Pesquisar este blog

domingo, 23 de agosto de 2020

Sermão - 075

 

A Alegria de Jesus

 

Se perguntar a qualquer um de nós se desejamos alegrar o coração de Deus, de Jesus, a resposta seria rápida e certeira: Sim..., 

Todavia sabemos que nem sempre o fazemos... 

Quando lemos os evangelhos e o Novo Testamento, onde estão os escritos que versam sobre a vida de Jesus, vemos Ele fazendo muitas coisas, poucas vezes sorrindo! Nosso coração pergunta porque não vimos ou ouvimos ou lemos sobre Jesus sorriu? Visto que tem o texto Jesus chorou!

A verdade é que não existem muitos textos com esta afirmação! Citam os teólogos duas passagens, falaremos sobre uma delas nesta mensagem.

 (Duas versões!)

“Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.”

“Naquela hora exultou Jesus no Espírito Santo, e exclamou: Graças te dou a ti, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos! assim é, Pai, porque assim foi do teu agrado.”

Lucas 10:21

 

A palavra exultar significa: “experimentar e exprimir grande alegria, grande júbilo.”

Sempre observei que víamos Jesus curando, orando, chorando, repreendendo... Todavia nem sempre havia n´Ele alegria. E mexe com o coração da gente não ver o mestre sorrindo, com alegria... Isto porque tudo que acontece com Jesus tem a ver conosco. Principalmente as tristezas e sofrimento. Por que Ele passou por tudo na terra, inclusive alegrias por nossa causa.

Se tudo que Jesus fez o realizou por nossa causa, então somos responsáveis pela sua tristeza ou alegria. E esta é a verdade.

Notamos que a conversa que Jesus estava tendo com o seus discípulos inicia-se com o retorno dos setenta numa alegria, exultação incrível afirmando (grifo nosso):

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

Lucas 10:17

Os discípulos que andavam com Jesus viam os milagres e feitos de Jesus e achavam que pertenciam a Ele fazer tais coisas, de repente eles perceberam que o poder havia sido passado para eles e assim como nós eles começam a se alegrar com o poder e por um momento esquecem o principal: A salvação!

A de se cuidar de nunca perder esta informação: a Alegria de Jesus não está no poder. O poder faz parte d´Ele, mas não é o mais importante. Vejamos:

i)                    A coisa mais maravilhosa é ver no verso 21 parte a que Jesus  se alegrou! Como o que desejamos é ver o mestre alegre então poderíamos para por aqui e ficar pedindo para repetir a cena o tempo todo e somente olhando a face do mestre com esta alegria que certamente também alegrará nosso coração... Então alegrem-se! Jesus exultou no Espírito Santo... E então havia alegria no Filho e no Espírito!

 

ii)                   E sentindo esta alegria em grande júbilo Jesus diz: “Graças te dou o Pai...” Pois havendo alegria no filho também haveria no Pai, por que Ele diz Eu e o Pai somos UM! Então vemos a alegria do filho agradecendo ao Pai por que sua alegria adviria do favor do Pai. Se o Primogênito agradece ao Pai por Sua alegria como deveríamos nos agir diante de tudo que Deus tem feito por nós?

 

iii)                 Além de agradecer Jesus engrandece ao Pai: “Senhor dos céus e da terra”. A parte humana de Deus – “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” não tinha nenhuma dúvida de a quem adorar e engrandecer... Esta é também a alegria de Jesus... Nos ver fazendo a mesma coisa. Não cessem de relevar o poder de Deus em sua vida;

 

iv)                 E chega a revelação do motivo da alegria de Jesus. O Pai revelou coisas extraordinárias escolhendo em primazia os mais símplices que existiam e estavam com Jesus! Os mais inteirados da lei, os judeus mais preparados, os sacerdotes da época, os escribas e os sábios ficaram para outra hora... Eis a alegria de Jesus saber que aqueles que não poderiam compreender tais coisas de repente são movidas por elas e estão curando, expulsando demônios, fazendo maravilhas em NOME de Jesus! E Jesus e o Pai são UM.

 

 

v)                   Ainda outra palavra nos vem... foi a vontade do Pai ser feito desta forma... Uma versão diz que as criancinhas teriam compreendido o mover de Deus. Entendemos que os símplices são como as crianças e o amado Jesus diz que devemos ser como crianças para entrar no reino dos céus! E também diz que delas é o Reino dos céus... Tudo isto deve nos levar a compreensão de que conhecimento, sabedoria são importantes mais alegrar o coração de Jesus ainda mais.  

 


As vezes focamos nossa visão e energia no que o poder de Deus pode fazer! Certeza tenho que pode muito. “Tudo posso naquele que me fortalece Cristo Jesus”. Pode como fez com Paulo nos manter vivos e fortes mesmo depois de passar por tantas coisas. Mas a alegria de Jesus não estava neste cerne mas ele explica aos discípulos que isto é importante mais havia algo ainda  mais importante:

Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus".

Lucas 10:20

A alegria maior não foi ver os discípulos realizando obras extraordinárias em Seu nome! Mas em faze-los entender que o nome deles estava escrito no livro da vida!

Queres alegrar o coração de Deus? Faça de tudo para manter o seu nome no livro da vida!

Queres alegrar o coração de Jesus? Faça tudo que Ele fez, ande no caminho d´Ele!

Queres alegrar o Espírito Santo? Faça tudo que for necessário para não o entristecer.

O nosso Mestre viu alegria em muitas coisas. Creio! É verdade que havia os fariseus e escribas que se afastavam do reino como apresentado por Jesus. Entretanto em várias passagens diz que MUITOS creram no evangelho!

E quando lemos o livro Atos dos Apóstolos ainda mais percebemos que o poder do evangelho, ou seja, a salvação, fora apresentado e bem recebido em vários lugares de Israel e Ásia... este evangelho caminhando sobre a terra e no tempo nos alcançou hoje!

“...Graças te dou a ti, Pai, Senhor do céu e da terra, ...”

O Santo alegrou-se e agradeceu ao Pai pelo que via.... E nós os símplices como devemos agir e diante de tão grande Salvação em Cristo Jesus?

 
https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=lucas+10

A outra passagem como mostra um sentimento de alegria no Amado Jesus foi:

 

E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Mateus 8:10

Desta falamos outra hora! Sermão 83!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!