Mas existem várias dimensões quando falamos de filhos: naturais, do ensino, adotados, da maestria, da fé, no trabalho, do esporte ...
A verdade que nas épocas passadas
também ter filhos tinha uma dimensão especial. As mulheres que tinham muitos
filhos eram agraciadas! E se os filhos fossem homens eram, ditas, abençoadas. Bem que, em
nossa compreensão atual como Cristãos, filhos são bênção não importam se
meninos ou meninas... Vai ter quem discorde! Normal!
Como flechas na mão de um homem
poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas
falarão com os seus inimigos à porta.
Multidão de Filhos!
i) Vamos nos ater a função de uma flecha, inicialmente. A flecha é uma arma de guerra e no meio evangélico ela é também tida como palavra lançada que não volta. Poderosa para fazer o bem se adequadamente escolhida. E também para destruir se mal escolhida. A flecha apenas vai fazer aquilo para a qual foi preparada para fazer! Uma flecha no sentido da arma e da palavra, não é responsável pela sua destinação! Mas é poderosa vai e acerta o alvo. Como objeto físico mata uma presa ou uma pessoa. Como palavra pode fazer coisas incríveis ou infelizmente também pode matar: A alma.
ii)
Olha que a palavra não somente fala da flecha,
mas as coloca nas mãos de um homem poderoso. O que temos quando uma flecha está nas mãos
de um poderoso? Um arqueiro treinado e capaz? Alvos acertados em grande quantidade.
E se eu disser que um pastor bem treinado com as palavras, pelo Espírito de
Deus, poderá ser um homem poderoso e lançar palavras de cura, transformação, de incentivo,
de construção, de conforto... Tantas possibilidades! Olhem que a flecha é importante,
mas as mãos que as usa também o é. Se um pai tem muitos filhos biológicos e treina-os
adequadamente para compor a sua família preparando os para de maneira adestrada
usarem as flechas, sendo estes filhos em número de 10 digo a vocês que nenhum exército
menor do que 50 homens invadirá aquela casa! Porque cada um vale por cinco!
iii) Filhos da mocidade, significa que quando você for homem maduro contará com este exército acima citado, homens e mulheres treinados para te acompanhar na sua jornada. Serão adultos ainda quando você estiver na sua flor da idade, como nós chamamos! E da mesma forma se um pastor conta com um número grandioso de ovelhas e elas o compreendem ao ponto de se permitirem ser chamados de filhos, quão grandioso será o seu ministério! Porque contará com todos os filhos na pregação do evangelho, outro sentido do arremessar flechas (pregar o evangelho). Palavra de Deus são como flechas, Vão e não voltam vazias! Acertam o alvo.
iv) Bem-aventurado o homem que enche dela sua aljava! Sim. Agora vou voltar na história e completando o argumento acima quanto a ter guerreiros flecheiros em casa. Pois era este verdadeiramente o motivo de algumas famílias se sentirem poderosas enchendo a casa de filhos e filhas. Filhos para que trabalhassem em suas obras de cultivo. Filhos que também iriam as guerras locais se fossem necessários, ou seja, defenderiam o território. Filhas como ajudadoras idôneas e para casadas gerarem netos que também comporiam aquela comunidade. No final seriam como uma grande cidade fortificada. Agora vou caminhar para o ensino/aprendizado. Me permitam fazer assim, verão que no final tudo isto é importante. Se um professor consegue ganhar o coração dos alunos ao ponto deles se considerarem seus filhos. A doutrina que ele passar para eles será multiplicada. O conhecimento, não importa qual, as vezes bons e as vezes ruins, serão espalhados como flechas pela sociedade.
v) Não serão confundidos – esta é parte do texto que é mais interessante, em outras linguagens diz que: não serão envergonhados. Voltemos ao texto no início que diz: que o homem com muitos filhos é bem-aventurado se já forem também adultos junto com ele formaram um grande exército, ou uma grande força de trabalho, ou serão valorosos. Entendam como quiserem mas fala de força humana em movimento. Quando pretendemos fazer um digitório para colheita de laranja, a maioria das pessoas tem que contratar muitas pessoas para realizar o serviço. É assim que é hoje. Antigamente chamava os filhos e os netos e pronto. Não ser envergonhado significa que o trabalho proposto será realizado e no tempo certo não haverá perda de safra, por falta de trabalhador. E havendo uma contenta na região seus filhos, suas flechas estarão prontas a serem atiradas para derrota do inimigo.
vi) Mas falarão com os seus inimigos a porta. A força daquela família será compreendida logo as portas da cidade. Entendendo que não a quem possa derrota-los. Pois são grandes e numerosos. São treinados e valorosos. São representantes como flechas. Num ministério também pode se compreender que quando existem homens, de valor, seguindo como filhos a um pastor o ministério se torna forte a demonstração da força daquele ministério será ouvida. Claro que homens/mulheres bem treinados na visão Cristã significa obedientes a Deus.
Entendam que a força de uma
multidão ainda hoje se observa, quando as pessoas se revoltam quanto a certas
forças temos movimentos fortes: as vezes bons as vezes terrivelmente ruins. É o
valor da multidão como família.Também pode ser a força de uma igreja. Se de Deus ótimo!
Temos um exemplo terrivelmente ruim: As mensagens de fake News que são espalhadas. As pessoas acreditam e como filhos, sem juízo as espalham como flechas loucas! Com certeza isto não é de Deus.
Se pregassem o evangelho verdadeiro de Cristo com a mesma força que espalharam mentiras e Fake News, o Brasil teria sido convertido todo aos pés de Jesus. A pior parte destes filhos da desobediência é que foram e são flechas nas mãos de um valente mentiroso. Então de quem são filhos? Pergunte a Bíblia quem é o pai da mentira e saberão a quem serviram estes filhos que estavam na aljava errada.
Temos que pertencer ao Reino de Deus! Ser multidão de Filhos do Deus Vivo. Sermos usados como flechas na aljava do Deus Todo Poderoso! Assim como multidão de filhos fortes, valentes, preparados, informados, espiritualizados... Estaremos representando o Reino de Deus levando aos outros o conhecimento que somos uma nação poderoso de cristãos que seguem verdadeiramente o Cristo!
Como flechas na mão de um homem
poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas
falarão com os seus inimigos à porta.
Nós, flechas, nas mãos do Filho do Todo Poderoso, desde a nossa mocidade, sendo impulsionados e bem-aventurados pelo maravilhoso Jesus, enchendo a aljava d´Ele com nossa força e movimento, não deixaremos o nosso Deus ser envergonhado, mas falando a verdade, colocaremos nossos inimigos para correr de nossas portas!
Parece fora de época pedir muitos filhos. Agora que vocês entenderam sabemos que é o contrário. Muito importante termos muitos filhos, biológicos, também! Se podes criá-los com dignidade e levá-los a serem homens e mulheres segundo o coração de Deus, tendo em seus cálices de vida virtudes tais quais: Verdade, amor, justiça, misericórdia... Mas se forem filhos adotados: Religião, ensino, filosofia, trabalho, esporte, etc. Lembre-se que são sua responsabilidade! Dê a eles as virtudes dos Céus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!