Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Sermão - 120

Bondade!


 

Que excelente título para o qual resolvi tecer algumas palavras e crendo que tal coisa nos fará crescer espiritualmente.

Falar de bondade é como se falássemos do próprio Deus! Eis uma virtude que Ele deseja, poderosamente, colocar em nossos corações. Ora seria extremamente importante se tivéssemos cheios desta virtude ao ponto de muitas pessoas olharem para nós e dizerem há Deus nesta pessoa!

Ótimo, mas somos assim?


 

A pergunta é importante, como tenho dito: As perguntas são importantes, mas as respostas melhores ainda e deveriam ser práticas. Se dizemos que somos cristãos a resposta deveria ser: Estamos cheios de Deus, portanto de bondade! Infelizmente não é assim sempre... Infelizmente!

Há muitos que enganam, ou melhor acham que enganam. Vivem numa ilusão louca achando que as pessoas ao redor não estão percebendo o ardil, a falsidade, a mentira e mal que lhe cerca!

 


 

Existem os que enganam a muitos! É verdade. Todavia ninguém engana a Deus! E Ele afirma:

 “Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.”

Mateus 18:6

Este é um risco que não desejaria para ninguém. Enfrentar Deus e sua ira é muito perigoso! E o texto é claro com relação as consequências!

Compreendam que não é somente a ausência de bondade que poderá levar um ser humano a cair nas mãos do TodoPoderoso com risco, mas o fato de fingir uma coisa que não é, principalmente a respeito de bondade!

 Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

Eclesiastes 2:26

Entretanto quando somos bons, mesmo que nós mesmo não o consideramos ou achamos pouco, e quase sempre é, temos uma promessa de Deus a nosso respeito que nos ajuda a caminhar sobre a terra.

a)       Porque ao homem que é bom diante dele – Muito importante ver o começo do texto e não se engane... Poderíamos começar falando das bênçãos e partir logo para ver o que vem de bom de Deus! Sim poderíamos. Todavia nosso intento aqui é abrir os olhos então temos que observar tudo. Não são todos que receberão de Deus o que é prometido no texto. Clara a palavra diz é que é bom diante de Deus. Não adianta fazer obras, doações, reuniões, canções, ações, ou seja, lá o que for: para os homens! Está cavando poço roto! Tem que ser bom DIANTE do Senhor! Tem que realizar as obras para Deus e em Deus!

 


 

b)      Dá Deus sabedoria – Aí sim, uma vez que esteja alinhado com os projetos de Deus, pode esperar vem dos céus uma das virtudes que tenho clamado para mim e outras pessoas: SABEDORIA, e de novo recomendo que leiam Provérbios 8, todo o capítulo. Compreendam que se vem de Deus não é somente inteligência, astúcia, conhecimento, memórias... É sabedoria. Para agir e ser ainda mais bom diante de Deus! E consequentemente reconhecido entre os homens, por honra.

 


 

c)       E conhecimento – Além de sabedoria conhecimento? Oh glória. Também! Os cientistas espertos e cristãos, não ficam ansiosos com anos e anos de busca por um conhecimento! Escarafunchando o universo inteiro por uma resposta! Clama a Deus e em obediência a Deus usando de bondade para com muitos as respostas que ele busca cairão diante dele, como já ocorreu milhões de vezes: Observem que as maiores descobertas foram por “acaso”. Claro que não foram por acaso: FOI DEUS! 

 


 

d)      E alegria – também? Sim... Os bons recebem de Deus abundância de alegria. E qual a maior alegria das pessoas BOAS a quem Deus concedeu serem boas? Praticar a bondade e ver os seus atos fazendo efeito na vida de muitas pessoas. A prática do bem toca outras almas e leva alento ao corpo e a alma de muitos! É um ciclo poderoso onde começa com o ser bom, praticar o ser bom e ser melhor ainda.... Porque o Senhor lhe favorece!

 


 

e)      Mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito – Ao homem MAL, ao pecador Deus tem para ele uma condenação: trabalhar, trabalhar e trabalhar e nem sempre se aproveita do que produziu! Parece isto reconhecível? Será que temos exemplos disto nomeio de nós? Em muitos esta é a verdade, gente que trabalha feito "burros", ou seriam burros mesmos, ignorando o poder e a graça de Deus e tudo que fazem é como fumaça! E por fim tudo que faz, ou boa parte é entregue a quem Deus determina.

Por fim o texto fala que é vaidade e aflição de espírito... Estas atitudes e consequências perturbam a mente e coração e não tem produção boa nem para si nem para outros.

Creio que é mais importante e proveitoso atentarmos para o que há de melhor de Deus para cada um de nós: Sabedoria, Conhecimento e Alegria.

Falar de bondade é como se falássemos do próprio Deus! Eis uma virtude que Ele deseja, poderosamente, colocar em nossos corações. Ora seria extremamente importante se tivéssemos cheios desta virtude ao ponto de muitas pessoas olharem para nós e dizerem há Deus nesta pessoa!

Ótimo, mas somos assim?

Agora podemos responder: Nos falta muito. Nem por isto estaremos desistentes quanto ao que podemos fazer em bondade, ou em ser bom no mundo. Digo aqui mesmo. Não podemos esperar virar anjos para sermos bons. Não podemos acreditar que teremos que ser ricos (financeiramente falando) para agirmos com bondade. Não são somente recursos, o status, ou seja, lá qual for a desculpa que nós usamos que nos impede de sermos bons!

Como tudo na vida ser bom e uma decisão!

DECIDA SER BOM!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!