o também acima de si mesmo? Pois se eles mesmos as fizeram como adorá-los? Entretanto quando você prioriza em sua vida estas coisas estão exatamente fazendo tal coisa.

Veja que aquele que, utilizando qualquer material, elabora a figura em forma humana, ou pinta um quadro, considera este maior que a si mesmo. Que lógica há nisto? Nenhuma!

20.  Este homem se nutre de cinzas, seu coração desabusado o desencaminha, ele não consegue salvar-se nem dizer: Não será um logro o que tenho nas mãos? Is 44:20

A inteligência do homem sempre é posta a prova por Deus. Ora não temos nos o conhecimento para fazer grandes obras? Sim.

Mas nossa adoração sempre deve pertencer a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!