Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Sermão - 121

 

Veredas de Vida!

 


Sempre gostei desta palavra: VEREDAS. Parece que nos instiga a fazer algo. Move nosso ímpeto para que não fiquemos em inércia... E no fundo o significado de veredas: Caminhos.... Realmente nos leva a pensar em movimento.

A palavra é muito usada na Bíblia e em pregações: Sigas as veredas... Veredas antigas... Veredas tortuosas... Como se percebe para o bem e para o mal. A escolha do que fazer ou do que seguir certamente depende de cada um.

Muitos reclamam de suas vidas! Às vezes é complicado mesmo. As vezes falta algumas coisas! Nem sempre temos tudo que queremos. Certamente se já lestes outros sermões sabem que incentivo pedir a Deus tudo! Pedir sempre! O texto é conhecido: Pedi e dá-se-vos-a! É simples. É verdade! Sabem também que no continuar das minhas palavras digo: Deus é soberano é Ele, e somente Ele, que determina o tempo de se conceder algo a qualquer pessoa. 

 


 

Também devem ter percebido que digo que muitas pessoas fazem pedidos descabidos! E querem que Deus atenda! Atentai! Vejas estas palavras e pondere até o final!

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Salmos 16:1-11

 Tenho alegria em pedir. Bem como peço paciência para esperar. E paciência é uma virtude que clamo todos os dias. Vejamos agora a análise do texto de Salmos:

A)      Far-me-as ver a vereda da vida – quando falamos de caminho, pensamos em nos mover nestes caminhos. Interessante que não pretendemos parar mas continuar no caminho, continuar trilhando nas veredas. Quando Deus promete ver veredas é no intuito que suas veredas sejam longas... E na realidade são. Os que se aproximam de Deus. Se alinham com Deus vão, com a palavra diz, viver muito até que suas cãs sejam lhes apresentada. É abundância de vida ainda na terra e infinita no Reino dos céus! Salmo 16 começa com promessas e termina com promessas. Há clamor e adoração e por fim a longevidade é prometida aquele que segue os passos de Deus.

 


 B)      Na tua presença há fartura de alegrias – com este texto poderíamos somente dizer Selá! E parar de escrever. Todavia embora a pergunta se desejam alegrias tenha resposta automática e rápida! Ou seja claro que todos queremos alegrias! Então me pergunto: Porque as pessoas então não seguem a Jesus? Porque as pessoas fingem seguir os passos orientados por Deus? Porque as pessoas preferem a violência ao amor? Porque muitos ainda mentem, mesmo sabendo que Deus sabe? 

 

C)      A tua mão direita há delícias perpetuamente – Ora se ter alegria já seria bom demais e certamente estaríamos contentes e supridos. Imaginem que além disto na continuidade do salmo é dado outra dimensão! Além da alegria teríamos delícias perpetuamente! Maravilhoso este Deus! Prestem atenção que promete coisa boa e aquilo que é bom demais vai permanecer... Ora se Deus diz perpetuamente de que tempos podemos imaginar vai acontecer? Um dia? Um mês? Um ano? Um século? Perpetuamente! Somente Deus pode nos conceder tal coisa! Sim aqui na sua vida terrena delicias da terra e no Reino dos céus perpetuamente! 

 


 

São promessas grandiosas que podem acontecer na vida de qualquer pessoa! Sim na vida de qualquer um, mas como tudo no Reino há condições simples. O próprio texto pode nos dar a dica. Quando o salmista começa o salmos 16 ele diz “Guarda me Senhor por que em ti confio...”. O salmista já demonstra que ele confia no Deus Todo Poderoso e muito mais do que isto o salmista já caminhava com este Deus!

Quando o salmista diz que verá as veredas da vida é por que ele segue os caminhos de Deus e tem obediência a sua palavra. 

 


Há muita gente soberba que deseja alegria, mas procura nos lugares errados. Depois quando “bate” a tristeza fica reclamando de tudo, inclusive de Deus! Eia! São os seus caminhos de vida? Terás vida! Se trilhas olhando para a luz... Andarás em luz. Se acha que o teu caminho e seus passos podem ir para qualquer lugar. Vais chegar a qualquer lugar! Entretanto não verás as alegrias em qualquer lugar. Nem terás delícias em qualquer lugar!

A promessa de alegrias e delicias é para que anda com Jesus. Não estamos falando de paixão! Não estamos pensando no gozo provisório! Não estamos querendo apenas ficar com um prazer momentâneo de estar com “alegria” de minutos.

Para estes sentimentos acima: tem produtos, lugares e situações que podem lhe conceder!

A pergunta é: Vale a pena? 

Cada um responde conforme o seu desejo e coração. Deus não proíbe ninguém de ir para lugar nenhum. Podem ficar em Sodoma e Gomorra ou sair para um lugar seguro. Mas sabemos que os que ficaram em Sodoma e Gomorra tiveram um fim não muito agradável.

 

O livre arbítrio aos homens concedido é para que os homens (mulheres) decidam o que querem de suas vidas!

Esta bom para ti uma vida: curta e “intensa”! Cheias de “aventuras” e “alegrias” e “delícias” carnais! Será uma escolha. Para onde isto nos levaria?

Ou preferes uma vida longa como a prometida pelo Salmo? Com longevidade nas veredas de Deus, com alegria verdadeira e delícias que somente Deus pode conceder? 

A decisão é nossa!

Muitos acham que a vida de cristão é chata e monótona! Não é. Quem faz a vida não nos fez para sermos sem graça! Ao contrário devemos ser cheios da Graça! Gosta de movimento? Pregue o evangelho em vários lugares! Viaje e fale de Jesus. Quer desafios pregue o evangelho para pessoas de coração endurecido, em lugares de difícil acesso. 


 Quer ousadia salte de paraquedas e diga lá do alto é ainda mais impressionante a criação de Deus. Faça uma jornada de bicicleta de uma cidade a outra e glorificando o nome de Deus! 


 

Quer agir e prestar serviços: Tenha sua empresa e empregue muita gente e apresente a todos a sua postura cristã e a palavra de Deus. Seja um bom patrão.

Bem se achas que com tudo isto ainda está monótono. Seu vício de adrenalina não é pela aventura! É por outro motivo. Alerta! Atentai!

Sempre gostei desta palavra: VEREDAS. Parece que nos instiga a fazer algo. Move nosso ímpeto para que não fiquemos em inércia... E no fundo o significado de veredas: caminhos.... Realmente nos leva a pensar em movimento.

MOVA-SE faça muitas coisas. Agrade a Deus com sua energia! Entregue as ações que Deus tem lhe pedido.... Visite pessoas e países diferentes! Mova-se!

Siga nas veredas de Deus... E descubra muitas aventuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!