Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Sermão - 091

Multidão de filhos!


 Falar assim no presente tempo, em pleno 2021, é meio fora de contexto? Certamente alguns pensarão assim considerando a nossa época. Todavia com quem você conta quando precisa jogar futebol? Ou se pretende “bater uma laje”? Quando olha para as colheitas? Sempre é melhor pensar em uma pequena multidão perto de si.

Mas existem várias dimensões quando falamos de filhos: naturais, do ensino, adotados, da maestria, da fé, no trabalho, do esporte ...

A verdade que nas épocas passadas também ter filhos tinha uma dimensão especial. As mulheres que tinham muitos filhos eram agraciadas! E se os filhos fossem homens eram, ditas, abençoadas. Bem que, em nossa compreensão atual como Cristãos, filhos são bênção não importam se meninos ou meninas... Vai ter quem discorde! Normal!

Isaías 49:2

Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.

Multidão de Filhos!

i)                    Vamos nos ater a função de uma flecha, inicialmente. A flecha é uma arma de guerra e no meio evangélico ela é também tida como palavra lançada que não volta. Poderosa para fazer o bem se adequadamente escolhida. E também para destruir se mal escolhida. A flecha apenas vai fazer aquilo para a qual foi preparada para fazer! Uma flecha no sentido da arma e da palavra, não é responsável pela sua destinação! Mas é poderosa vai e acerta o alvo. Como objeto físico mata uma presa ou uma pessoa. Como palavra pode fazer coisas incríveis ou infelizmente também pode matar: A alma.

 


ii)                   Olha que a palavra não somente fala da flecha, mas as coloca nas mãos de um homem poderoso. O que temos quando uma flecha está nas mãos de um poderoso? Um arqueiro treinado e capaz? Alvos acertados em grande quantidade. E se eu disser que um pastor bem treinado com as palavras, pelo Espírito de Deus, poderá ser um homem poderoso e lançar palavras de cura, transformação, de incentivo, de construção, de conforto... Tantas possibilidades! Olhem que a flecha é importante, mas as mãos que as usa também o é. Se um pai tem muitos filhos biológicos e treina-os adequadamente para compor a sua família preparando os para de maneira adestrada usarem as flechas, sendo estes filhos em número de 10 digo a vocês que nenhum exército menor do que 50 homens invadirá aquela casa! Porque cada um vale por cinco!

 


 

iii)                 Filhos da mocidade, significa que quando você for homem maduro contará com este exército acima citado, homens e mulheres treinados para te acompanhar na sua jornada. Serão adultos ainda quando você estiver na sua flor da idade, como nós chamamos! E da mesma forma se um pastor conta com um número grandioso de ovelhas e elas o compreendem ao ponto de se permitirem ser chamados de filhos, quão grandioso será o seu ministério! Porque contará com todos os filhos na pregação do evangelho, outro sentido do arremessar flechas (pregar o evangelho). Palavra de Deus são como flechas, Vão e não voltam vazias! Acertam o alvo. 


iv)                 Bem-aventurado o homem que enche dela sua aljava! Sim. Agora vou voltar na história e completando o argumento acima quanto a ter guerreiros flecheiros em casa. Pois era este verdadeiramente o motivo de algumas famílias se sentirem poderosas enchendo a casa de filhos e filhas. Filhos para que trabalhassem em suas obras de cultivo. Filhos que também iriam as guerras locais se fossem necessários, ou seja, defenderiam o território. Filhas como ajudadoras idôneas e para casadas gerarem netos que também comporiam aquela comunidade. No final seriam como uma grande cidade fortificada.  Agora vou caminhar para o ensino/aprendizado. Me permitam fazer assim, verão que no final tudo isto é importante. Se um professor consegue ganhar o coração dos alunos ao ponto deles se considerarem seus filhos. A doutrina que ele passar para eles será multiplicada. O conhecimento, não importa qual, as vezes bons e as vezes ruins, serão espalhados como flechas pela sociedade. 

 

 

v)                   Não serão confundidos – esta é parte do texto que é mais interessante, em outras linguagens diz que:  não serão envergonhados. Voltemos ao texto no início que diz: que o homem com muitos filhos é bem-aventurado se já forem também adultos junto com ele formaram um grande exército, ou uma grande força de trabalho, ou serão valorosos. Entendam como quiserem mas fala de força humana em movimento. Quando pretendemos fazer um digitório para colheita de laranja, a maioria das pessoas tem que contratar muitas pessoas para realizar o serviço. É assim que é hoje. Antigamente chamava os filhos e os netos e pronto. Não ser envergonhado significa que o trabalho proposto será realizado e no tempo certo não haverá perda de safra, por falta de trabalhador. E havendo uma contenta na região seus filhos, suas flechas estarão prontas a serem atiradas para derrota do inimigo.

 


 

vi)                 Mas falarão com os seus inimigos a porta. A força daquela família será compreendida logo as portas da cidade. Entendendo que não a quem possa derrota-los. Pois são grandes e numerosos. São treinados e valorosos. São representantes como flechas. Num ministério também pode se compreender que quando existem homens, de valor, seguindo como filhos a um pastor o ministério se torna forte a demonstração da força daquele ministério será ouvida. Claro que homens/mulheres bem treinados na visão Cristã significa obedientes a Deus.  

Entendam que a força de uma multidão ainda hoje se observa, quando as pessoas se revoltam quanto a certas forças temos movimentos fortes: as vezes bons as vezes terrivelmente ruins. É o valor da multidão como família.Também pode ser a força de uma igreja. Se de Deus ótimo!

Temos um exemplo terrivelmente ruim: As mensagens de fake News que são espalhadas. As pessoas acreditam e como filhos, sem juízo as espalham como flechas loucas! Com certeza isto não é de Deus.


Se pregassem o evangelho verdadeiro de Cristo com a mesma força que espalharam mentiras e Fake News, o Brasil teria sido convertido todo aos pés de Jesus. A pior parte destes filhos da desobediência é que foram e são flechas nas mãos de um valente mentiroso. Então de quem são filhos? Pergunte a Bíblia quem é o pai da mentira e saberão a quem serviram estes filhos que estavam na aljava errada. 

 


 

Temos que pertencer ao Reino de Deus! Ser multidão de Filhos do Deus Vivo. Sermos usados como flechas na aljava do Deus Todo Poderoso! Assim como multidão de filhos fortes, valentes, preparados, informados, espiritualizados... Estaremos representando o Reino de Deus levando aos outros o conhecimento que somos uma nação poderoso de cristãos que seguem verdadeiramente o Cristo!

Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.

Nós, flechas, nas mãos do Filho do Todo Poderoso, desde a nossa mocidade, sendo impulsionados e bem-aventurados pelo maravilhoso Jesus, enchendo a aljava d´Ele com nossa força e movimento, não deixaremos o nosso Deus ser envergonhado, mas falando a verdade, colocaremos nossos inimigos para correr de nossas portas!

Parece fora de época pedir muitos filhos. Agora que vocês entenderam sabemos que é o contrário. Muito importante termos muitos filhos, biológicos, também! Se podes criá-los com dignidade e levá-los a serem homens e mulheres segundo o coração de Deus, tendo em seus cálices de vida virtudes tais quais: Verdade, amor, justiça, misericórdia... Mas se forem filhos adotados: Religião, ensino, filosofia, trabalho, esporte, etc. Lembre-se que são sua responsabilidade! Dê a eles as virtudes dos Céus!




segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Sermão - 090

 

Que ou quem é seu deus? Ele é Deus?

 

Há muitas formas de responder esta pergunta. Todavia cada um tem a sua resposta. E na visão de quem responde poderá estar certa segundo o seu entendimento! Bom, sendo assim, se dissermos que o conceito ou resposta a pergunta acima for divergente da nossa estará errado? 

Errado para quem? 

Vai sempre gerar esta pergunta... Errado para quem?

Incrível é que não adianta dizer que é ateu, você tem um deus! 

 

 Necessário se faz delimitar, definir, conceituar, indicar, mostrar ou simplesmente dizer: Não sei! Mas todos têm um deus...

Cabe simplesmente apresentar os conceitos e entendimento de quem é Deus! E comparar com lógica e informações quem ou o que não é deus! Complicado? 

A ideia é clarear nesta mensagem. Como já dito em alguns textos não sou o dono da verdade! Mas leio e aprendo todos os dias. Pretendo mostrar que a visão Cristã nos mostra, com mais clareza, quem é Deus do que outras visões! Mas como dito são visões. 

 Lembrem-se não preciso me convencer do que sei! 

Lembrem-se também que não posso convencê-los! 

Na palavra de Deus diz que quem convence é o Espírito de Deus:

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

João 16:13


 

 Então apesar de apresentar meus argumentos e palavras neste texto/sermão quem estiver lendo/ouvindo não será convencido por quem escreve ou fala, mas pelo Espírito de Deus! 

Se não for assim não adianta. Se por algum motivo as pessoas acreditarem em mim, pelo que eu sou, então corremos o risco de acharem que sou alguma coisa! E eu não sou! Ele É!

Nada sou sem o meu Deus! 

Nada sou sem Jesus!

 A provocação da pergunta inicial deve te levar à perguntar a si mesmo quem ou o que é  seu deus? Para, balizando com os conceitos apresentados, possa dizer e se convencer: Este é meu Deus! E será verdade que segues a Deus e não a um deus qualquer!

O qual (este deus qualquer) tem te enganado prometendo coisas que não pode realizar!

 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

Êxodo 3:6

 

 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Êxodo 3:14

Quem é seu deus!

i)                    Quando Moisés começou os escritos da Bíblia, conforme é relatado, já adiantado no entendimento de quem era Deus ele lembra do encontro dele com Deus e surgiu de forma extraordinária (visão) e se apresenta a ele dizendo que não era um ser espacial (alienígena no sentido biológico), esquisito e sem origem. Deus não diz EU SOU primeiro, diz Eu sou o Deus de Abraão. Moisés sabia pelas histórias quem era Abrão! Então Deus não surgiu ali. Ele já O era antes... Quando voltamos aos relatos de Abrão vemos que Ele já o conhecia... Também! Sabemos que a Bíblia relata Deus desde a criação dos homens em Adão.


 

 ii)                   Percebam que Moisés mostra reverência, porque viu o poder de Deus se manifestar! E claro lendo os escritos percebemos a relação de Deus com Moisés. Entendam que o cerne da questão não é somente como Moisés agiu, mas como Deus agiu diante de Moisés. Não foi mostrando poder e dizendo me obedece ou morra! Foi se apresentando como quem conhece e é conhecido. Isto é diferente. Sei que em outros contos/histórias deuses se apresentaram aos homens! Mas sabemos que não foi exatamente assim. Claro existem muitas informações. Por isto é necessário estudarmos  e lermos a palavra de Deus para comparando saber que caminho devemos seguir. 

 

iii)                 No verso 14 deste mesmo capítulo Deus concede a Moisés um conceito de si já numa outra forma: Ele diz EU SOU. Por que havia necessidade de ser apresentado a um povo que misturado com os egípcios se afastara de Deus e andavam por caminhos os mais diversos possíveis. E Deus se define: pelo que é e não pelo que pensam quem Ele é! Entendam o que vocês, nós, ou lá quem seja acha quem é Deus, não muda o que Ele é. Pois Ele simplesmente É. Complicou? Peça ajuda ao Espírito de Deus. A mensagem é realmente complicada. Por que trata de quem é Deus..., mas ao mesmo tempo diz também quem não é deus. Prestem bastante atenção! Entender quem é Deus na profundeza do seu Ser, na maravilha de Sua existência, na incompreensível dinâmica do seu poder não é fácil! Quando um ateu diz que Deus não existe está certo! Ninguém criou Deus... Então Ele não existe... simplesmente Ele É! Embora a opinião de um ateu sobre Deus não tenha NENHUMA  validade. Os ateus não provam a inexistência de Deus.


 

 iv)                 “Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” Deus não complica: dizendo um nome complexo, cheio de sons e desenhos magníficos. É simples é EU SOU! Deus não invoca uma imagem para si, uma força natural ou sobrenatural, embora as use para mostrar aos homens que Ele é Onipresente e Onipotente. Ele se apresenta aos homens e fala de mãos, de pés, de olhos, de boca. Muitos dizem que os homens transformaram a imagem do homem em deus. Na realidade Deus fala de coisas conhecidas a nós para se apresentar à criatura e ser compreendido. Vejam que Moisés se mostrou na sarça ardente, para Jó num redemoinho, para Abraão na figura humana junto com anjos. Como Deus se mostrou para ti? Isto é que é importante! Como você vê Deus?

 


Muitos querem desfazer da fé cristã alegando que tudo não passa de crendices e que não há como provar o que falamos. Mas isto não é verdade. Muitíssimos fatos da Bíblia ratificaram inúmeros relatos históricos de outras fontes. Estudos paleontológicos foram confirmados na Bíblia. A história de Jesus tem seus relatos nos evangelhos mais outros textos apócrifos falam de Jesus.

Noutro caminho os relatos fora da Bíblia de outros deuses não encontram a mesma força nos relatos múltiplos. Muitos são apenas contos e informações culturais específicas de uma tribo ou pequeno grupo cultural local.

Desta forma os que dizem ter um deus, mas que não provam, ou um deus que não se prova a si próprio não é deus... 

São apenas uma projeção de pessoas que desejam idolatrar alguma coisa ou alguém (caso específico de Maradona o jogador que muitos o fizeram deus em vida). Maradona é apenas uma criatura de Deus... tem seus atributos esportivos: mas não cria (não fez o universo, as plantas, terra ou qualquer coisa assim), não tem poder, pelo que se percebe que apesar de todo o seu recurso financeiro, e ele tinha, não se livrou da morte. 

Era uma pessoa com seus admiradores, sim, mas não era deus e nem é deus. Sei que alguns argentinos vão se chatear, mas a verdade tem que ser dita. Um ser humano não é deus! Embora seja semelhante a Deus conforme a Bíblia já diz.

 


Tem aqueles que achavam que os deuses moravam no monte olimpo, mas a verdade e o conhecimento científico e as viagens aos montes provaram o contrário. Então os deuses gregos foram desmascarados, tanto que os gregos são em sua maioria cristãos! 

E os alemães e os nórdicos criam no passado em thor, odin e agora são em sua maioria cristãos. Estes deuses agora fazem parte de uma fantasia de filmes de hollywood. Engraçado que num filme destes o próprio “odin”, que morreu no filme, disse que ele não era deus!


 

Temos também as culturas hinduístas e o budismo. Uma mostra seres misturados com elefantes, macacos e outros animais. Que precisamos entender são criaturas, portanto não são deuses!  São seres do imaginário que nunca tiveram sua existência comprovada. Cristo, o Jesus, foi humano mesmos que em período curto e ao mesmo tempo foi Divino pela forma que falava, pregava e agia.  Os seres imaginários, ou os animais como vacas, ratos, macacos são somente seres/criaturas os quais o homem domina e portanto o homem não deve, de forma alguma, se inclinar diante de seres criados por Deus. Ele diz ao homem governe sobre tudo

Não quero dizer que devemos maltratar os animais de forma alguma. 

Mas não devemos idolatrar seres, rochas, vegetais, outro ser humano ou qualquer ser vivo  ou imaginário. Pois são criaturas como nós (vale lembrar que somos coroa da criação). As criações não são deuses, são criações de Deus.


 

O tempo e a história se firma na fé cristã, por que Jesus viveu entre os homens e é Deus. Buda viveu entre os homens e falava coisas importantes e sérias, Gandhi também, mas não eram deuses. Eram humanos.

Existem aqueles que querem considerar poder em rochas, planetas, nas luas. São criações e, portanto, não são deuses.

Pensamentos, filosofias, minérios, água, terra, fogo, ar, plasma, nada disto é deus. São criações e transformações.

O fato de pensar que não conhece Deus e, portanto, se afasta d´ELE não faz ninguém dono da verdade de quem é Deus. 

 

Deus não muda por sua causa. 

 

Mas o inverso ocorre e a prova disto é que 2,18 Bilhões de pessoas dizem conhecer Deus. São perfeitos? Não! São buscadores de Deus.

Alguns vão dizer: 1,6 Bi de pessoas do mundo são muçulmanos! Somente lembrar que são da descendência de Abraão e estão desviados dos ensinamentos de Abraão e de Moisés. E o desvio é tão claro e se mostra na forma violenta que praticam suas ações.Claro que não são todos!

Sei que alguns vão dizer mais a igreja católica também barbarizou no passado. E já se redimiu e sabe que errou. Mas lembrem Eles dizem que representam Deus. Muitos pastores também dizem. Cada um fala o que quer, mas...

 

Deus fala com quem quer... 

 

 Importante é que se eles (do Islã) tivessem a dita misericordiosíssima que Maomé os apresenta seriam Cristãos (no correto entendimento do nome)! Eles leem e não ouvem nem a si próprios. Os cristãos também fazem isto, não ouvem os ensinamentos de Jesus e são FALSOS cristãos muitas vezes. 

Quando Abraão, que é importante para os muçulmanos, estava caminhando sobre a terra de Canãa encontrou-se com o Anjo do Senhor e muitas coisas lhe foi apresentado. O Deus de Abraão não diz que Maomé seria deus. E não é: Os muçulmanos sabem disto. Mas eles idolatram Maomé ao ponto de terem feito o que fizeram lá na França! Não estou defendendo os franceses pois foram imprudentes e desrespeitosos. 

Mas se existe a misericordiosíssima, deveria ter sido praticada pelos muçulmanos! Teria inclusive fortalecido a fé deles. Mas eles atacam até os seus.

Deus continuou falando com os Hebreus durante séculos e em todos os relatos falava de um Salvador os escritos da Bíblia datam de mais de 2.500 anos antes de Cristo. Este Salvador que se apresentou conforme centenas de profecias antecedentes que constavam nas escrituras antigas. Somente sobre sua morte ocorreu mais de 20 profecias definindo detalhes de sua morte e ressurreição.  Maomé não tem este arcabouço de prévias, cita um anjo falando com ele e não tem precedentes em escritos antigos. Entendam que o Deus de Abrão é o mesmo Deus cristão. Nos cristãos não negamos isto! Apenas entendemos que “o verbo se fez carne e habitou entre nós” mas morreu em carne, subiu aos céus e é nosso Advogado. O fato de chamarmos de nosso Advogado, não significa ser outro, mas é o mesmo Deus.

Mas para o islã um anjo somente relatou tudo ao um homem somente. No Cristianismo que segue o curso do judaísmo, mas entende que o Messias já veio, muitos foram os relatos (mais de 40 autores) e em tempo longo (mais de 1000 anos) e por muitas testemunhas. Como crer numa única testemunha quando temos diversas falando de um mesmo Deus?

Poderíamos ponderar que se for por antiguidade deveríamos ser hinduístas, mas vejam que eles não são unificados e não definem deus, mas deuses. Os quais voltam para o que dissemos acima como adoração a criações e não a deus: “Brahma (que representa o princípio criador), Vishnu (deus do sol) e Shiva (das tempestades)”. O conto sobre estes deuses que não encontraram outros relatos na diversidade da sociedade fica apenas no senso cultural dos hinduístas. E importante que os contos sobre estes deuses falam de fenômenos que não se comprovaram paleontologicamente como um que ocorreu com o cristianismo. Parecido com os contos da umbanda que fala de um deus que criou e achou errado e recriou de parte da cabeça e fez outros deuses. São contos complexos, parecidos com os contos da Grécia e dos povos Nórdicos. Se procurarem estudar verão semelhanças.

Somente reforçando uma das minhas frases iniciais. Não sou dono da verdade, mas Deus é! O fato de eles (católicos e outros “cristãos”) terem matado em nome de Deus, não significa que eles têm a verdade de Deus em si, ao contrário, atos violentos são contrários aos princípios dos ensinamentos de Cristo: “aquele que não tem nenhum pecado atire a primeira pedra... João 8:7”. Sabemos que todos os acusadores daquela mulher se retiraram por que o pecado deles (e de todos do mundo atual) denunciou que eles não poderiam agir assim.  

Jesus morreu por nós e mostrou o caminho que temos claro como água diante de nós. Ele diz que Ele e o Pai são Um. Ele diz que iria aos céus e mandaria o Espírito de Deus para nos consolar. E continuam sendo UM.

Embora muitos dizem e mostram tantos caminhos Jesus diz: 'Eu sou o caminho a verdade e a vida..."

Que é seu deus? Ele é Deus? Tem certeza?

 

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-religiao-mais-antiga/

https://www.bibliaonline.com.br/

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Sermão - 089

 

O paladar segundo a palavra de Deus!

 


 

Alimentos não somente nos mantém vivos sobre a terra. Alimentos fazem muitas coisas por nós. Na ciência quando falamos sobre o que sentimos quando comemos dizemos que o nosso paladar sentiu o alimento: O sentir do gosto das frutas e alimentos diversos os quais são colocados a nosso frente. 


 

Para a ciência econômica, o mercado de alimentos, é um fator que move o mundo por que os alimentos são comercializados no mundo (commodities), então alimentos também são riquezas. E poderia citar diversas dimensões a serem discutidas sobre a simples palavra alimento

E também poderia fazer um estudo profundo e grandioso com a palavra paladar: o sentido do paladar nos é favorável em muitas coisas. Mas Deus pensa no paladar de forma diferente! Eles nos alerta usando este simples exemplo abaixo, quando Jó explica como ele enxerga Deus:

Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.
Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?
Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento.
Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.
Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique; prende um homem, e ninguém há que o solte.
Eis que ele retém as águas, e elas secam; e solta-as, e elas transtornam a terra.
Com ele está a força e a sabedoria; seu é o que erra e o que o faz errar.
Aos conselheiros leva despojados, e aos juízes faz desvairar.
Solta a autoridade dos reis, e ata o cinto aos seus lombos.
Aos sacerdotes leva despojados, aos poderosos transtorna.
Aos acreditados tira a fala, e tira o entendimento aos anciãos.

Jó 12:10-20 (grifo nosso)

Jó respondendo aos seus pares na situação em que se encontrava primeiro chama atenção para sua situação deprimente. Como se eles não entendessem, e a verdade é que não entendiam,  que o sofrimento dele era grande. Ele comenta como entende Deus. Mas diferente de muitos Jó passa a engrandecer o nome de Deus, como já o fizera deste o princípio do livro. 

 

 

(Jó e seus amigos!)

 

Jó reclama de sua situação? Sim. Nós também reclamaríamos! Mas ele enaltece o nome de Deus o tempo todo. Há uma passagem que ele diz: receberia o bem de Deus e não o mal? Mas percebam que Deus através de Jó nos ensina a perceber as coisas com mínimos detalhes, e nos pede para aguçar nossos sentidos:

I)                    Tudo está nas mãos de Deus. Tudo! Tudo e todos estão nas mãos de Deus. Gloria a Deus por isto. Numa ministração anterior eu digo que quem tem dono vai bem. Por que existem pessoas que não tem dono e estão largados por que ninguém cuida deles. E loucos ao invés de clamar por Deus passam a reclamar de Deus como se Deus lhes devesse alguma coisa. Eles deveriam se deixar ser conduzidos por Deus! Mas o livre arbítrio os libertou. Os fez livres sem dono. E eles gostaram da liberdade, mas tudo tem preço. Este tipo de liberdade pode te deixar sem sentido e sem lugar! Selá!

  

II)                  Se teus ouvidos ouvem! E ouvem! Creio que a maioria das pessoas que leem estes textos ouvem, então ao ouvir as palavras encontram um caminho até sua mente e há a experimentação do que se ouve para guardar como ensinamento! Ou apenas ignorar e deixar passar e tudo se transforma em apenas ruídos e sons que não tiveram proveito para sua alma. Os que ignoram, tudo bem, no mundo chamamos de "ouvido de mercador" (que fingem que ouvem). Somente guarda o que interessa.  Jó alerta: as palavras são ditas e passam por ti e tu podes experimentar a palavra. Com que se provando uma comida palatável e de qualidade que desejamos adentrar em nosso lábios e nos trará prazer por que é agradável ao paladar. Guardar as palavras de Deus deve ser um sentimento que tenhamos todos os dias: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós... Para Ele, por Ele e através d Ele foram feitas todas as coisas. Selá!

 

  

III)                 Provar comidas é como começamos nossa palavra lá em cima. Quando dissemos que o alimento ele está em nossa vida em várias dimensões. Também é aprendizado vindo da parte de Deus como alimento diário para nossos corações. E aquilo que é palatável e agradável a nós  devemos preferir. Quem gosta de azedo prefere o limão quem gosta de doce prefere outras frutas como banana madura. Mas a verdade o que Jó quer dizer é que há lógica em tudo no reino de Deus. Se seus ouvidos ouvem e compreendem, ou deviam compreender; E seu paladar sente e percebe o sabor e entende que  o alimento é bom. Então deveríamos perceber Deus em tudo  e entender o que Ele nos ensina de maneira clara e fácil. Todavia não é assim... Muitos não entendem...

 

 

IV)                Assim como com o tempo passamos a compreender melhor as coisas do mundo, haveria de ser igual e guardar com mais maturidade e compreensão o Reino dos Céus! Mas não é assim. Nos tempos de hoje o que vemos é pouca sabedoria e menos ainda entendimento, principalmente, das coisas de Deus. Antes os idosos eram respeitados e se davam respeito! Hoje é uma balburdia, sandice, loucura, falta de senso e bom senso, falta de cultura, de benevolência, ausência de limites, falta de educação. E os ditos entendidos dizem apenas que os tempos são assim. Quando na realidade as pessoas estão fazendo os sinais dos tempos. E não é o tempo que manda no homem. Os homens fazem o que querem e dizem que os tempos estão assim. NÃO. Os homens perderam a sensibilidade nos ouvidos e no paladar para aquilo que Deus tem colocado adiante dele. 

 

 

V)                  Aquilo que seria óbvio: audição e paladar, ouvir e compreender e provar e se alimentar. Já não o é mais. Há confusão e torpeza. Mas a palavra diz um pouco mais: “Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique; prende um homem, e ninguém há que o solte.” Agora começa as consequências da falta de bom senso do homem que ouve, mas não compreende e come mais não se alimenta (palavra de Deus). Vai a igreja: senta, ouve! Vai a ceia, prova a ceia, a palavra que é o alimento diário ou semanal, como queiram, não é observado e não tem valor. Por que é insossa para alguns; é deixada de lado em favor de outras coisas mais palatáveis, como o pecado, por exemplo. E depois quando é derrubado começa a reclamar de Deus! Quando está preso grita e pede para ser solto! 

 

 

VI)                “Eis que ele retém as águas, e elas secam; e solta-as, e elas transtornam a terra.” Não pretendo comentar todos os versos, darei a vocês esta missão e lição... Por que o homem colhe aquilo que planta diz a palavra de Deus e outras cem números de ditos populares que temos por ai. Afastando-se de Deus não ouvindo nem comendo a palavra de Deus os homens estão sujeitos as secas e inundações. Claro que vocês conhecem estes fenômenos e as consequências. Poderiam dizer mais vivemos num lugar que não tem estes problemas: Glória a Deus. Todavia cuidado! Deus continuam sendo Deus e pode secar até onde não deveriam secar. Por que Ele é Deus! Alguém vai ler ou ouvir e dizer Pastor o senhor está nos desejando o mal? Deus me livre! Mas Ele continua sendo Deus... Faz o que Lhe apraz! 

 



 

Continuem lendo e: “OUVINDO E COMENDO” o que está neste texto até o fim no verso 20, bem que o texto continua no mesmo entendimento até o final deste capítulo. Percebam que Jó compreende quem é Deus! Sabe que não pode lutar contra este Deus por que Ele é mui poderoso.

Jó reclamou de muitas coisas, mas não deixou de adorar a Deus. Queria até morrer, por que para ele a situação é era como alimento muito ruim... mas disse: recebi o bem e recebo também o mal, bendito seja o Senhor. Por fim quem conhece a história de Jó e leu o livro todo, o qual recomendo. Vai perceber que no final Jó diz:

Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Jó 42:4-6

 Jó não sabia quem, de verdade, era Deus! E você?