Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Sermão - 080

 

Quem te autorizou falar por Deus?

 


A primeira pessoa a quem devemos perguntar é obviamente para nós mesmos! Quem nos autorizou a falar por Deus? 

Mas o que é isto? 

Então nos pastores/evangelistas não podemos pregar o evangelho? Claro que sim! A segunda pessoa a ser perguntada é a quem tem pregado a palavra! Não devemos ouvir os pastores pregarem? Claro que sim! E na realidade a pergunta é para uma outra dimensão! Ou seja, para outro contexto.Qual contexto? Veremos abaixo. Fique atentos! Ou leiam com atenção!


Muitas vezes pessoas desautorizadas, inclusive pastores e muitos falsos profetas, estão falando por Deus aquilo que Deus não autorizou. Achei este texto abaixo interessante mas lembrei ainda que os "profetas" no tempo de Jeremias com o intuito de agradar ao rei e a homens falavam e profetizam segundo suas próprias vontades, como dito, para ficar bem com os líderes. Eles eram falsos profetas!

Não tenho nada contra o ficar bem com os líderes, mas NÃO é correto mentir ou deturpar a palavra de Deus para ficar bem com NINGUÉM. Creio e entendo que concordarão comigo que se há alguém a ser agradado este é o nosso Deus! E SOMENTE DEUS deve ser agradado.

Porventura por Deus falareis perversidade e por ele falareis mentiras?
Fareis acepção da sua pessoa? Contendereis por Deus?
Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse? Ou zombareis dele, como se zomba de algum homem?
Certamente vos repreenderá, se em oculto fizerdes acepção de pessoas.
Porventura não vos espantará a sua alteza, e não cairá sobre vós o seu terror?
As vossas memórias são como provérbios de cinza; as vossas defesas como defesas de lodo.

Jó 13:7-12

 


E não somente falam coisas terríveis desejando a agradar a homens, mas há aqueles que acreditando agradar a Deus falam cada asneira! O que é terrível! Vejam que no verso 8, Jó ensinando aos seus amigos pergunta-os: Contendereis por Deus? O que será que ele quer dizer? Simples! Deus não necessita que o defendamos! Defendemos o evangelho com amor, pregamos a palavra com amor, mas Deus não precisa de nós para guerrear por Ele!

Há uma loucura que me assusta! Crentes desejando brigar, a palavra é esta mesmo, brigar desejando defender o evangelho com violência. Desnecessário. Há de se lembrar que a palavra nos diz claramente que o convencimento vem do Espírito de Deus! Cabe-nos pregar o evangelho e anuncia as boas novas. Em paz, em mansidão e com verdade em nossos lábios. Se agirmos com violência passamos a compor o mesmo exército os quais os árabes, os violentos (existem muitos Árabes que não são violentos e nem aprovam esta loucura), creem que devem pertencer. Ou ainda voltarmos para o pensamento de separatismo entre protestantes e católicos, como ocorreu na Irlanda, com violência. 


 Quem te autorizou a brigar por Deus?

Se não cabe a violência muito menos a MENTIRA. Deus nos livre!

a)       Quando Jesus anunciava as boas novas dos seus lábios saiam as verdades que todos precisavam ouvir. Havia força nas palavras? Sim. Violência? Não. As palavras de Cristo eram vida em movimento. Eram e são salvação, eram e são cura e transformação. Jesus não pregou perversidades... nem tampouco mentiras. Então por que as pessoas dos tempos atuais se acham no direito de fazê-lo?

b)      E não somente as vezes desejam pregar violência, perversidade e mentira como também fazem acepção de pessoas e contendam com outras pessoas em “nome” de Deus! Estas pessoas que acham que os diferentes: por raça e cor; por escolha ideológica; por definição sexual; por camada social; por poder financeiro, etc.… não merecem respeito estão terrivelmente equivocadas. Não temos o poder de julgar ninguém nem nos foi dado por Deus autoridade para MALTRATAR pessoas. Ele nos deu poder para orar, clamar, amar, desejar que as pessoas mudem pelo poder da pregação do evangelho! Quem convence do pecado, da justiça e do juízo? Somos nós? Ou o Espírito de Deus? 

 


 

c)       E além de equivocados julgando serem alguma coisa ainda se colocam como deuses na terra mandando como se o poder estivesse em si. Esta zombaria de Deus vai ter preço para os que agem desta forma. E Jó avisou seus amigos por que eles o julgavam como se soubessem e pudessem ser juízes da causa. Vimos a história s sabemos que um a disputa no reino espiritual ocorria e Deus defendeu Jó. Primeiro dizendo o que ele reto e integro e depois o restituindo em tudo que ele havia perdido. Não foram os amigos de Jó que o sustentaram com palavras de amor. Ao contrário julgavam-no com perversidade, com acepção e com muita maldade. Digo vos: Deus esquadrinhará o coração destes loucos que se acham deuses na terra. 

 


 

d)      Não somente esquadrinhará o coração daqueles que as escondidas intentam o mal contra outras pessoas (por que divergem deles); Também Deus os repreenderá com firmeza própria d Ele! Na realidade isto já tem ocorrido. Muitos pastores estão perdendo a confiança das pessoas, por que se juntaram a turba de outros líderes que não tinham alinhamento com Deus e sofreram a repreensão de Deus. Não é uma palavra minha! É a palavra de Deus escrita que alcançará estas pessoas. E como vocês tem me visto falar ninguém esta livre desta repreensão... Obviamente nem eu, se for o caso. Como está no verso 11 o terror de Deus chegará a eles.Para mim peço misericórdia todos os dias para que não venha a ser orgulhoso. 

 


e)      Por fim: Aqueles que intentam falar por Deus, sem a autorização d´Ele incorre em um erro terrível que resultará na resposta de Deus forte e rápida muitas vezes. Claro que devemos separar: i) a necessidade de defender o evangelho alinhado com a palavra, ii) das práticas de tolices e iii) sandices que muitos crentes têm usado nestes dias para defender causas. Causas estas, as quais Deus não os solicitou fazer. Nem ainda na forma com a qual estão utilizando, sem piedade, sem amor... São cinza e lodo!

Quem te autorizou a falar por Deus?

Se desejas defender o evangelho, faça-o como Jesus fez: Com a mulher samaritana, com a mulher adultera, com Zaquel, com o centurião, com os diversos personagens que são citados na Bíblia. Com amor, compreensão e misericórdia.

Se há dúvida que sua palavra está alinhada com Deus pergunte a Ele antes de as proferir!

Se não tem certeza que a sua decisão esta alinhada com a palavra de Deus, pergunte e Ele.

Se acha que a causa que defende não está alinhada com Deus, reveja os seus conceitos! 

 

 

 Há uma palavra interessante sobre o defender os ricos.

O que oprime ao pobre para se engrandecer a si mesmo, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá.

Provérbios 22:16

Dar ao rico, é também apoiar a causa dos ricos em detrimentos dos pobres e menos abastados. E a resposta da palavra é: “...certamente empobrecerá...”

Se queres falar por Deus lembre de quem Jesus defendia! Os pobres, os órfãos, as viúvas, os doentes, os necessitados... Ele disse vim para os doentes e não para os sãos! Os sãos não precisam de médico!

 Selá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!