Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2020

Sermão - 060


Quem é seu dono?
 
 
 
O título parece forte. Todavia sabemos que as pessoas se entregam a muitas coisas e pessoas. Quando percebem já estão sendo dominados pelas coisas ou pessoas. Não se engane sempre há alguém ou algo  que pode te monopolizar. 
É também disto que falamos aqui. Compreendam que pertencer a certas coisas ou pessoas não é exatamente ruim. O perigo é quando tal coisa ou situação ultrapassa um limite. Isto sim deve ser motivo de cuidado. 
 
Por exemplo se alguém pertence ao coração da mãe? Que mal há nisto? Nenhum. Se alguém gosta de ajudar a outras pessoas e se doa extraordinariamente a isto? Nada errado. 

A muitos anos atrás assisti a um vídeo muito interessante. No vídeo mostrava uma ilha (Ilha das flores é nome do vídeo). Mais recentemente soube que há exageros no vídeo. Pessoas que participaram disseram que não era exatamente como é dito no vídeo. Todavia o exemplo continua sendo válido. Naquele lugar havia uma disputa estranha. Era aquele local um grande lixão e havia uma disputa entre cães, porcos e homens e mulheres pelo que era jogado naquele lugar (restos de uma feira de verduras).

E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

João 17:10

Esta passagem Jesus diz a Deus (Pai) que os que são Dele são também do Pai. Se claro seguirmos alguns passos. Nesta passagem Cristo esta orando por nós o tempo todo clamando a Deus por muitas coisas entre as quais que nos livre do mal.
Mas este texto me chama atenção por que Ele nos toma para ele e então poderia findar este sermão aqui mesmo. Pois se nós somos de Jesus que mal nos aflige? Vejam que quando mencionei o vídeo foi dito que aquelas pessoas não tinha um dono, somente os porcos tinham seus donos. E os porcos eram importante para aqueles homens tanto quanto  as pessoas que viviam naquele lugar se humilhando e amilhando um pouco de comida para si. 
 
 
 
A verdade daquele vídeo é eles não tinham um dono! E você? Quem é seu dono?
Você pode pertencer a muitas coisas ou pessoas. Vamos ver algumas:
 
a)       A si próprio – egocentrismo e idolatria ao eu – há aqueles que acreditam que são donos de si e, portanto, não devem satisfação a ninguém e vivem para si e olhando para o seu próprio umbigo, e assim que falamos. No mundo destas pessoas tudo é para eles, por eles e deles. Eles morrem... Como todos.
 
 
 
b)      A outros – idolatria – Há outros que vivem pelos outros. Olha como ele é importante, como é bonito, como é inteligente, como é isto ou aquilo. Esquece o que é e engrandece somente os outros. E não somente engrandece eles realmente idolatram outras pessoas se a pessoa morrer, se não cuidar vão juntos. Choram como se fosse um parente. Loucura! Não se enganem muitos evangélicos idolatram seus pastores. Mas o erro maior não é somente eles idolatrarem, mas os pastores deixarem ser idolatrados. Deus me livre!
 
 
 
c)       A nações – não que este já errado pertencer uma nação. Pertencemos! Os Judeus também. Mas existe uma nação a qual devemos honrar muito mais fortemente que a da terra... a nação dos céus. Lembre-se disto
 
d)      Ao dinheiro – não se pode servir a dois deuses disse Jesus: ou a Deus ou a mamon... eis uma experiência terrível. No vídeo aqueles homens que apreciavam mais os porcos do que as pessoas no fundo seguem a mamon. Porque?  Pelo dinheiro que os porcos os dão. Cuidado. Não deixe ser comprado pelo dinheiro. Não e este tipo de pertencer que você merece. 
 
 
 
e)      Ao trabalho – idolatria ao trabalho é uma variação do seguir ao dinheiro. Mas não e somente pelo dinheiro que as pessoas idolatram seus trabalhos. Muitas vezes e pelo poder pela posição social para ser reconhecido. Para ser importante e por fim ser idolatrado por outros. Caminho de morte!
 
 
 
f)        A religião – não a Deus – quero frisar: "não a Deus" por que a pessoa começa a colocar os ritos e eventos em lugar de Deus. Acha tão importante realizar tais e tais eventos do que dar atenção a família ou as pessoas da igreja. Há até aqueles que deixam Deus de lado e preferem a religião... Cautela!
 
g)       A família – idolatria as pessoas da família. Cristo diz quem não deixa a mãe e pai por mim não e digno de mim... Não significa que deverá deixar seus pais passarem fome. Mas Deus acima de tudo e de todos. Não é fácil. 
 
h)      A ninguém – largado de tudo não dá valor a nada, nem a si nem ninguém, um excesso de humildade que tudo é mais valoroso ao seu redor menos o que ela é com pessoa e mesmo sendo rico não percebe. Por que nada tem valor... nihilismo.
 
i)        A Deus - seria esta a sua escolha? Pertencer a Deus? Disse Jesus vem a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Ainda falou pedi e dar-se vos a.  E... Estarei convosco todos os dias. E neste texto anterior orou ao Pai por nós e disse livre os do mal... Eu prefiro pertencer a Deus. Estar com Cristo é estar com o Pai por que ele afirma tudo que é meu é Teu!
 

 

Esta história do vídeo nos informa de forma diferente que quem tem dono é bem cuidado. Todavia quem está largado no mundo nem tanto... Come do resto do resto...
 
O que você prefere? Pertencer ao dono de tudo ou pertencer a si, a outros, a nações humanas, ao trabalho, a família, a religião, ao dinheiro, a ninguém? 
 
Quanto a mim, disse Josué! Eu e minha família serviremos ao Senhor. Podemos parafrasear e dizer pertencemos ao Senhor.

2 comentários:

  1. Excelente texto! Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e paz. Muitos acham que pertencer a Deus é perder a liberdade! Ledo engano. Estar longe de Deus é uma escolha que levará a consequências. No livro de Zacarias diz: nem força nem violência, mas pelo Espírito. Escolhas nos levam a estar ou com Deus ou...

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!