Pesquisar este blog

sábado, 9 de novembro de 2019

Sermão - 036



A quem servirei
 
Servirá o povo a deuses estranhos? Aos deuses do lugar? Ou ao Senhor Deus de Israel? Pai de Jesus o Cristo? A quem ouvirás senão ao Espírito de Deus, nosso consolador.

Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Por
ém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Ent
ão respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos. E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao Amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus. Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem. Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos. E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que h
á no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel. E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz. Assim, naquele dia fez Josué aliança com o povo e lhe pôs por estatuto e direito em Siquém.
Josué 24:14-25




O que é servir a outros deuses? No nosso cotidiano estamos sempre interagindo com pessoas, situações e sentimentos os mais diversos possíveis. E quase sempre afrontados no sentido de desafios a responder as situações e conflitos. 
Neste momento corremos o grande risco de estar glorificando a coisas, pessoas ou valores que não engrandecem o nome de Deus. 
Isto é adorar a outros deuses de forma velada, mascarada. Dependendo da origem do sentimento, do objeto ou de onde vem a pessoa na realidade passamos a adorar deuses estranhos.
 
Sempre falamos da mídia aqui porque e nela que esta a porta para este tipo de comunicação e interação. Atentai!
 
 
A quem servirei!
 
Quando Josué fala ao povo e os avisa que eles poderiam escolher isto é uma verdade. Nos também podemos escolher!
 
Você pode escolher viver do seu jeito, falando com quem quiser, falando e fazendo o que quiser, agindo do seu jeito. Tudo é uma escolha. Você pode seguir quem você quiser. 
 
 
Não se iluda quando você acha que esta fazendo o seu próprio caminho como o povo de Israel ali no deserto. De repente você está seguindo outros deuses, pensando como um povo que segue deuses estranhos, se inclinando para as coisas do mundo dos deuses estranhos. 
Isto tudo pode vir junto ao pacote de comunicação: Imagens, sons, músicas, piadas, memes, vídeos... Não quero dizer com isto que você se isolará do mundo. 
Isto é praticamente impossível para nós. Mas quero lhe abrir os olhos para perceber e separar cuidadosamente o que é de fonte boa do que é de fonte perigosa. Fique atento!
 
 
A quem servirei?

Mas há outras opções: deuses do lugar! Neste caso do povo que estava com Josué. Mal chegaram ao lugar e encontraram lá deuses do lugar. Valores, sentimentos, culturas, gestos, costumes, falas, cantigas. Quando você visita uma cidade ou estado diferente do seu e chega no local você percebe que as pessoas tem seus hábitos. Os cristãos: Os de verdade. Não mudam seus hábitos em nenhum lugar do mundo. Mas os outros se moldam as suas culturas locais e fazem o que bem lhe apraz não importando a quem estão adorando ou cultivando. 
 
 
A quem vocês pretendem servir? Vão chegar nos lugares e levar novidade de vida ou se adequarem aos movimentos culturais do lugar abandonando seus hábitos cristãos para adorar ao deus do lugar?
Novamente o alerta: não é para se isolar do mundo mas para perceber e orar em espírito para que Deus lhe proteja em todos os lugares que você esteja para que não seja corrompido por estas coisas para onde você for.

Muitas outras formas existem de se estar adorando a deuses estranhos e locais. Certamente passaríamos horas falando sobre o assunto e o texto ficaria enorme ou o sermão duraria horas...
Mas um Deus que podemos seguir que não muda, que salva, que nos instrui, nos mostra o caminho da verdade, que nos ama. Ama e ama muito. Quando Josué anuncia as possibilidades para aquele povo que por pouca coisa se misturava: Ora com deuses estranhos ora que entidades dos lugares onde chegavam. Josué os alerta dizendo que na verdade eles poderiam escolher o que quisessem mas haveria consequências.
 
A quem serviremos?
 
Se você escolher seguir a Jesus tem que saber que ele é Deus zeloso pelo seu Nome. Não pode brincar com Ele. Ele te ama mas precisa de uma postura firme. Josué avisa ao povo dizendo que haveria consequência e ficar coxeando entre um deus e o verdadeiro Deus!
Deus tem ciúmes de nós e certamente não aceitará agradavelmente que você fique brincando de adorar a um e a outro.... 
 
“...Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem...” 
 
Muitos acham que Deus é mal quando agi com firmeza, mas nunca, nunca, nunca se esqueça que Deus é justiça.
 
A quem serviremos? A quem vocês vão servir? Se algum de vocês deseja desistir de seguir a Deus... Assuma as consequências! Eu não estou falando de seguir a igreja A, B ou C. Estou falando de abandonar a Deus por coisas vãs e sem valor para o reino espiritual.
 
A quem serviremos? Jesus é nosso Senhor!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!