Pesquisar este blog

sábado, 9 de novembro de 2019

Sermão - 037


Manifestação do Espírito Santo


Nas igrejas as mais diversas muitos creem na manifestação do Espírito de Deus. Quando Jesus se aproxima e João Batista o vê ao longe: Grita em alta voz: Cordeiro Santo de Deus que tira o pecado do mundo. A visão que João teve foi de uma pomba branca que descera sobre Jesus. Isto é uma manifestação do Espírito. Mas outras manifestações podem ocorrer e ocorreram. Em textos diversos da Bíblia vemos isto.

Existem muitas perguntas cuja resposta é óbvia: 
Quem deseja que o Espírito de Deus manifeste em si? 
Qual de nós não desejaria operar maravilhas? 
Quem quer ser profeta? 
Ou ainda poderia perguntar: Qual de vocês não tem interesse em falar em línguas?
 
Todos responderiam sim a uma ou outra destas manifestações do Espírito Santo. E talvez desejassem todas as manifestações do Espírito de Deus. Excelente!
 
Manifestação - sf (lat manifestatione) 1 Ato ou efeito de manifestar ou de se manifestar. 2 Expressão, revelação.
 
Revelar a presença de Deus através de atos e poderes concedidos ao homem pela presença do Espírito Santo em sua vida. Oh glória! Bom demais...

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.

Qual a sua habilidade? Para qual serventia você está na igreja de Deus? Não estou mudando de assunto, fique tranquilo. 
 
Qual é a sua utilidade na igreja? Contribuir? Aleluia! Ajudar? Glória a Deus! Por que é dito que precisa ser utilizada a manifestação para ser útil, para o bem comum, para o proveito da população dos filhos de Deus e das criaturas também.
 
 

 

O que temos é uma possibilidade de se permitir, através daqueles que se interessem e de forma exemplar, que aconteça a manifestação (revelação) do poder de Deus. E tal coisa aconteça pelas ministrações do Espírito Santo na vida das pessoas da igreja para que as pessoas sejam: tocadas, curadas, vejam milagres, ouçam a Deus, tenham sabedoria... Muito mais. É uma possibilidade...
 
Mas o que nos temos feito para que se manifeste a presença de Deus em nossas vidas? Claro já fizemos alguma coisa. 
 
Talvez poderíamos dizer: Ora tenho feito muito! Poderia colocar de forma diferente: O que precisamos fazer para que se manifeste o Espírito Santo e os dons oferecidos (gratuitamente) em nossas vidas? Ou ainda dizer o que mais...


a)      Desejas tu Sabedoria? Sim ... Já lestes os provérbios de Salomão? Todo? A história de Salomão.  Se sim que maravilha, andaste um caminho na direção do seu desejo. Conquiste agora a amizade de Deus. Salomão também falhou com Deus. Mas o homem/mulher sábia procura no erro dos outros o ajuste de seu caminho para não cometer os mesmos erros. A sabedoria não vem do nada. É preciso se mobilizar, pedir a outros e a Deus como fez Salomão. 
 
Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Provérbios 3:13;
Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? Provérbios 8:1;
 
Neste texto o Espírito de Deus se manifesta em sabedoria para os homens. Leiam depois todo o capitulo 8 de Provérbios.
 

 

b)      Que bom é ter palavra de ciência. Conhecimento. Como tem você buscado conhecimento? Vive dizendo: Sou velho demais para estudar, não sei ler, não tenho tempo para isto... Mas então pergunto: Como a manifestação da palavra de conhecimento chegará a ti? Por osmose?
 
“sf (osmo2+ose) Fís Fenômeno que se produz quando dois líquidos, de desigual concentração, separados por parede mais ou menos porosa, a atravessam e se misturam.”
 
Você esta lá quietinho no seu canto o conhecimento vai se misturar a ti como por química? 
 
É possível, mas aquele que deseja a revelação de Deus em sua vida em conhecimento tem que buscar...
 

 

c)       E fé? Que tal você lendo a palavra de Deus e Jesus falando: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12”. Não seja tímido peça a Deus aquilo que tu sabes que não tem o suficiente. Eu peço. Os discípulos pediram: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. Lucas 17:5”. Aquele pai sofrendo com o seu filho afirmou : “E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. Marcos 9:24. Se ainda tu ES incrédulo peça ajuda.
 
 

 

d)      Dons de cura. Acredito que este dom transforma-se numa grande crise para o crente. Como pode ser um doente curar o outro? Esta seria a primeira pergunta a se fazer. Ou achas tu que o Pastor que levanta a sua mão e cura os outros não fica gripado? Ou não tem uma vez o outra uma dor de cabeça. Ou está ele totalmente isento de moléstias e outras enfermidades? Creio que se ele orar será curado, por ele? Não... Sempre é por Deus. O homem não cura! O homem não cura! O primeiro entendimento equivocado e que leva a idolatria de pessoas é este. E precisa ser desmistificado entendido claramente: o homem não cura. Deus cura! O Espírito Santo dá o dom e o homem o usa. Sim. Alguns usam mal. Infelizmente sim. 




e)      E a outro a operação de maravilhas! Quando leio isto fico extasiado! Como se o dom de cura não fosse o suficiente para realizar coisas grandiosas no meio de seu povo o Espírito de Deus diz podes operar maravilhas! Eu não sei se vocês entendem mais vamos a uma aula do que significa a palavra: “sf (lat mirabilia) 1 Coisa que provoca admiração por sua beleza ou grandeza: As flores são as maravilhas da natureza. 2 Objeto de rara perfeição: As maravilhas da joalheria. 3 Coisa excelente:”. Dizer a um morto “43 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora! " João 11:43. Maravilhas!!! Glória a Deus.

f)       Profecia – No passado os profetas eram quem guiava o povo de Deus pelo caminho certo avisando-lhes das consequências de atos que desagradam a Deus. Os que ouviam e obedeciam aos profetas encontravam vida. Os teimosos que não davam ouvido aos profetas eram “devorados” pela sua própria estupidez. O dom de profecia demanda um grande conhecimento da palavra de Deus. Comunhão e proximidade. Uma sensibilidade espiritual ímpar. Mas muitos querem ser profeta da noite para o dia. Cada um dos profetas indicados na Bíblia passou por uma caminhada dura em suas vidas. Desejas anunciar novidades entre o povo de Deus, busque este dom. Lembre se que terás que confrontar a si e ao povo! Deus seja contigo.
 

 

g)      E a outro o dom de discernir os espíritos – encontrei o seguinte conceito: “O discernimento é uma habilidade ou a capacidade dada por Deus de se reconhecer a identidade (e, muitas vezes, a personalidade e a condição) dos espíritos que estão por trás de diferentes manifestações ou atividades.” Quando você ora por alguém e faz campanha e busca oração em grupo e... Faz esforço imenso para lutar contra uma manifestação que vem ocorrendo em seu lar, seu trabalho ou seu comercio e nada se resolve. Já discerniu quem está atacando sua vida, sua família, suas coisas? Não? Como se pode lutar contra o inimigo que não conheces? Importantíssimo para quem pratica a batalha espiritual: discernir os espíritos... Conhecer o adversário. Clame a Deus. Ou vais fazer como aquele grupo de judeus:

E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
Atos 19:13-16

h)      E a outro a variedade de línguas – "Balabaixoubalabaixou". Muitas vezes fico observando pessoas que falam em línguas, ou dizem que falam. Não escondo:  muitas vezes eu duvido. Não comento, mas não creio que é sempre uma manifestação do Espírito Santo. Tem gente brincando. E eu receio por suas vidas. O falar em línguas não é uma brincadeira. Existem umas imitações de língua (estrangeiras) interessantes vou contar para vocês duas: "comer rã  faz suar" (Francês) e "outubro chove" (Russo). Mas revelar as palavras do próprio Deus através da manifestação do Seu Espírito... É coisa grandiosa demais. Mas temos falhado pois muitas vezes alguém fala, mas não temos tido interpretes! A pessoa que fala cresce, mas os demais?

“E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 1 Coríntios 14:27

i)        E a outro a interpretação das línguas – diz Paulo aos Corintos:

“E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14:5

Falar em línguas é muito bom mas para a edificação da igreja é necessário que tenha interpretes. Ou que a própria pessoa revele o que lhe veio pelo Espírito Santo! Qual a revelação foi dada?
Qual o dom que desejas em seu coração? Com o que pretendes ser útil no Reino de Deus?
A chave de tudo que foi dito é o início da ministração:

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!